Você já assistiu ao filme Coach Carter?

Se ainda não teve a oportunidade, reserve um tempinho na sua agenda.

Essa é uma daquelas obras do cinema que valem cada segundo da nossa atenção. Nesse caso, o destaque vai para as lições que o filme deixa para a nossa evolução pessoal e profissional.

Se está curioso para saber o que podemos aprender com ele, não deixe de acompanhar este artigo.

Não vamos contar todos os detalhes sobre o filme, nem dar “spoiler”, como se costuma dizer. Mas iremos trazer dicas valiosas para se inspirar nele e promover a transformação que sua vida precisa.

Boa leitura!

COACH CARTER - TREINO PARA A VIDA

O filme Coach Carter inicia contando a história do atleta Ken Carter, que jogou basquete de 1973 a 1977, quebrando vários recordes no tempo de colégio.

Depois de alguns anos, já casado e com filho em idade escolar, Ken foi convidado para assumir o cargo de treinador do time de basquete da Richmond High School.

Era um time desestruturado, que sofria com consecutivas derrotas, fruto de falta de habilidade dos jogadores, da indisciplina, da agressividade, da insubordinação e da indiferença dos alunos.

Ao assumir como técnico, o Coach Carter estabeleceu a condição de ter o controle total sobre o programa de basquete, impondo regras aos alunos, incluindo os impedindo de participar dos jogos caso não aceitassem o acordo.

Também se preocupava com a vida dos jogadores fora de quadra, incentivando os jovens a superarem seus medos e suas fraquezas.

O tempo passou e, em 1999, o time já acumulava 13 vitórias. 

Mesmo com vários jogadores não cumprindo os termos do contrato, a equipe teve uma participação elogiável no campeonato estadual.

AS LIÇÕES DO FILME COACH CARTER

O filme Coach Carter passa alguns aprendizados relacionados ao processo de Coaching, metodologia de desenvolvimento humano, focada na maximização da performance, que utiliza técnicas e ferramentas com embasamento científico.

Entre as lições, está a de que desistir de um aluno pode ser sinal da falta de flexibilidade do professor. Ou seja, não existe aluno incompetente, apenas professor inflexível.

Por isso, é preciso avaliar como está a flexibilidade do líder para influenciar sua equipe e o quanto um professor está disposto a aumentar a sua flexibilidade para transmitir conhecimento.

Para ter flexibilidade com outra pessoa, é necessário respeitá-la e entrar em seu modelo de mundo, colocando-se no lugar dela e observando o que muda. Após isso, analisar o que pode ser feito de diferente. 

Outra lição é a necessidade de ações práticas, pois é nessa esfera que está o aprendizado. 

O indivíduo deve sempre refletir sobre quais conhecimentos está obtendo, mas não tem praticado, e também a respeito de quais ações poderiam ser realizadas para, de fato, experimentar novos resultados.

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS EM DESTAQUE NO FILME 

Já falamos sobre as lições de flexibilidade que o filme Coach Carter deixa.

Mas há outras competências comportamentais que são marcantes na obra, a começar pela empatia.

Durante todo o filme, o treinador Carter se envolve com os alunos e estabelece vínculos com eles, de modo a compreender a história de cada um. 

De forma empática, ele consegue criar conexões com os membros da equipe, o que se mostra fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

Outra importante competência, também relacionada ao treinador, pode ser observada na trama. É a comunicação. 

Como líder, de forma assertiva e efetiva, ele estabelece bons diálogos e expressa sempre com clareza e coerência a percepção que tem sobre os jogadores. 

A prática dessa habilidade faz com que os esportistas reconheçam os seus pontos fortes e também os fracos, tendo nesse processo um ponto de partida para que trabalhem a própria evolução.

Também as competências comportamentais da liderança são notáveis no filme. Tanto é assim que, com respeito e inspiração, o treinador serve de exemplo a todos.

É possível observar ainda o relacionamento interpessoal e a capacidade de definir metas e objetivos.

Cada uma das habilidades que se destacam no filme serve de lição para nós mesmos. O recado que fica é claro: todos podemos evoluir e encontrar a nossa melhor versão.

IDENTIFIQUE O SEU PRÓPRIO COACH CARTER

O filme Coach Carter mostra que todas as pessoas já possuem os recursos que precisam, ou podem criá-los. O desafio, então, é descobrir como ajudá-las a ter acesso a esses recursos. 

É importante identificar quem foi ou quem ainda é seu maior treinador (coach de vida).

Ou seja, quem é a pessoa mais influente na sua vida, aquela que deu apoio na missão de acessar recursos que você não imaginava ter ou a quem você pode agradecer por te apoiar na descoberta dos talentos e nas conquistas.

Além de ser grato por transformar a sua vida, você pode fazer o mesmo para outras pessoas.

Não sabe como? Uma formação em Coaching é o caminho.

COMO SE TORNAR UM COACH?

Se você já assistiu o filme ou leu o artigo até aqui, é provável que tenha ficado interessado em se tornar um coach. Afinal, ser capaz de transformar a própria realidade e a dos outros é estimulante, não é mesmo? 

Então, aqui vai uma explicação sobre a metodologia seguida pelos coachs e os primeiros passos que você precisa conhecer se quiser seguir a carreira.

O Coaching é um processo voltado ao desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades comportamentais. Antes de qualquer coisa, as técnicas e ferramentas estimulam o autoconhecimento.

A metodologia foca nas atitudes do indivíduo e é aplicada para atingir objetivos pessoais e profissionais. 

Portanto, ao realizar a formação básica de Coaching, você desenvolve todos esses aspectos e é habilitado para atuar como coach, auxiliando àqueles que o contratam a também alcançarem suas metas e sonhos, mesmo os mais ousados.

Veja a seguir quais são os principais tipos de Coaching no Brasil e conheça as formações da SLAC®

PRINCIPAIS FORMAÇÕES DE COACHING PARA VOCÊ

No Coaching você pode atuar de forma abrangente em qualquer área da vida. Ou pode se especializar em determinado segmento.

Entre os principais nichos, estão o Coaching de Vida, de Relacionamentos, de Negócios, de Vendas, de Emagrecimento, Esportivo, Financeiro e, provavelmente um dos mais conhecidos, o de Carreira.

Na SLAC® - Sociedade Latino Americana de Coaching, você encontra diversos tipos de formação. 

Os cursos voltados à liderança, por exemplo, são certificados pela IAC® - International Association of Coaching, principal órgão que regulamenta o uso do Coaching nos Estados Unidos.

A PLCC® - Professional Leader Coach Certification oferece, de forma simples e direta, os conceitos de Liderança Coach e ajuda a maximizar a sua performance. 

Já o PECC® - Professional Executive Coach Certification é recomendado para profissionais com altos cargos de gestão, que desejam dirigir processos e pessoas de maneira muito mais eficiente.

Por sua vez, a Certificação Internacional em Life Coaching PCC® - Professional Coach Certification ajuda você a conhecer e lidar com as pessoas, a fim de desenvolver a maximização da performance humana.

Há ainda outras opções de destaque, como a Certificação Internacional PMCC® - Professional Master Coach e a PTCC® - Professional Team Coach.

Seja qual for o seu objetivo, na SLAC®, você encontra o caminho para chegar lá.

CONCLUSÃO

Vimos neste artigo as principais lições do filme Coach Carter.

Recomendamos, agora, que dedique um tempo para assistir a essa bela obra do cinema e conferir todas as competências e habilidades que destacam o treinador Carter.

Depois disso, o próximo passo é investir no seu desenvolvimento.

Para isso, visite o site da SLAC® para encontrar a formação que melhor atende aos seus interesses e necessidades.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!