Coaching e o processo de desenvolvimento humano

Fundamental para potencializar as habilidades natas de uma pessoa, além de desenvolver outras, o coaching melhora o desempenho pessoal e profissional.

As técnicas são voltadas para o indivíduo e seu universo interior, com metodologias capazes de fazer a pessoa alcançar suas realizações, obter equilíbrio nas questões pessoais e profissionais e conseguir atingir as metas. Compreendem um trabalho direcionado aos padrões emocionais e comportamentais do indivíduo, que de alguma forma o tenham “sabotado”, ou seja, foram impeditivos para ele alcançar seus objetivos.

Como funciona uma sessão de coaching?

Durante as sessões, o coach conduz uma série de perguntas e discussões que ajudam a pessoa a identificar, quais são esses problemas que impedem seu desenvolvimento pessoal, e, a partir de então, trabalha esses bloqueios, melhorando os pontos fracos e desenvolvendo aptidões.

Para isso, o coach desenvolve fortes laços de confiança para que o cliente se sinta à vontade para expor aspectos da sua vida e personalidade. Afinal, o profissional é treinado para saber fazer as perguntas corretas e, a partir daí, identificar os problemas e fazer seu trabalho.

O cliente se torna capaz de modificar comportamentos e tendências indesejadas, enfrentar e resolver problemas emocionais, financeiros e de relacionamento.

É possível, inclusive, iniciar um crescimento intelectual, despertando talentos e habilidades. Por ser um processo de desenvolvimento de competências, ou seja, da capacidade de agir, de realizar ações rumo a um objetivo, é muito utilizado por pessoas com problemas de relacionamento no trabalho.

O objetivo do coaching

No mundo profissional, o maior desafio é administrar as relações interpessoais, sendo esta uma habilidade necessária para superar crises e atuar num contexto seguro, que permita à pessoa avaliar as situações que a levaram aos momentos de crise e não repeti-las.

O processo de coaching é vital para a pessoa reavaliar seus objetivos profissionais de curto e longo prazo e traçar um plano estratégico com ações detalhadas. O indivíduo pode fazer uma leitura das suas preocupações, pressões do dia a dia, responsabilidades com a equipe e se preparar para os desafios.