Afinal, o que é mindset? Essa é uma dúvida comum, em especial porque o termo tem sido muito utilizado, principalmente, no mundo dos negócios. E não é por acaso: acredita-se que os padrões mentais sejam os responsáveis por nossas decisões e comportamentos.

Mas, será que já nascemos assim ou nossa mentalidade se molda às nossas experiências?

A questão é que existe mais de um modelo mental. Pessoas bem-sucedidas, por exemplo, apresentam características semelhantes, sobretudo na forma de pensar e agir.

Será que você é uma delas?

Mais do que descobrir se possui uma mentalidade vencedora, você pode aprender como desenvolvê-la. Para isso, acompanhe este artigo até o final.

Com a leitura, você vai entender quais são os tipos de mindset e a importância dele para a sua vida pessoal e profissional.

O que é mindset?

Para começar a entender esse conceito, vale uma rápida contextualização.

A palavra mindset, em inglês, pode ser traduzida para ?mentalidade?. Você pode compreendê-la ainda como ?modelo mental? ou ?o modo como as pessoas pensam?.

Mindset é a forma como a sua mente está condicionada para responder a determinados estímulos. Ou seja, representa a maneira como o seu cérebro processa informações e reage, com escolhas, decisões e julgamentos sobre situações e assuntos diversos.

Acredita-se que essa mentalidade esteja ligada aos nossos valores e crenças. Assim, alguns padrões mentais podem ser formados pelo convívio social, influenciados por questões culturais e ideológicas de grupos e regiões.

Também há forte influência de toda a bagagem adquirida ao longo da vida.

Tipos de mindset

O conceito de mindset foi apresentado pela psicóloga Carol S. Dweck no livro ?Mindset: a psicologia do sucesso?.

Para tanto, teve como base um estudo sobre como as pessoas lidam com o fracasso.

A escritora observou o comportamento de indivíduos e constatou que, para alguns, o fracasso é natural e parte da caminhada. Para outros, é uma experiência emocional desagradável, que deve ser evitada a todo custo.

Assim, definiu dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

Mindset fixo

As pessoas com mentalidade fixa acreditam que os seres humanos já nascem com as suas parcelas de inteligência e habilidades. Elas presumem que os talentos e dons são predisposições e que nada pode ser feito para mudar essa realidade.

No mindset fixo, as pessoas têm a percepção de que são avaliadas o tempo todo, como se houvesse apenas estereótipos do tipo: ?burras ou inteligentes?, ?bonitas ou feias?, ?rápidas ou lentas?, por exemplo.

Porém, o que mais as define é o medo do fracasso. Elas evitam situações difíceis e esquivam-se do desconhecido.

Como vivem com medo de errar, tornam-se acomodadas, procurando sempre por lugares e posições que as mantenham em suas zonas de conforto.  

Mindset de crescimento

O mindset de crescimento, também chamado de mindset growth ou mindset progressivo, pertence a pessoas que acreditam em habilidades desenvolvidas a partir de muito esforço.

Elas não se limitam ao conhecimento que já possuem e entendem que, com trabalho árduo e muita dedicação, é possível aprender qualquer coisa.

Para elas, aliando experiência e prática, todo ser humano pode chegar ao mesmo patamar daqueles que já nasceram talentosos. As pessoas com mindset de crescimento não têm medo de tentar, gostam de arriscar e procuram desafios que proporcionam o aprendizado e a evolução.

Essa mentalidade vencedora é vista em pessoas bem-sucedidas e realizadas.

Por que o mindset é importante para os negócios?

Pense nas maiores empresas do mundo, como Google, Apple e Facebook. Você já viu alguma delas alcançar o sucesso sendo administrada de forma extremamente cautelosa e conservadora?

Com a transformação do mercado mundial, parece quase impossível. As empresas que se destacam da concorrência costumam contar com pessoas audaciosas, que avaliam e enfrentam os riscos e estão sempre abertas para mudanças.

Assim, quem se antecipa aos acontecimentos e se reinventa de acordo com as necessidades e possibilidades têm maiores chances de ser bem- sucedido.

Quer ver só alguns exemplos? Com certeza, você já ouviu falar de Walt Disney. O cofundador da The Walt Disney Company teve uma trajetória repleta de altos e baixos. Chegou a ser demitido do jornal Kansas City Star por falta de criatividade e boas histórias. Depois disso, comprou um estúdio que acabou o levando a falência.

No entanto, Walt Disney não desistiu, tirou lições das adversidades e cresceu a partir delas. Tanto é que o resto da história você já sabe: um sucesso absoluto.

No ramo da ciência, um exemplo de superação é do genial Albert Einstein. O físico teórico alemão, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, tinha dificuldade em aprender e se comunicar quando criança, mas não deixou que isso abalasse a sua confiança.

Podemos citar ainda o criador da Ford Motors, que precisou lidar com algumas frustrações durante a carreira. Henry Ford, que revolucionou a indústria automobilística, tinha uma reputação muito ruim por ter desenvolvido negócios mal-sucedidos antes de finalmente triunfar.  

Muitos outros têm histórias de superação parecidas.

Aliás, não precisa ir tão longe. Faça um exercício de reflexão e pense em pessoas próximas a você que souberam transformar o fracasso em uma experiência positiva e valiosa.

Mais benefícios do mindset para sua vida pessoal e profissional

Até aqui, você já entendeu a importância de ter um mindset de crescimento, certo?  Se você é empreendedor, essa mentalidade é essencial para que o seu negócio tenha êxito.

Mas e como profissional? Pense na empresa onde você trabalha. Consegue se lembrar de alguém que passa o dia todo reclamando e criticando?

É provável que essa pessoa tenha o mindset fixo. Como líder, essa mentalidade é extremamente prejudicial. Comumente, as pessoas com esse mindset adotam o medo como disciplina e não enxergam a importância de desenvolver as habilidades da equipe.

Agora, faça um novo exercício e tente se lembrar de algum colega que está sempre disposto a assumir novas responsabilidades e procura constantemente ampliar seus conhecimentos.

Essas características pertencem a pessoas com mindset de crescimento. Elas costumam abrir portas e aproveitar as oportunidades - algo positivo e que facilita o progresso na carreira.

Mas o mindset também influencia em aspectos pessoais. Ao reprogramar a sua mente, fica muito mais fácil atingir os seus objetivos e corrigir hábitos que, até então, estão impedindo a realização de sonhos e metas.

Como desenvolver seu mindset com o Coaching?

Os padrões mentais que guiam o nosso comportamento podem ser modificados.  Você já sentiu que não consegue dar passos maiores na sua vida e que existe algo impedindo que isso se realize?

Nesse contexto, a metodologia de Coaching trabalha suas crenças limitantes, identificando o que hoje atrapalha o seu sucesso.

Tudo começa por um processo de autoconhecimento, descobrindo os pontos fracos a ajustar e os pontos fortes a explorar - sempre tendo em mente os objetivos definidos para sua vida pessoal e profissional.

A partir daí, com o apoio de um coach, é traçado o caminho que leva ao alcance dos resultados. Durante esse trajeto, as vulnerabilidades são corrigidas e as competências necessárias são desenvolvidas.

Lembre que o primeiro passo para a mudança é desejar que ela aconteça. Com vontade e dedicação, fica muito mais fácil alcançar o que se espera.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é mindset e como utilzá-lo a favor dos seus objetivos. Seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial, desenvolver uma mentalidade vencedora está ao seu alcance.

A dica é recorrer ao Coaching para desenvolver competências e habilidades, maximizar sua performance e, assim, ficar mais próximo do sucesso.

Visite o site da SLAC® Coaching para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!