Escrito por Sulivan França - 10 de Outubro de 2017

Know-how é um termo em inglês que significa literalmente "saber como".

Pode ser considerado como o conjunto de conhecimentos práticos, fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, adquiridos por uma empresa ou um profissional. Isso traz vantagens competitivas.

Um dos grandes desafios da vida acadêmica e do mercado certamente é conciliar teoria e prática de modo que ambos atuem juntos para o crescimento das organizações e dos profissionais.

O que acarreta no fato da pessoa ou empresa acabar sabendo muito na teoria, mas quando chega na prática acaba por se perder e não produzir corretamente. Ou vice-versa, quando sabe fazer bem, porém não consegue repassar o conhecimento.

Teoria vs. prática

Muitas vezes, as empresas não conseguem explorar tudo que a teoria pode oferecer, quase sempre por estarem muito mergulhadas em assuntos operacionais do dia a dia.

Já as universidades, principalmente no nível de graduação, enfrentam o dilema inverso, de não conseguir trazer exemplos práticos para ilustrar o que a teoria explica.

A mescla entre teoria e prática não é algo tão simples como se pode pensar, pois de um lado, o conhecimento teórico e do outro a expertise vivenciada através de prática, ou seja, é algo que pode levar anos para que se torne um casamento perfeito e chegar ao ponto de se tornar o “know-how” ou especialidade da pessoa ou empresa.

O que é necessário para obter know-how?

Para conseguir conciliar conhecimento e prática ao ponto de ser obter know-how em determinado assunto, a organização deve dominar o conhecimento especializado sobre seu produto ou serviço e conseguir colocar em prática de forma totalmente eficaz, dando algum destaque ou diferencial que seus concorrentes não possuam.

O know-how está diretamente relacionado à inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço e remete para um grupo de conhecimentos essenciais para fabricar um determinado produto ou gerir um negócio e pode estar relacionado a vertente tecnológica, como máquinas, sistemas informáticos, documentação técnica, cálculos, desenhos, fórmulas, instruções de fabricação etc.

Saiba como um curso de coaching pode te apoiar no seu desenvolvimento profissional.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF