Planejamento financeiro, que é muito usado por pessoas físicas e jurídicas, privadas e públicas, é uma ferramenta de administração financeira que consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar, e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses determinados objetivos.

O planejamento financeiro proporciona direcionamento e significação às decisões financeiras, permitindo a visão global das finanças pessoais e a compreensão de como cada decisão financeira afeta outras áreas da vida financeira de uma pessoa ou empresa, ajudando assim a quem passa pelo processo de planejamento financeiro a ter consciência de seus atos e desenvolver a disciplina necessária para atingir seus objetivos.

Um bom planejamento financeiro pessoal exige alguns conhecimentos

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal completo exige conhecimentos sobre investimentos financeiros, gestão de riscos, seguros, previdência, tributação, sucessão, ética e planejamento financeiro. Através de um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.

Transforme sonhos em realidade

O coaching é uma ótima ferramenta a se usar em um planejamento financeiro assertivo, pois atua de forma a colocar em pratica todas suas técnicas no intuito de fornecer ao cliente o melhor planejamento possível, mediante a situação. Pois o coaching trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Existem, entretanto, ocasiões nas quais sua estruturação se torna ainda mais necessária. Um exemplo é quando as expectativas dentro de uma organização estão sendo frustradas. Especialmente ao ocorrer estagnação no cargo ou falta de desafios. Um plano também é útil quando se pretende mudar de emprego, abrir o negócio próprio, ou de fato, quando se pretende inspecionar a saúde das finanças pessoais ou de sua própria empresa. Sendo assim, é importante saber montar corretamente seu planejamento financeiro de modo a estipular metas, prazos, passos de execução e objetivos profissionais. E nesse sentido, o coaching pode ajudar, propiciando experiências e mais conhecimento para o sucesso.

Você sabe administrar bem o seu dinheiro?

Manter as finanças em dia é uma tarefa que esta cada vez mais difícil. Diariamente se veem pessoas próximas que acabam de receber seus salários e dias depois ficam sem nada. Cartões de crédito, contas, gastos básicos, escola dos filhos, faculdade, alimentação, hobbies, cursos, pagamentos, empréstimos. Quando menos a pessoa ou o administrador de determinada empresa imagina, tudo isso pode acabar resultando em uma grande dívida. Resolver sozinho a situação financeira é um grande desafio que nem sempre pode ser cumprido, e é ai que entra o coaching financeiro.

Em resumo, o coaching financeiro auxilia a pessoa ou empresa no que é preciso fazer, como começar, quais as medidas que devem ser tomadas e como executá-las. A função do coach financeiro é ajudar a esclarecer quais as melhores atividades ou investimentos devem ter mais atenção. O controle de custos e eliminação de hábitos financeiros ruins são sempre os primeiros passos, só depois de feito um planejamento sobre esses aspectos é que são colocadas em praticas as metas para atingir o objetivo de aumentar a renda e de parar de gastar mais do que ganha.

O importante é saber que ao ter o acompanhamento de um profissional coaching, o indivíduo ou a empresa estará apto a entender como é sua situação financeira, o que fazer para melhorá-la, traçar planos e metas que ajudarão a alcançar os objetivos e manter motivado a continuar progredindo e evitando assim que, no futuro, acabe se complicando financeiramente.