As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. Elas respeitam normas de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos demais.

As habilidades sociais não correspondem às características pessoais, mas sim comportamentais, isso é, da forma como uma pessoa reage quanto está exposta a alguma situação, levando em conta o seu contexto cultural e outras variáveis.

Sob a ótica do pesquisador Vicente Caballo, as habilidades sociais são as capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais. As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

Essas habilidades podem ser divididas em seis categorias e treinadas em busca de um comportamento assertivo, fator relevante para os desenvolvimentos pessoal e profissional.

Conheça quais são as habilidades sociais:

• Comunicação – envolve os elementos básicos de habilidade social, como iniciar ou manter uma conversa, formular e responder perguntas, iniciar ou manter uma conversa, além da capacidade de elogiar, dar e receber feedbacks.

• Civilidade – interações que podem ser comparadas a gatilhos educacionais, como cumprimentos, capacidade de agradecer e solicitar favor.

• Enfrentamento – Habilidade de se posicionar e forma como são manifestadas opiniões, concordâncias, discordâncias, reconhecimento de erros e pedidos de desculpas, além das formas de se relacionar com o sexo oposto e expressar sentimentos.

• Empáticas – Capacidade de reconhecer sentimentos, identificar-se com o outro e expressar apoio pela perspectiva de terceiros.

• Trabalho – Poder de coordenar grupos específicos, tomar decisões, mediar conflitos, falar em público e resolver questões interpessoais.

• Positividade – Capacidade de fazer amizades, expressar solidariedade e cultivar sentimentos como carinho e amor.