6 Benefícios do coaching para advogados

Assim como em qualquer profissão, os advogados precisam planejar a carreira e desenvolver habilidades comportamentais essenciais para atuar no ambiente jurídico. Esses profissionais devem estabelecer metas e se planejar profissionalmente, para suas realizações daqui a dois, cinco ou dez anos.

Quem não se preocupa em delinear um plano estratégico para a carreira, acaba se deixando levar pelos acontecimentos e não chega onde gostaria, obtendo resultados insatisfatórios.

Por isso, o coaching pode funcionar como um processo transformador e de desenvolvimento humano para promover autoconhecimento, apoiando advogados para que alcancem sucesso profissional e realizações pessoais.

Veja também: O que é Coaching?

Quem possui autoconhecimento, consegue conquistar seus objetivos com mais facilidade, identificando seus talentos e aqueles comportamentos nocivos que o impedem de alcançar bons resultados.

O coaching apoia o advogado numa visão sistêmica da vida profissional, financeira, familiar e pessoal, o que lhe possibilita identificar as áreas da vida precisam de foco para se sentir mais realizado com os seus valores, além de uma definição clara de seus objetivos e metas.

Veja quais são os 6 principais benefícios do coaching para advogados:

1 – Análise de perfil comportamental

Ao traçar o perfil comportamental com o suporte do coaching, o advogado descobrirá qual a sua dominância cerebral, como forma seus valores, comportamentos e como enxerga a vida.

Nessa análise de comportamento são traçados modelos que apontam as características centrais, como comunicação, idealização, organização e ação, possibilitando que o indivíduo identifique seu perfil baseado nas informações obtidas pela análise e centre esforços no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

2 – Escuta atenta e estruturada

Quando o advogado passa a incorporar esse hábito no seu dia-a-dia, aumenta as probabilidades de compreender o cliente, e a partir desse entendimento poderá apoiá-lo de forma eficaz no seu autoconhecimento e no desenvolvimento das competências necessárias para alcançar suas metas pessoais e/ou profissionais.

3 – Foco na solução

Um profissional que permanece focado na solução e não no problema, passa a abandonar a preocupação e a empregar ação, assumindo uma postura mais proativa.

Dessa maneira, acredita mais em sua própria capacidade de realização e aprimora sua habilidade de resolver problemas de um modo mais rápido, eficaz e criativo.

4 – Inteligência emocional

O advogado poderá lidar de forma mais fácil com as emoções, quando desenvolver a capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, motivando-se e gerenciando bem as emoções dentro si e nos relacionamentos, através da inteligência emocional.

O profissional vai aprender como observar a analisar seu próprio comportamento, dominar seus impulsos, lidar com as emoções negativas, aumentar sua autoconfiança, lidar com a pressão, desenvolver o sentimento de empatia e o respeito nas relações.

5 – Desenvolvimento de habilidades e competências

O coaching pode proporcionar benefícios em diferentes aspectos para quem segue a carreira do direito.

Apoia no desenvolvimento de habilidades de relacionamento para interagir e se comunicar com as pessoas, sejam clientes, colegas, ou superiores hierárquicos.

6 – Aptidões

O profissional terá mais facilidade para desenvolver aptidões fundamentais para melhoria do desempenho profissional, como foco, gestão de tempo, produtividade, organização, liderança eficaz, comunicação e positividade.

O advogado poderá obter resultados relevantes em curto espaço de tempo, característica que tem feito o coaching ser largamente utilizado no ambiente corporativo por profissionais que desejam ou já ocupam cargos de liderança.