Escrito por Sulivan França - 03 de Outubro de 2017

As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. 

Elas respeitam normas de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos demais.

As habilidades sociais não correspondem às características pessoais, mas sim comportamentais.

Ou seja, referem-se à forma como uma pessoa reage quando exposta a alguma situação, levando em conta o seu contexto cultural e outras variáveis.

Já de acordo com o pesquisador Vicente Caballo, as habilidades sociais são as capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais. 

As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação a atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

Quais serão as suas habilidades sociais?

Um primeiro passo para descobrir está na leitura deste artigo.

Acompanhe até o final e descubra tudo sobre o tema.

CONHEÇA QUAIS SÃO AS HABILIDADES SOCIAIS

As habilidades sociais podem ser divididas em seis categorias.

Também podem ser treinadas em busca de um comportamento assertivo, fator relevante para os desenvolvimentos pessoal e profissional.

Então, vamos a elas:

Comunicação

Envolve os elementos básicos de habilidade social, como iniciar ou manter uma conversa, formular e responder perguntas, além da capacidade de elogiar, dar e receber feedbacks.

Civilidade 

Interações que podem ser comparadas a gatilhos educacionais, como cumprimentos e a capacidade de agradecer e de solicitar um favor.

Enfrentamento

Habilidade de se posicionar, também relacionada à forma como são manifestadas opiniões, concordâncias, discordâncias, reconhecimento de erros e pedidos de desculpas.

Inclui também a maneira de se relacionar com o sexo oposto e de expressar sentimentos.

Empáticas

A empatia diz respeito à capacidade de reconhecer sentimentos, de se identificar com o outro, colocar-se no lugar dele e expressar apoio pela perspectiva de terceiros.

Trabalho

Poder de coordenar grupos específicos, de tomar decisões, mediar conflitos, falar em público e resolver questões interpessoais.

Positividade

Capacidade de fazer amizades, expressar solidariedade e cultivar sentimentos como carinho e amor.

COMO AS HABILIDADES SOCIAIS INFLUENCIAM NO DIA A DIA?

Não é mito a ideia de que, hoje em dia, temos um estilo de vida muito mais agitado. 

Essa é a nossa realidade, em boa parte provocada pelo avanço tecnológico.

A rotina atribulada exige de muitos profissionais que se comportem como multitarefas. 

Mas há uma armadilha por trás da busca pela alta performance. Afinal, com tantas atividades e compromissos, corremos o risco de negligenciar os momentos de interação, o que é um erro.

Somos seres sociáveis. 

Diariamente, nos relacionamos com diversas pessoas e enfrentamos situações distintas, seja em casa, com a família, no trabalho ou com os amigos.

A forma com que nos comportamos durante esses encontros e como empregamos as nossas habilidades sociais tem o poder de transformar os acontecimentos futuros.

Quer um exemplo?

Quando nos expressamos de maneira sincera e adequada, e adotamos uma atitude assertiva, podemos solucionar alguma dificuldade, sem fazer com que o problema se estenda e ganhe uma proporção maior.

Para ampliar a sua compreensão sobre o assunto, veja a seguir como as habilidades sociais influenciam no seu dia a dia.

Na vida pessoal

Se pensarmos em uma habilidade básica e natural, como a ação de cumprimentar, podemos ver o quanto ela é capaz de interferir em nossa vida.

Afinal, quem nunca ouviu alguém dizer que outra pessoa é mal educada por não desejar um bom dia ou retribuir um aceno?

A falta dessa habilidade, por exemplo, pode causar uma percepção negativa nos seus ambientes de convivência.

Assim como as habilidades do grupo de civilidade, todas as outras podem impactar na imagem pessoal. 

Isso tem relação direta com a aceitação do indivíduo em comunidades e também com a própria qualidade dos relacionamentos afetivos

Na vida profissional

Vamos supor que você seja dono de um estabelecimento comercial. Na mesma rua do seu negócio existe outro muito parecido. 

Entretanto, há uma diferença notável entre os dois e que garante o destaque do seu concorrente: a cordialidade no atendimento.

Agora, pense em você quando procura um serviço. O que leva em consideração como diferencial além da qualidade técnica e preço, por exemplo? 

Provavelmente, você escolhe o profissional mais educado, justo, com excelente comunicação e relacionamento interpessoal.

Em uma empresa, não é diferente. 

Habitualmente, pedimos ajuda dos colegas que são mais colaborativos e amigáveis. Aqueles que costumam ser rudes são menos procurados e, na maioria das vezes, causam sentimentos ruins nos demais.

Perceba, então, que as habilidades sociais agregam às nossas competências e permitem que sejamos profissionais melhores e mais completos, nos aproximando dos objetivos estabelecidos para a vida e a carreira.

É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA NOVA HABILIDADE SOCIAL?

Se as habilidades sociais são tão importantes e você tem na comunicação e na empatia alguns de seus pontos fracos, significa que está "condenado" a sofrer as consequências disso pelo resto da vida? Nada disso.

É plenamente possível desenvolver uma nova habilidade social, assim como aprimorar outra já existente.

Ao contrário do que muita gente pensa, as habilidades sociais não são dons. Elas são comportamentos que podem ser aprendidos. 

É claro que, na infância, durante a fase de maior desenvolvimento intelectual, há maior facilidade para isso. Mas não existe momento no qual a evolução humana está impedida de acontecer.

Sobre isso, inclusive, vale fazer um destaque importante. 

Em diversos momentos da vida, podemos nos sentir frustrados e incapacitados por situações que fogem do controle. Na maioria dos casos, a dificuldade de solucionar essas circunstâncias está diretamente ligada à ausência de habilidades sociais.

O ser humano é capaz de refletir sobre as suas posturas e condutas, de modo a estabelecer novas formas de pensar e agir. 

Com base no reconhecimento de atributos deficientes, o indivíduo pode se motivar a buscar o desenvolvimento de competências. Assim, com comprometimento e disciplina, além de muita prática, é possível aprender as habilidades sociais desejadas.

Veja algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:

- Buscar inspiração em alguém que você admira.

- Prestar atenção no interlocutor, observando vocabulário, tom de voz, gestos e expressões.

- Evitar julgamentos e tentar refletir sobre o que levou a outra pessoa a ter determinada conduta.

- Ao sentir que não está sendo compreendido, procurar outras palavras para usar ou o auxílio de outras ferramentas de comunicação.

- Investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

Especialmente quanto a essa última dica, a resposta que você procura está no Coaching.

COMO O COACHING FAVORECE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

Ao longo deste artigo, você descobriu quais são as habilidades sociais e de que maneira elas influenciam na sua vida pessoal e profissional.

Também observou que todas elas podem ser desenvolvidas, mesmo por indivíduos que hoje se mostram vulneráveis em aspectos como comunicação, empatia e positividade.

Para tanto, é preciso investir em você mesmo, adotando um processo de mudança. 

O Coaching é uma metodologia com foco no indivíduo e que possui embasamento científico para promover a maximização da performance e o desenvolvimento de competências comportamentais.

Por meio de técnicas e ferramentas, o processo estimula o autoconhecimento, o que representa o ponto de partida para reconhecer seus pontos fortes e fracos. Ou seja, aquilo que precisa corrigir e o que deve destacar para alcançar mais rapidamente seus objetivos.

Com o Coaching, todas as suas metas podem ser realizadas, mesmo aqueles sonhos que hoje parecem mais ousados.

Se o sucesso depende de habilidades sociais que hoje você não possui, procure um coach ou faça uma formação em Coaching.

Você estará habilitado a construir um plano de ação para levá-lo do estado atual ao estado desejado. Pode ser esse o início de uma jornada que transformará não apenas a sua vida, mas de outras pessoas a seu redor.

CONCLUSÃO 

Falamos neste artigo sobre as habilidades sociais e sua importância para o crescimento pessoal e profissional.

Para encontrar a sua melhor versão, invista no desenvolvimento de comportamentos para aproximar você de suas metas.

Faça do Coaching um atalho para as realizações que tanto deseja.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus interesses e necessidades.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Relacionamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!