A motivação é fundamental para manter qualquer equipe trabalhando em harmonia.

Sem um ambiente propício, que estimule esse estado de espírito, é bem provável que os funcionários ficarão infelizes e por consequência disso, a produtividade da empresa irá diminuir consideravelmente.

Para resolver esse problema, em primeiro lugar, os gestores e líderes devem identificar quais são os funcionários desmotivados e quais são os motivos que os fizeram ficar assim. Pois é importante lembrar que a satisfação do profissional não diz respeito apenas a trabalhar e receber o salário no final do mês, mas também em sentir-se bem com aquilo que faz.

Sinais de Desinteresse

Dentre os principais sinais de desinteresse estão à falta de entusiasmo nas atividades, aumento das reclamações, chegar tarde ao trabalho, baixa qualidade na execução das tarefas e conflitos constantes com colegas, a preocupação recorrente com o horário de saída, a quantidade de respostas negativas, a falta de vontade em colaborar com a equipe ou participar das atividades e a relutância em relação a mudanças e também quando o empregado cita o salário como único fator de motivação para seguir no emprego.

Identificado os problemas, busque compreender o que realmente faz sentido para seus profissionais e propicie um cenário favorável para a conquista de melhores resultados.

Colaboradores Alinhados com a Cultura da Empresa

O ideal é que o líder ou gestor reconheça os resultados dos seus colaboradores, delegue atividades congruentes com as metas de cada um, pague salários justos a suas responsabilidades e demandas, promova o bom relacionamento interpessoal, seja transparente quanto às possibilidades de crescimento na empresa, tenha um plano de carreira justo e claro, em que os colaboradores tenham ciência de todos os requisitos necessários e sejam valorizados e promovidos por meritocracia, proporcione um ambiente colaborativo, dê espaço para que os funcionários tenham voz ativa e seja empático, procure entender como estão suas vidas dentro e fora da empresa.

Procure pessoas que se adequam à cultura da empresa e se identificam com os propósitos dela. Dessa forma, sempre terão profissionais motivados, satisfeitos, e que se tornarão mais que colaboradores, e sim, serão parceiros que abraçam a causa e se dedicam a entregar resultados extraordinários.