Como Criar uma Meta S.M.A.R.T.?

Criar uma meta usando o método S.M.A.R.T. é algo relativamente simples, pois essa ferramenta ampara todas as fases do plano de negócios de uma empresa, do planejamento à aplicação. Portanto, para se definir metas construídas de forma corretamente, basta serem considerados os cinco passos específicos do processo.

Tendo em vista que cada letra representa uma palavra, e que cada uma dessas palavras representa uma etapa da técnica e todas são indispensáveis para o êxito da estratégia, basta segui-las como regras, que serão atingidas as metas.

Veja também: O que é Meta S.M.A.R.T.?

As regras da meta S.M.A.R.T.

Inicialmente, como primeira regra da técnica S.M.A.R.T., os objetivos demarcados devem ser específicos, ou seja, eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo de interpretação controversa, sendo importante esclarecer exatamente o motivo desse objetivo, seguido por quais são as pessoas envolvidas no projeto, quais são as restrições desse para desenvolver o objetivo, quais são as demandas básicas para que ele possa ser colocado em prática e por fim, o que está vinculado ao cumprimento dessa meta.

Em seguida, deve-se determinar um indicador que irá contribuir para que se atinja o objetivo pensado. Como exemplo, para o aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 10 meses em cima dos produtos e serviços.

Leia também: O que é Coaching? E como ele pode me apoiar em minhas metas?

Seja realista e determine um prazo

Como terceira parte do processo, deve-se ter uma meta realista, ou seja, essa meta deve ser atingível ou alcançável, pois o correto é ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível.

Na quarta parte temos o que é relevante, ou seja, o que permite entender que as metas precisam ser realmente relevantes ou importantes. Não é interessante criar metas que não façam sentido e que não venham a gerar evolução pessoal ou empresarial.

Por fim, é preciso determinar um tempo para que essa meta seja cumprida. Estabelecer uma meta sem prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo.

Leia também: Construindo Metas no Coaching Pessoal