Geralmente metade de um grupo de pessoas está realmente disposta a ouvir o ponto de vista do próximo.

Quando alguma pessoa vai até você, é necessário demonstrar consideração e respeito por aquele indivíduo que te procurou para ter um diálogo, por isso deve-se evitar estar disperso ou dividido entre outras coisas. Dessa forma, ele perceberá que está tendo o seu melhor, ou seja, o seu tempo.

O foco é algo perspicaz, mas o desfoque é natural e inconsciente. Nossas ações são guiadas por diretrizes mentais e por muitas vezes agimos com total descontrole. Embora acreditemos estar no comando das nossas atitudes, nem sempre é possível, muitas vezes estamos trabalhando com o nosso cérebro primitivo, que é reativo, e temos comportamentos dos quais nos arrependemos mais tarde.

Tornando a Comunicação Legítima

Para que nossa comunicação se torne legítima, alguns pontos devem ser levados em consideração, como o autocontrole, por exemplo, que não nos deixa tirar conclusões precipitadas, e a compreensão, que vai além de ouvir alguém ou estar fisicamente presente, exigindo real envolvimento das duas partes.

Sabendo que o nosso foco é facilmente tirado, devemos identificar toda informação que recebemos. Nada garante que a sua experiência de vida pode se encaixar na de outra pessoa. Estamos sempre prontos para dar palpites na vida alheia, o que nem sempre traz um impacto positivo mesmo quando a intenção é boa.

A representação externa e a percepção de universo é tão única para cada pessoa, que jamais devemos tomar medidas levianas sobre qualquer assunto.

Veja Também: Oratória: Vencendo o Medo de Falar em Público

Se disséssemos tudo o que pensamos sobre o outro, provavelmente criaríamos inimigos para o resto da vida. Por isso, seja um ouvinte atento e observador constante, muitas informações vem oralidade, outras não.

É necessário estar 100% envolvido numa situação e encorajar os indivíduos a falarem, por isso tenha atenção e faça com que ele perceba sua disposição em ouvi-lo.

Quando possível, sintetize tudo o que foi dito, reflita e peça para a pessoa dividir com você como determinada situação ou experiência é importante para ela. Por fim, guarde sigilo, essa é a única maneira de continuar conquistando a confiança alheia.


  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.