As habilidades sociais são uma característica de comportamento, por isso devem ser aprendidas e treinadas, com o objetivo de ter um ambiente familiar, profissional e social mais estável e amplo, que ajude a resguardar as pessoas de problemas cada vez mais comuns como depressão, vícios, ansiedade e solidão.

Quem tem essas habilidades bem desenvolvidas, sabe que cada ambiente requer uma forma específica de atuação, porque as pessoas e os contextos são distintos. Além disso, sua linguagem não verbal é tão significativa quanto a verbal, havendo lógica evidente entre as duas formas.

Quais são as habilidades sociais

Entre as habilidades sociais de maior expressão nas pessoas, está a comunicação, por envolver os elementos básicos de habilidade social, como iniciar ou manter uma conversa, formular e responder perguntas, iniciar ou manter uma conversa, além da capacidade de elogiar, dar e receber feedbacks.

O trabalho também é uma habilidade essencial, incluindo a capacidade de coordenar grupos específicos, tomar decisões, mediar conflitos, falar em público e resolver questões interpessoais.

Outra habilidade é a capacidade de enfrentamento, onde as pessoas podem se posicionar, manifestar opiniões, concordâncias, discordâncias, reconhecer erros, pedir desculpas, além das formas de se relacionar com o sexo oposto e expressar sentimentos.

A empatia também é relevante, devido à capacidade de reconhecer sentimentos, identificar-se com o outro e expressar apoio pela perspectiva de terceiros.

Na sequência, a positividade, que inclui a capacidade de fazer amizades, expressar solidariedade e cultivar sentimentos como carinho e amor, e a civilidade, com as interações comparadas a gatilhos educacionais, como cumprimentos, capacidade de agradecer e solicitar favores completam as principais habilidades sociais.

A importância de dominar as habilidades sociais

É importante salientar que habilidades sociais não correspondem às características pessoais de cada indivíduo, mas sim ao seu comportamento, à forma como ele reage quando está exposto a alguma situação, levando em conta o seu contexto cultural e outras variáveis.

Quem as domina, possui um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

E-book Relacionamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!