Já se foi o tempo em que a importância da comunicação se restringia à nossa fala e movimentos corporais para nos relacionar e atingir objetivos. Todos os dias temos inovações e, agora, além dos canais antigos, podemos nos comunicar de formas distintas, utilizando até mesmo a tecnologia a nosso favor.


Qual a importância da comunicação para criar conexões e alcançar alvos?

Mais do que nunca, a importância da comunicação está ligada a criar conexões e atingir seus objetivos. Afinal, você pode ter muitas habilidades técnicas, mas, se não souber como expressá-las, não serão úteis. É preciso saber comunicá-las.


Ou seja, desenvolver essa expertise pode ajudar você a se conectar com pessoas e, mais do que isso, chegar mais perto dos seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.


Passos simples para desenvolver sua comunicação interpessoal

Quando o assunto é comunicação interpessoal, há muito mais para trabalhar do que somente a fala. Veja alguns passos que vão cooperar com sua comunicação!


Faça uma autoanálise e descubra seus pontos fracos

Tire um tempo para fazer uma autoanálise e identificar seus pontos fracos. Você pode fazer uma lista com alguns tópicos e dar notas para si mesmo de um a cinco. Por exemplo:


  • vocabulário: 3,5;

  • linguagem corporal: 4;

  • utilização de redes sociais: 2;

  • empatia: 4.


Com base nesse estudo, terá mais facilidade para buscar desenvolvimento para os pontos mais fracos.


Desenvolva seus conhecimentos e vocabulário

Você não precisa saber de tudo, afinal, não é possível ser um especialista em muitas áreas. Porém, procure estar por dentro das notícias atuais, conhecimentos gerais e assuntos comuns à sua área de atuação.


Ter conteúdo para se comunicar é um dos pontos principais para criar conexões, pois impulsiona a identificação, tornando conversas naturalmente mais agradáveis e fluidas.


Não esqueça da linguagem não-verbal

Lembre-se de que não somente suas palavras e ideias têm poder de expressão. A importância da comunicação também está relacionada ao seu corpo, à forma como você se porta nas mais diversas situações.


Por exemplo: conversar sem olhar nos olhos pode ser um sinal de timidez, ou mesmo desinteresse. A postura enquanto fala também transmite uma imagem a quem está próximo a você.


Podemos ir um pouco mais longe. Você sabia que mesmo quando não fala, ainda sim está comunicando? Repare em como se senta - se sua postura é retraída e tímida -, veja como você chega em novos ambientes - se sorri ou está com aspecto mais sério e fechado. Todo detalhe importa e vai muito além das palavras.


Analise suas redes sociais e planeje-se

Suas redes sociais também falam muito sobre você. Elas são canais de comunicação com seus amigos e colegas, mas, além disso, também podem ser vistas por diversas outras pessoas.


Alguns recrutadores podem, inclusive, analisar seus canais digitais para buscar mais informações sobre você. Tenha um cuidado especial em verificar o que tem feito parte da sua comunicação online.


Tenha empatia

Este pode ser um dos pontos principais, pois pode ser aplicado em qualquer forma de comunicação. A empatia é crucial para criar identificação e uma conexão direta.


Faça o exercício de tentar visualizar o lado do outro, o que seria interessante para ele, o que poderia tornar uma conversa mais agradável, uma entrevista mais produtiva e uma reunião eficaz, por exemplo.


Todos os pontos acima são essenciais para mudar sua rotina. Aplique-os e você experimentará a importância da comunicação para criar novas conexões e alcançar suas metas pessoais e profissionais!


Confira outros conteúdos como este no blog da SLAC® Coaching e conheça também os nossos podcasts! Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

E-book Coaching

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!