Escrito por Sulivan França - 17 de Abril de 2019

Se você questiona como dinâmicas rápidas podem ajudar, vale a pena olhar para os resultados da empresa para encontrar a resposta. Equipes motivadas, engajadas e produtivas são fundamentais para o bom desempenho de uma organização.

Mas, nem sempre é fácil atingir tal objetivo em grupos heterogêneos, com times marcados pela diversidade. É justamente aí que entram em cena as dinâmicas rápidas, uma ferramenta que contribui ao estimular a atuação coletiva dos colaboradores.

Neste artigo, você descobre o que são, seus benefícios e ainda conhece exemplos para aplicar na sua empresa.

Boa leitura!

O que são dinâmicas rápidas?

As dinâmicas rápidas são atividades curtas que favorecem a participação e a interação das pessoas envolvidas.

Realizadas principalmente em grupos, elas contribuem para o trabalho de profissionais de Recursos Humanos, líderes e gestores que buscam maximizar a performance de colaboradores.

Isso é possível graças à maior integração entre os participantes e o foco na motivação e engajamento das equipes.

Existem dinâmicas rápidas que podem ser aplicadas de forma fácil e divertida, com a utilização de materiais específicos ou somente com a necessidade de espaço físico para acolher as pessoas.

Por que fazer dinâmicas rápidas?

Não faltam boas razões para realizar dinâmicas rápidas.

Como foi dito, elas contribuem para o aumento da motivação, que pode impactar no melhor desempenho individual e coletivo na empresa.

As dinâmicas também são empregadas para qualificar o relacionamento interpessoal entre os membros de um grupo.

Nestes encontros, os colaboradores podem ser estimulados a perseguirem suas metas e objetivos, indo em busca do próprio desenvolvimento.

Além disso, servem para despertar a necessidade de autoconhecimento, processo que consiste em mapear pontos fortes e fracos para a evolução pessoal e profissional. Para uma empresa, é fundamental que a performance de seus colaboradores seja maximizada, pois isso se reflete diretamente nos seus resultados. As dinâmicas rápidas são apenas parte desse processo, já que funcionam como estímulos.

Ainda assim, podem representar um bom ponto de partida para uma mudança positiva.

5 exemplos de dinâmicas rápidas

Não é difícil encontrar sugestões de dinâmicas rápidas para as mais variadas situações e objetivos.

E são justamente eles que devem regular a sua escolha por qual atividade realizar.

Ou seja, tenha um propósito para o encontro e, depois, defina qual combina melhor com ele. Para ajudar nessa busca, apresentamos cinco exemplos de dinâmicas rápidas.

1. Dinâmica do Desafio

Se você quer estimular a sua equipe a enfrentar desafios e manter a motivação em alta, pode ser uma boa apostar nessa dinâmica.  A atividade, além de ser divertida, ensina lições valiosas.

Veja como fazer:

  1. Prepare uma caixa com um chocolate dentro, mas sem revelar o que há nela.

  2. Aleatoriamente, escolha um integrante para segurar o pacote. Ele deverá passar para o colega ao lado e assim seguir enquanto a música tocar.

  3. Quando isso acontecer, quem estiver com a caixa será desafiado a abri-la. Mas, o papel do moderador é convencer a pessoa a não aceitar o desafio. Para isso, deve ter bom jogo de cintura e adotar uma narrativa que desperte o receio dos participantes.

  4. A ideia é que o jogo tenha cerca de três rodadas dessa forma, sem que ninguém abra  a caixa.

  5. Na quarta tentativa, o moderador deve convencer a pessoa com o pacote a aceitar o grande desafio. Então, quando a caixa for aberta, será revelada a surpresa.

A moral da atividade é mostrar que desafios podem ser prazerosos, e só experimenta essa recompensa quem está disposto a arriscar e enfrentar seus medos.

2. Dinâmica da Ilha Deserta

Essa dinâmica simples e rápida tem o objetivo de avaliar a qualidade do relacionamento interpessoal da equipe.  A partir dela, é possível definir ações de melhoria contínua para o clima e a comunicação no ambiente de trabalho.

Veja como funciona:

  1. Entregue aos participantes um envelope com a seguinte pergunta: ?se estivesse perdido em uma ilha deserta, quem do grupo você gostaria de ter ao seu lado??.

  2. Distribua canetas para que eles possam escrever o nome da pessoa escolhida, mas sem se identificar. Ou seja, a atividade deve ser feita com sigilo.

  3. Ao final, reúna as respostas e some os resultados.

  4. Em particular, conte a cada um deles o desempenho que tiveram, detalhando quantas vezes foram citados.

  5. Você pode ainda incluir uma pergunta complementar na dinâmica, pedindo que os participantes escrevam o motivo por terem selecionado a pessoa.

Assim, além de descobrir quais foram os participantes mais lembrados, você consegue identificar quais valores os membros da equipe enxergam nos colegas.

3. Dinâmica das Mãos Dadas

A aplicação dessa atividade tem relação direta com o trabalho em equipe. Isso porque ela mostra como é fundamental manter a união para alcançar os objetivos almejados.

Veja como fazer:

  1. Você vai precisar de uma cartolina ou de um papel parecido. A ideia é que ela seja colocada no chão, no centro do local escolhido para a dinâmica.

  2. Em volta dela, os participantes devem formar um círculo e dar as mãos.

  3. Eles também devem memorizar as pessoas que estão ao seu lado.

  4. Feito isso, o moderador deve pedir que todos soltem as mãos, caminhem pela sala e, depois, fiquem em cima da cartolina, mesmo que estejam apertados.

  5. Após um tempo, os participantes são desafiados a cumprir uma meta: voltar à formação original do círculo, exatamente do jeito que estavam no início.

Quando conseguem, eles entendem a importância de trabalhar em conjunto em prol de uma finalidade.

4. Apresentação Coletiva

Indicada para reuniões, nas quais o objetivo é aproximar as pessoas, a dinâmica da apresentação coletiva funciona também como um ?quebra-gelo?, já que é bastante interativa e fácil de ser aplicada.

Confira o passo a passo:

  1. Para começar, providencie um rolo de barbante ou lã.

  2. Peça para que os participantes formem um círculo e escolha um deles para começar a atividade.

  3. O primeiro a participar deve segurar a ponta da linha e jogar o rolo para outra pessoa.

  4. Ao fazer isso, deve descrever a pessoa que recebeu a outra parte, contando o que sabe sobre ela.

  5. O jogo continua e, ao final, é possível ver uma teia formada com o tecido.

Além de fazer com que todos se conheçam, a dinâmica permite a reflexão coletiva sobre a conexão que possuem.

5. Por que valeu a pena o dia de hoje?

Essa dinâmica é bastante rápida e pode fazer com que os participantes vejam os acontecimentos do dia a dia por outro ângulo. A atividade instiga as pessoas a perceber aspectos positivos diante das adversidades.

Veja como ela funciona:

  1. Em grupo, o moderador reúne os participantes em um círculo e faz a seguinte pergunta: ?por que valeu a pena o dia de hoje??.

  2. Cada um tem o direito à palavra e deve abordar momentos bons que fizeram parte daquele dia.

Em vez de atribuir mais importância aos problemas, a percepção muda, fazendo com que a equipe enxergue mais motivos para agradecer e seguir em frente.

Como o Coaching auxilia a performance de equipes?

Ao chegar até aqui, você viu que as dinâmicas rápidas podem servir de estímulo para que colaboradores busquem uma nova forma de pensar e agir em grupo.

No entanto, o processo de mudança não se encerra em uma atividade do tipo. Ao contrário, pode começar nele. É por isso que toda pessoa que busca o desenvolvimento pessoal, profissional ou de equipes pode recorrer ao Coaching.

Esta é uma metodologia que conta com embasamento científico para maximizar a performance humana, tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Ao desenvolver novas habilidades e competências comportamentais, seu time fica mais próximo de alcançar os objetivos traçados para ele.


Você gostou deste conteúdo? Então, vamos ler outro igual a esse e que fará você evoluir ainda mais na sua vida: COMO CONSEGUIR MOTIVAÇÃO NO TRABALHO PARA MELHORES RESULTADOS. Clique no link abaixo e receba o conteúdo gratuito e online.


E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF