Escrito por Sulivan França - 08 de Janeiro de 2018

De início, o profissional deve saber que a liderança não é um cargo, e sim um papel a ser exercido. Existem dois grandes focos de trabalho para um bom líder, nos resultados e nas pessoas.

O profissional pode se perguntar qual é o melhor, ou o correto, e a resposta pra isso é que os dois são. E como em outros aspectos da vida, o é importante manter o equilíbrio para obter sucesso.

Quando se persegue apenas os resultados, corre-se o risco de deixar a equipe desmotivada e sem a atenção que devem receber.

No caso contrário, quando se trabalha apenas para o bem estar dos companheiros de trabalho pode-se deixar de atingir as metas. Por isso, o líder deve estar atento aos resultados e ao modo como eles estão sendo conquistados, desenvolvendo algumas competências, independentemente do cenário em que pretende atuar.

Precisa ter uma visão de futuro e criar estratégias que envolvam as pessoas de forma atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las.

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As Competências de um Bom Líder

Uma característica fundamental de um líder extraordinário e orientado para bons resultados é perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado não procedem da forma como ele gostaria.

Portanto, deve encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é é necessário para o sucesso dos negócios. Outro ponto chave da liderança é manter a flexibilidade, pois isso ajuda o líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados.

Como desenvolver liderança?

Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho é essencial.

Além desse líder se conhecer bem, se possível ate mesmo passar por algum processo de coaching para isso, o ideal é que também conheça bem sua equipe, pontos fortes e fracos e, fornecer-lhes feedbacks positivos.

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Portanto, aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista, e em um eventual fracasso ele deve instigar a todos a pensarem em possíveis aprendizados com aquela situação.

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