Escrito por Sulivan França - 20 de Novembro de 2017

Para a programação neurolinguística (PNL) é fundamental que a pessoa saiba o que quer e ter certeza de que vale a pena. Dessa forma, terá satisfação quando alcançar tais metas. Mas para desenvolvê-las, algumas perguntas podem ser formuladas, como saber o que se quer, se pensa imediatamente em várias metas e se elas se assemelham entre si.

Na PNL, a maneira como o indivíduo pensa a respeito de sua meta faz uma grande diferença, afinal pode pensar sobre a mesma meta de uma forma fácil ou quase impossível de ser alcançada.

Pontos importantes para a definição de metas

Mediante essa ideia, podem se destacar alguns pontos importantes, como se certificar de que tal meta esteja formulada em termos do que a pessoa quer e nunca do que não quer. Por exemplo, se as metas forem querer que os colaboradores parem de se queixar, parar de se sentir mal quando suas propostas não forem aceitas ou não falar tão rápido durante suas apresentações, a pessoa só está pensando no que não quer.

Mas pode facilmente transformar isso, ou seja, querer que seus colaboradores assumam a responsabilidade por suas tarefas, aceitar feedbacks como oportunidades de melhorar suas propostas e ser consciência da sua voz ao falar, tendo flexibilidade para ajustá-las quando quiser.

Quando as pessoas pensam no que não querem ou no que querem evitar, quase sempre é isso que produzem em suas vidas, porque é nesses pensamentos que suas mentes estão focadas.

Outro ponto essencial é certificar-se de que sua meta esteja formulada de uma forma que possa alcançá-la, independente do envolvimento de outras pessoas.

Se as metas requerem mudanças de outras pessoas, mesmo para melhor, isso faz com que o indivíduo fique mais vulnerável e impotente, significando que talvez não seja capaz de ter o que deseja se não conseguir que os outros mudem.

PNL e autoconhecimento

O ideal para se atingir metas e objetivos com PNL, é que o profissional se aprofunde em seu autoconhecimento e tenha certeza de quem é e do que quer.

A partir daí, com o uso das técnicas disponibilizadas pela programação neurolinguística, essa pessoa usará suas habilidades para conseguir obter autocontrole e por consequência, a influência necessária para o sucesso desejado.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF