O que é relacionamento interpessoal?

Uma empresa com boa cultura de princípios e líderes exemplares geralmente dá a devida importância para o fortalecimento do relacionamento interpessoal entre os colaboradores. Esse aspecto é um dos fatores que tornam o ambiente corporativo uma grande escola de relacionamento.

Os funcionários que conhecem seus sentimentos e emoções normalmente possuem mais foco nas atividades e são produtivos no trabalho, além de possuírem boa capacidade de se relacionar, de compreensão mútua e elevado desempenho no trabalho em equipe.

Por isso o relacionamento interpessoal é um conceito importante a ser interpretado e valorizado pelas empresas, por envolver as formas de relacionamento entre duas ou mais pessoas, marcado pelo contexto onde ele está inserido, seja familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Benefícios do relacionamento interpessoal

Quando as pessoas trabalham a forma de relacionamento interpessoal, elas passam a se conhecer melhor, elevam o autoconhecimento, a maneira de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Quanto mais o indivíduo se conhece e trabalha para evoluir, melhores são seus relacionamentos.

Relacionamento interpessoal e coaching

A aplicação do coaching para gerar relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho apoia as pessoas no desenvolvimento de habilidades e competências, além de proporcionar aprimoramento pessoal e coletivo, melhorando a harmonia entre os colegas no ambiente de trabalho.

A comunicação é uma das técnicas mais trabalhadas nesse processo de coaching, desenvolvida por meio das habilidades de falar e ouvir.

O autoconhecimento também é outra técnica empregada para se desconstruir bloqueios e barreiras internas da personalidade.

Dinâmicas de grupo para desenvolver relacionamento interpessoal

As atividades práticas como dinâmicas de grupo podem ser bem exploradas para desenvolver relacionamento interpessoal em uma empresa, pois elas podem aproximar as pessoas, estimular a colaboração entre elas e mostrar que a união conduz a equipe para algo maior e melhor do que uma pessoa sozinha pode alcançar.

Além das técnicas de interatividade, é importante observar o comportamento individual e coletivo nesse contexto. Caso seja necessário aumentar a afinidade entre o grupo, em seu relacionamento interpessoal, vale à pena proporcionar caminhos para que a equipe opte pela mudança de comportamento, para alcançar bons resultados no ambiente corporativo.