O perfil profissional diz muito sobre o seu comportamento. Inclusive, pode explicar a forma como age ou toma decisões sobre a carreira e no dia a dia do trabalho.

Apesar de cada indivíduo possuir características próprias e específicas, é possível identificar padrões comportamentais entre eles.

No âmbito profissional, essas condutas estão atreladas também a competências técnicas e influências externas.  Esse é o conjunto que dá forma ao seu perfil profissional.

Conhecê-lo é muito importante para entender se você possui aquilo que é esperado para uma determinada carreira. Também permite identificar em quais tarefas demonstra maior habilidade e mesmo predisposição para desenvolver.

Acompanhe este artigo para conhecer quais são os principais perfis encontrados no mercado e descubra como identificar o seu.

Boa leitura!

O que é perfil profissional?

O perfil profissional é o conjunto de características presentes em um indivíduo que influenciam nas suas atitudes e decisões sobre a carreira e na jornada de trabalho.

Ele corresponde à relação entre as competências técnicas e habilidades pessoais, também sofrendo influência das experiências e vivências do mercado.Algumas características que predominam se mostram semelhantes a determinados grupos de indivíduos. Assim, os padrões identificados em cada perfil inspiram comportamentos na execução de tarefas.

Portanto, conhecê-los é importante para saber como lidar com determinadas situações e funções.

Também pode ser decisivo na escolha de uma carreira ou na mudança dela.

Quais os tipos de perfil profissional?

Vamos relacionar agora os tipos de perfil profissional mais comuns.Você certamente se encaixa em algum deles. Portanto, observe os detalhes e procure alinhar as características com as suas.

Comunicador

Se você não tem esse perfil profissional, com certeza já se deparou com alguém que tenha.

Como o nome sugere, é aquele indivíduo que tem a habilidade da comunicação. O comunicador consegue transmitir as mensagens com clareza e simplicidade, de modo que os outros compreendam.

Além de facilitar o entendimento do próximo, ele também exerce influência sobre no grupo. Por esse motivo, tais indivíduos são ótimos para desempenhar trabalhos em equipe e participar de projetos que envolvam mudanças constantes.

Os dominadores dessa competência possuem alto poder de persuasão e são capazes de motivar funcionários e contribuir com um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Planejador

O planejador é bastante metódico, detalhista e organizado. Ele tende a gostar mais de rotinas e costuma manter o seu trabalho sempre planejado.

Dessa forma, acredita que a execução seja mais tranquila, uma vez que segue à risca o que foi pré-estabelecido. As pessoas com esse perfil refletem muito sobre as ideias antes de colocá-las em prática.

Ou seja, pensam nos mínimos detalhes e só se sentem confortáveis e seguras para exercê-las quando os riscos são quase nulos e as chances de sucesso se mostram altas.

Esses profissionais gostam mais de estabilidade e são ótimos com planejamento e controle. Por essas características, possuem visão estratégica.

Executor

Ao contrário do planejador, os executores gostam mais é de tirar as ideias do papel. Eles são muito determinados e lembrados pela força de vontade com que costumam agir.Falando em agir, essa é a principal característica do executor.

Ele gosta de ação e, por isso, perder tempo com detalhes é algo que não o agrada. Assim, esse perfil compreende profissionais que não têm medo de assumir riscos.

São muito práticos e não colocam empecilhos para realizar as tarefas. Também vale dizer que não são habituados com planejamentos, por exemplo, preferindo contar com o jogo de cintura diante dos desafios que se apresentam.Esse perfil realizador e comprometido não costuma medir esforços para correr atrás dos seus objetivos e alcançar resultados.

Analítico

Sabe aqueles profissionais que identificam os errinhos que ninguém mais notou? Eles fazem parte do perfil analítico.Essas pessoas costumam ser muito atenciosas e perfeccionistas.

Por gostarem de análises, são excelentes em avaliar riscos e problemas.Assim como o planejador, o analítico também gosta de planejar e se mostra apegado a detalhes.

Para tomar determinadas ações, avalia de maneira meticulosa o cenário e as possíveis consequências. São profissionais muito críticos, inclusive com seu próprio trabalho.

Como descobrir seu perfil profissional

É possível que, em certo momento da sua vida, você já tenha realizado um teste vocacional. Eles são muito comuns durante o Ensino Médio, quando chega o momento de pensar no futuro profissional e escolher qual caminho seguir a partir dali.

Mas, esse tipo de teste não é o único modelo que pode ajudar você a descobrir o seu perfil profissional. Existem outros, como o método DISC e o teste dos bichos, que ajudam a identificar o seu perfil comportamental.

Ou seja, padrões de atitudes que interferem nas suas ações e tomadas de decisão em todos os âmbitos, incluindo o profissional. Além dos testes, você pode contar com um processo de autoconhecimento, mergulhando em seus pontos fortes e fracos para identificar o modo de agir.

Vale ainda observar o que amigos, familiares e colegas dizem a seu respeito. Questione sobre como enxergam o seu modo de agir e quais características são mais evidentes no dia a dia, diante das mais diversas situações. Isso sem falar no apoio de profissionais especializados em competências e habilidades que, além de ajudar a descobrir o seu perfil, poderão auxiliar no seu desenvolvimento. Mais à frente, vamos avançar nesse assunto e trazer uma dica importante.

Por que isso é importante?

O teste de perfil profissional é uma ferramenta de autoavaliação. Ele pode contribuir com o autoconhecimento, uma vez que permite a identificação de características e comportamentos predominantes.

Como você viu acima, os perfis profissionais são muito diferentes. Cada um deles têm atributos distintos que podem ser muito benéficos para determinadas funções e carreiras.

Entretanto, em algumas tarefas, certas condutas podem interferir negativamente.Para que não exista esse impacto, os pontos fracos podem ser corrigidos a partir do desenvolvimento de competências importantes para fazer de você um profissional completo.

Vale refletir também sobre o caso de profissionais que estão no mercado há algum tempo, mas não se sentem realizados. Isso pode acontecer porque eles ainda não descobriram as suas aptidões e, sobretudo, não sabem como aperfeiçoar suas habilidades.

Conhecer o seu perfil profissional também pode ser muito útil no início da sua carreira. Traçar seus objetivos profissionais tende a ser mais fácil quando você aceita os seus atributos e vulnerabilidades. Então, não deixe de dar esse passo.

Como o Coaching ajuda o profissional a evoluir

Até aqui, você conheceu os principais perfis profissionais e as características que compõem cada um deles. Também entendeu que as experiências e vivências podem influenciar nos padrões comportamentais.

Portanto, lembre sempre que o perfil profissional não é imutável. Você pode, sim, desenvolver novas competências e habilidades comportamentais que qualifiquem as suas ações e relações.Para isso, você pode contar com a metodologia de Coaching.

Com ela, é possível estimular cada vez mais o autoconhecimento e traçar um plano de ações para ajustar suas vulnerabilidades e ir em busca dos seus objetivos.

Conclusão

Você viu neste artigo o que é perfil profissional e de qual maneira ele se manifesta na sua carreira e em suas ações na empresa em que atua.O mais importante é entender que você pode evoluir para se tornar melhor e mais completo.

Essa é uma etapa imprescindível para atingir seus objetivos profissionais.

Para investir no seu desenvolvimento, recorra ao Coaching, uma metodologia que possui embasamento científico para maximizar a sua performance e promover resultados extraordinários.

Visite o site da SLAC® Coaching para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.

E-book Carreira

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!