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O QUE É COACHING E QUAIS OS TIPOS DE COACHING?

O Coaching é uma nova área no mercado de trabalho que sintetizou o que há de melhor na: gestão de negócios e estratégia, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva. Seu objetivo é beneficiar todos que estão passando por um processo pragmático ou que buscam alcançar objetivos.

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Através de técnicas e ferramentas o curso de Coaching é capaz de mudar o estado atual (presente) do indivíduo e levá-lo ao seu estado desejado (futuro).

  • Definição e planejamento de negócios ou carreira
  • Integração dos negócios e vida pessoal em busca do equilíbrio
  • Potencialização de desempenho no trabalho
  • Tomada de decisões importantes
  • Gestão de negócios

COMO FUNCIONA O COACHING

O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um BOM DESEMPENHO.

BENEFÍCIOS DO COACHING

A metodologia de Coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas. 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:

Aumento da produtividade

Desenvolvimento da inteligência organizacional

Desenvolvimento de inteligência emocional

Assertividade

Foco na solução de conflitos.

Redução do nível de estresse.

Baixo absenteísmo.

Alta produtividade.

Ganhos de performance.

TIPOS DE COACHING

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Coaching de Vida

Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, como o próprio nome diz, essa modalidade de coaching pode ser utilizada tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Normalmente, é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.

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COACHING EXECUTIVO

Destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.

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COACHING DE CARREIRA

O Coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades.

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LEADER COACH

Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.

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TEAM COACH

O Coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.

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BUSINESS COACHING

Processo de Coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.

PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA

  • 01

    O Coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e o cliente, em um contexto produtivo e orientado a resultados.

  • 02

    A conversa é formada por perguntas e tem como objetivo encorajar e apoiar o coachee (cliente) para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

  • 03

    O processo de Coaching oferece um contexto seguro do qual os clientes podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.

O PAPEL DO COACH

O coach é o profissional que apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcancem de forma mais rápida e fácil.

Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para que o cliente (coachee) alcance o que almeja. Além disso, realinha as crenças limitantes e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Além disso, a pessoa que se torna coach pode, através da sua função, crescer quanto pessoa, uma vez que quando você é responsável pelos resultados alheios, você também aprende.

O coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos.

Para ser um coach basta ter vontade e motivação, profissionais de qualquer área pode ser um!

NÚMEROS DO COACHING NO BRASIL

98.8%
98.8% dos alunos SLAC® consideram o Coaching como o seu principal aprendizado de vida, trazendo diversos impactos positivos para a vida pessoal e profissional.

Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching - CPDC

83%
83% dos líderes que passaram pelo processo de Coaching relatam a importância da metodologia, trazendo maiores resultados da sua gestão.

Fonte: BBC

35%
Profissionais que têm em seu currículo a formação em Coaching recebem 35% a mais do que outros profissionais.

Fonte: Datafolha

Por que o trabalho de Coaching é importante?

O processo de Coaching passou a ser popular em 1990. Atualmente, ele é um dos principais processos de desenvolvimento humano. Tem seu funcionamento centrado em três características fundamentais e é visto como uma profissão promissora que cresce muito no País:

Empatia:
o coachee e coach viram uma equipe e passam a atuar em conjunto para alcançar um resultado que o coachee não conseguiria sozinho.

Estrutura:
com um coach, o coachee passa a ter mais ação, pensar grande e começa a trabalhar com foco na solução.

Atuação:
o coach sabe como orientar seus coachees (clientes) a fazer mais, tomar melhores decisões, definir melhor seu foco visando à máxima produtividade.

Quem procura um processo de Coaching?

  • Empresários
  • Gestores
  • Líderes
  • Executivos
  • Pessoas que desejam alcançar metas ou melhorias na vida pessoal
  • Profissionais em transição de carreira
  • Quem deseja aprender a identificar um perfil comportamental

FUNDAMENTOS DO COACHING

Os principais fundamentos do Coaching foram idealizados e elaborados para permitir mais entendimento sobre as práticas e os tratamentos utilizados na profissão. São fundamentais para o desempenho profissional competente de qualquer profissional de Coaching.

1. Determinando os fundamentos
Em Coaching, o cumprimento de diretrizes éticas e padrões profissionais é algo essencial. Diante disso, torna-se importante tanto a compreensão de valores éticos e de parâmetros em Coaching quanto a sua capacidade de aplicação em todas as situações que envolvam o coach e o cliente.

O coach deve compreender os padrões de conduta determinados pela SLAC® Coaching e apresentá-los em seus comportamentos no cotidiano da profissão.
Para saber quais são eles, é necessário verificar o Código de Ética.

O profissional deve entender o cliente e argumentar de forma eficiente com ele os rumos e os padrões específicos do relacionamento de Coaching. Entre tais pontos estão a programação, o preço, a inclusão de outras pessoas, etc.
2. A criação de um relacionamento
O profissional de Coaching necessita estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Isso se traduz na habilidade do coach em criar uma atmosfera segura, que inspire apoio e respeito.

Outra tarefa da profissão é a de fornecer suporte contínuo e encorajar o cliente a desenvolver novas ações e novos comportamentos, englobando os que impliquem riscos e medo do fracasso.

Durante todo o processo, o profissional precisa se mostrar flexível, em conformidade com cada momento e aplicado. Deve utilizar seus recursos intuitivos e depositar confiança no conhecimento interior de seu cliente.

Além disso, o profissional necessita ter confiança para alterar um ponto de vista e apostar em diferentes cenários para sua atuação. Nesse sentido, é importante não se deixar dominar ou envolver com os sentimentos do cliente.
3. Uma comunicação efetiva
Um coach deve sempre praticar a chamada escuta ativa. Trata-se da capacidade de manter o foco integral naquilo que o cliente está afirmando, mas, também, nas coisas que ele não está dizendo.

O coach deve sempre ouvir as metas, os valores, as crenças e as preocupações de seu cliente, tanto do que é possível quanto do que não é possível. Precisa distinguir as palavras, a linguagem corporal e o tom de voz, enfim, compreender a essência da comunicação do cliente e apoiá-lo para chegar diretamente ao ponto.

O coach precisa se expressar com eficiência durante o processo, é fundamental utilizar uma linguagem que estabeleça o impacto positivo em seu cliente.

É necessário que sejam feitos questionamentos abertos, capazes de gerar possibilidades ou aprendizados novos.
4. Facilitar o aprendizado e os resultados
No processo de Coaching, criar conscientização é valioso. Para isso, deve-se buscar a integração e a avaliação de fontes de informações variadas. Também é necessário procurar interpretações que apoiem a conscientização do cliente.

É importante que o profissional auxilie o cliente a observar os diferentes pontos inter-relacionados que causem impacto nele e em seus comportamentos, como pensamentos ou sentimentos. Também é papel do coach identificar pontos fortes e áreas para aprendizado e crescimento, ou seja, aquilo que é mais importante para tratar durante o Coaching.

O coach tem que promover experiências e autodescoberta no cliente quando ele aplicar o que foi discutido e aprendido nas sessões em seu trabalho ou em sua vida. É preciso desafiar as suposições e os pontos de vista do cliente para provocar novas ideias e encontrar outras possibilidades para ação.

O planejamento e a definição de metas são pontos do trabalho do coach. É a capacidade de elaborar e manter um planejamento de Coaching que seja eficaz com o cliente. É necessário consolidar os dados coletados, determinar um plano e desenvolver objetivos com o cliente que abordem preocupações e áreas para aprendizagem e desenvolvimento.

O que é Coaching de performance?

O Coaching de performance, mais conhecido como Coaching de Carreira, trabalha nas pessoas o autodesenvolvimento e o autoconhecimento. O coach apoia a identificar os comportamentos necessários para você ser capaz de atuar em alta performance, conquistando todos os objetivos traçados.

As habilidades que você aprende podem ser aplicadas para o seu crescimento pessoal e empresarial. Não obstante, o Coaching de performance traz uma série de benefícios, como, por exemplo:

  • Olhar empreendedor para abrir novos negócios
  • Foco na solução de problemas
  • Planejamento de ações de forma mais eficaz
  • Conscientização do que precisa ser feito
  • Motivação para traçar caminhos maiores

O que é uma sessão de Coaching?

Todas as sessões de Coaching são importantes. O coach, através de perguntas e ferramentas, faz com que o cliente acesse seu potencial interno, compreenda o que precisa fazer para alcançar sua meta e adote um plano de ação que precisa ser realizado até a próxima sessão.

Durante o processo de Coaching, a pessoa passa a identificar toda sua potencialidade, o que precisa desenvolver, como as suas crenças prejudicam a realização das suas metas e como tornar essas crenças em fortalecedoras.

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