Ao trabalhar o relacionamento interpessoal, as pessoas passam a conhecer melhor a si próprias, elevando seu autoconhecimento e sua maneira de relacionar-se com o mundo e com as pessoas. Quanto mais o indivíduo se conhece evolui, melhores serão seus relacionamentos.

Lembrando-se que relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas.

Esse tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

O ambiente corporativo como escola de relacionamento

O ambiente corporativo é uma grande escola de relacionamento e quando a empresa tem uma cultura de princípios com bons líderes como exemplos, costumam dar bastante importância ao fortalecimento do relacionamento interpessoal, gerando um grande desenvolvimento nessa área.

Colaboradores que conhecem seus sentimentos e emoções são mais focados e produtivos no trabalho, além de possuírem mais capacidade de lidar e entender os outros, mantendo sempre um ótimo relacionamento interpessoal e desempenho exemplar no trabalho em equipe.

Pelo fato de haverem inúmeros resultados positivos voltados ao bom relacionamento interpessoal, atualmente, são muitas as empresas que procuram o apoio das técnicas usadas pelo coaching para melhorar e ressaltar esse tipo de relacionamento para seus líderes e liderados. Dessa maneira, melhoram o desempenho mútuo.

A importância do relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal reflete na qualidade como os indivíduos se tratam, ou seja, é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo, seja entre equipes de trabalho, ou mesmo entre família e amigos.

Tem muito a ver com a maneira que nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações. Observar o comportamento humano individual e coletivo ganha importância neste contexto.

Caso seja preciso mais afinidade entre o grupo, em seu relacionamento interpessoal, é importante proporcionar caminhos para que a equipe se dedique ao autoconhecimento. É a partir de uma mudança de comportamento que surgem os bons resultados no ambiente corporativo.