O que é coaching financeiro?

O sonho de uma vida financeira saudável é o sonho de todos os brasileiros, mas tem sido quase uma meta intangível, pois atualmente as pessoas assumem dívidas em quantidade superior ao que ganham.

Como lidar sozinho com esse problema é outra tarefa difícil, o coaching financeiro é um processo que tem apoiado as pessoas em momento de desespero nas finanças, no qual o profissional avalia a situação financeira junto com o cliente, os seus rendimentos, define prioridades e discute ideias de como aumentar a renda.

A procura pelo coaching financeiro

O coach mostra as consequências de uma vida financeira descontrolada e dá suporte na busca das soluções eficazes para o coachee se livrar de dívidas, compondo um planejamento pessoal e injetando motivação para que ele supere as dificuldades nas finanças.

Várias pessoas endividadas e inábeis para organizar as despesas recorrem ao coach, assim como empresários em busca de um contato maior com as finanças da empresa, profissionais com projetos que demandam investimentos elevados e precisam traçar um planejamento pessoal, e pessoas sem problema financeiro em busca da habilidade investidora.

O apoio de um profissional de coaching traz o suporte para a pessoa entender sua situação financeira e como pode fazer para melhorá-la, traçando planos e estabelecendo metas que ajudam a alcançar esse objetivo.

O cliente é apoiado a progredir para evitar que sua situação financeira se agrave. A maioria das pessoas sente dificuldade para controlar os gastos porque não fazem ideia de como fazer isso, como podem iniciar essa tarefa e quanto de esforço é necessário para fazer isso corretamente.

As metodologias do coaching financeiro têm eficiência comprovada e apoiam a pessoa a estabelecer quais as prioridades e os melhores investimentos a serem feitos. A eliminação de hábitos financeiros ruins caminha em sintonia com o controle de custos. Embora façam parte de um trabalho árduo, são imprescindíveis para o cliente aumentar a renda e gastar menos do que fatura.

O coaching é dividido em três nichos específicos

Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

coaching financeiro é um nicho no qual muitos profissionais da área acabam criando, para atrair clientes específicos. Neste caso, esse processo entra como uma meta pessoal, sendo então trabalhado no coaching de vida.

Os coaches de maior sucesso não escolhem apenas um foco estreito de coaching. O nicho e o mercado organicamente se desenvolvem a partir das habilidades do coach, interesses e experiências de vida. Quanto mais paixão o coach tiver com o nicho de mercado que escolheu, mais bem-sucedido ele será.

A certificação internacional PBCC® - Professional Business Coach Certification da SLAC® Coaching traz para o aluno o conhecimento necessário das principais estratégias financeiras para aperfeiçoar a gestão financeira de sua empresa de coaching, potencializando sua agenda, atrelando-as aos custos e beneficios de cada sessão de coaching