O líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes de personalidades diferentes e gerenciá-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes. Uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento no ambiente de trabalho.

Um bom empreendedor sabe identificar oportunidades

Empreendedor por sua vez, é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. Ele sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado, estabelecendo metas, iniciando projetos, controlando resultados, visualizando e buscando o sucesso de seu empreendimento. Seja na área digital, empresarial, comercial, social, ou qualquer outra, o empreendedor acaba se tornando um líder, pois para atuar no mercado com uma atividade própria, é necessário desenvolver as habilidades de liderança, como empatia, persuasão, autoconfiança, aprender a dar e receber feedbacks, ser o exemplo, dentre muitas outras.

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e, muitas vezes, está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação e preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.

Ser um empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar em longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que acaba por implementar novos rumos em busca de resultados eficazes. Pois de fato, ninguém deseja ser liderado por uma pessoa que não tenha coragem e autoconfiança.

Líder e empreendedor devem agir igualmente

Da mesma forma que o líder, o empreendedor tem que fazer com que todos seus liderados ou funcionários, entendam a importância do impacto de suas próprias ações no desenvolvimento da empresa e quanto isso possui de importância para seu desenvolvimento pessoal. Em suma, para ambas as posições, é conscientizar e motivar sem ser autoritário, conseguindo o que se precisa, mas, contribuindo para o crescimento da empresa, do funcionário e de si próprio. Contudo, Empreendedorismo e liderança estão realmente relacionados, porém, também possuem suas particularidades, referentes a aspectos voltados ao gerenciamento.

O líder possui uma posição de muita responsabilidade dentro da organização, sua habilidade de solucionar problemas gerenciais e influenciar pessoas faz a diferença para o desenvolvimento que a empresa precisa para crescer. Contudo, possui algumas limitações em razão do cargo que ocupa e da política organizacional. Por mais que ele enxergue claramente a solução para determinadas questões, só poderá colocar em prática com o aval de um superior direto que por vezes é o empreendedor. Já empreendedor erra bastante em relação ao líder, porque não tem medo e é ousado, mesmo enxergando os riscos vai enfrente mais rapidamente e quando erra, age o mais rápido possível para tentar solucionar a situação, e vem daí sua qualidade de solucionar problemas rápidos.

  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.