Escrito por Sulivan França - 13 de Dezembro de 2019

Quem não deseja ter um relacionamento melhor com as outras pessoas, como familiares, amigos, colegas de trabalho ou até mesmo com estranhos, no trato cotidiano? Viver em desarmonia e em meio a atritos gera estresse e mina a qualidade de vida de todos os envolvidos. Em contrapartida, ter relações saudáveis é algo extremamente valioso e com impactos em diversas áreas de nossa vida. 

No entanto, para que a tarefa de se relacionar com os demais seja considerada bem-sucedida é preciso ter sensibilidade, intenção positiva, autoconhecimento, entre muitas outras habilidades e ferramentas. Afinal, em nosso dia a dia, não faltam situações que desafiam nossa paciência e equilíbrio, não é mesmo? 

Sob esse ponto de vista, a Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, pode ser uma aliada importante, pois permite que para cada pessoa desenvolva melhores ferramentas a partir de seu autoconhecimento e utilize isso para tratar com o mundo a sua volta. Assim, em vez de sussurrar e não ser escutado ou gritar de forma imprópria, a PNL ajudaria a pessoa a encontrar o tom de voz adequado para cada momento.

Mas provavelmente você esteja se perguntando: como ela faz isso? Ou até pode se questionar o que é PNL? Então, vamos às respostas. 


A essência 

Podemos definir a PNL como a arte das qualidades pessoais. Ao mesmo tempo, também estamos falando de uma ciência, uma vez que ela utiliza métodos e processos para determinar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excepcionais naquilo que fazem. Esse processo leva o nome de modelagem. 

Assim, a Programação Neurolinguística é uma ferramenta que ensina a entender e a modelar nossos êxitos, ao analisar os nossos modelos mentais e processos neurológicos, para que possamos repeti-los de forma prática. É uma análise que diferencia um resultado excepcional de um médio e como eles impactam diretamente em nossas vidas. 

Ao identificar o que está dando certo, podemos fazer ajustes e fortalecer essa trilha, multiplicando o sucesso em campos variados de nossa atuação. Com isso, podemos ajudar todas as nossas relações a também melhorarem.  

Por outro lado, a PNL apresenta uma série de técnicas extremamente eficazes que podem ser usadas em campos variados, como o mundo profissional e a educação. Por nos mostrar caminhos para utilizar nossos melhores recursos, essa metodologia é estratégica para quem almeja ter relacionamentos melhores, em qualquer área de sua vida. 


O caminho

Por meio das técnicas de PNL uma pessoa é capaz de desbloquear sua mente, atingindo metas e objetivos. Ela também auxilia o indivíduo a trabalhar a sua inteligência emocional o que contribuirá para o seu desenvolvimento humano, o livrando de crenças que o limitem e medos que lhe impeçam de ter qualidade de vida ou de realizar grandes projetos. 

Ao conhecer os métodos da PNL aliados ao foco que a pessoa irá desenvolver, tem-se uma série de ferramentas para usar na sua vida pessoal e profissional e alcançar objetivos, de ter uma rotina de pensamentos mais saudável, permitindo que a pessoa consiga lidar conscientemente com seus bloqueios para o sucesso.

Com a PNL, tem-se a compreensão de como transformar problemas em oportunidades de aprendizado. A técnica também dá poder às pessoas em sua maneira de se comunicar, pois ela passa a expressar de forma mais clara e objetiva seus pensamentos, acelerar seu processo de aprendizagem, entre outros benefícios.


Linguagem

Outro ponto importante no que se refere aos relacionamentos é que a PNL também ajuda no desenvolvimento da capacidade de reconhecer e reagir à forma de comunicação não verbal ou linguagem corporal. 

Com isso, o que podemos afirmar é que a PNL auxilia de uma forma global o ser humano, uma vez que para se comunicar habilmente ou para desenvolver bons relacionamentos, todos dependem de uma boa capacidade de reconhecer a comunicação não verbal.

Sendo a maneira de se comportar, reagir, portar-se ou proceder das pessoas estimuladas com relação ao que ocorre ao seu redor, o indivíduo que tem controle sobre a PNL certamente consegue intervir com mais facilidade na sua linguagem corporal, obtendo respostas emocionais e comportamentais positivas.


Técnicas

As técnicas de PNL podem ser utilizadas a partir da sua vida pessoal. Por exemplo, quando você acorda e se prepara para iniciar o dia, pergunte-se até que ponto está disposto a dar o melhor de si para garantir um bom dia.

Projete coisas positivas que vão acontecer ao longo das tarefas, se sentando de olhos fechados e se vendo cumprindo todas elas de forma tranquila e eficiente. Estabeleça a felicidade como um objetivo, sentando-se por alguns minutos e elaborando uma lista de como alcançá-la.

Mantenha seus objetivos em uma vibração positiva, permanecendo disposto a ter calma e a solucionar os obstáculos que certamente vão aparecer pela frente. E, lembre-se,  eles são inevitáveis.

Ao refletir em como realizar as metas no dia-a-dia, você deixará a imaginação ter aderência a diferentes possibilidades, o que te ajuda a minimizar aborrecimentos. Se dividir essa estratégia em partes mais curtas e exequíveis, você verá como esse dia impactará na sua semana, no mês, no ano da sua rotina e na de todas as pessoas a seu redor. 

Saindo de casa com a crença de ter a capacidade de mudar o dia para melhor, sempre, e perceber como essa nova atitude permitira o fluxo de novas ideias de atitudes.

A PNL, como vemos, é uma ferramenta baseada na forma de como a mente trabalha para fazer alterações úteis. Se você aprender a fazer mudanças no decorrer de uma conversa, por exemplo, sem parecer uma atitude forçada ou terapêutica, vai tornar possível incorporar essa mudança em sua vida diária com facilidade e obtendo resultados satisfatórios.

Dessa forma, seus relacionamentos tendem a se tornar fontes de satisfação e aprimoramento pessoal em vez de causar estresse e perda de bem-estar.

E-book PNL

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!