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VISÃO GERAL DO
PROCESSO DE COACHING

O processo de Coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente) com foco no alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento.

As normas pelas quais o processo de Coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach, levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal, tais como neurociência e psicologia positiva, acompanhadas de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard que, hoje, servem como os principais pilares da metodologia.

A primeira parte do processo de certificação em Coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo. Este é o ÚNICO curso oficial de Coaching, no Brasil, reconhecido através dos principais órgãos de Coaching do mundo.

O QUE
DEFINE
PSICOLOGIA
POSITIVA

A Psicologia Positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência, fatores necessários para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.

O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de "Felicidade Autêntica" e "Florescer", utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos são utilizados para descrever os objetivos de todos os esforços da Psicologia Positiva, incluindo sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. 

Emoções positivas mais ricas

De acordo com Psicologia Positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman divide-as em três espécies: aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado; já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro. 

As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A Psicologia Positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores. Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas que vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. 

Já os prazeres maiores, embora também sejam momentâneos, decorrem de eventos mais complicados que os sensoriais e podem ser definidos pelos sentimentos que despertam: êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero. Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos.

O CONCEITO DO GROW

O Modelo GROW é uma das ferramentas de Coaching mais usadas pelos processos de Coaching, tanto para maximizar o desempenho das pessoas em objetivos pessoais e de carreira quanto para empresas potencializarem seus resultados.

A ferramenta destaca, estimula e maximiza o potencial interno das pessoas por meio de uma sequência de perguntas estruturadas para criar uma conversa esclarecedora e objetiva entre o coach e o coachee de forma a identificar metas, instrumentos para ação, situação atual e opções para atingir as metas. 

O modelo GROW é comprovadamente uma das melhores ferramentas para estimular a produtividade, melhorar a comunicação e, consequentemente, as demais relações interpessoais. Quando aplicado ao cotidiano das empresas, o resultado objetivo é um ambiente de trabalho mais eficiente e satisfatório para seus integrantes, atuando, portanto, sobre os aspectos micro do desempenho (estimulando o indivíduo em suas particularidades) e macro (o conjunto de esforços que reflete nos resultados da organização).  

Image ilustrativa

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DO COACHING

Algumas dicas valiosas para melhorar a sua performance e desenvolver com eficácia a sua consulta com o cliente:

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Esteja envolvido, focado e motivado com a situação do seu cliente no dia a dia

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Observe atentamente o cliente (tudo o que ele demonstra de forma verbal e não verbal).

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Mantenha uma atitude positiva e com foco na solução.

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Observe expressões, referências e palavras positivas que o próprio cliente utiliza para tirar proveito delas ao comunicar-se com ele e gerar empatia. 

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Compreenda as preocupações, os objetivos, os valores e as crenças do cliente, sobre o que ele pensa que é possível ou não fazer para melhorar as áreas vida, pessoal ou profissional

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Faça um resumo, reformule e reitere o que o cliente diz de forma que ele tenha certeza que está sendo compreendido.

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Encoraje, aceite, explore e dê reforço positivo para que o cliente exprima as suas emoções, percepções, preocupações, crenças, sugestões, os seus sentimentos, etc.

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Ajude o cliente a chegar à essência da questão, assim, evitando descrições infindáveis, é comum que eles não consigam fazer isso sozinhos.

O que não fazer durante um processo de Comunicação:

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Desviar a sua atenção para assuntos não relacionados com a situação em pauta.

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Mostrar-se distraído e pouco interessado.

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Pensar que é capaz de antecipar aquilo que o cliente vai dizer ou que já conhece o desfecho da situação que ele está relatando.

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Fazer juízo de valor em relação ao que está ouvindo.

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Transmitir postura, gestos ou expressões que inibam a expressividade do coachee.

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Anotar revelações delicadas do cliente sem a devida discrição diante dele. Isso pode inibi-lo. 

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Olhar para o relógio sem a devida discrição para ver o tempo que falta para terminar a sessão. Uma dica é ter um relógio colocado num ponto estratégico da sala, ou conseguir olhar para o relógio do cliente.

Papel essencial no processo de Coaching: rapport

Essa palavra é original na língua francesa, remete a sincronização, harmonia, afinidade, concordância. O termo foi adotado por psicólogos americanos para batizar uma técnica de comportamento: a capacidade de criar conexão com outra pessoa, para compartilhar interesses e sentimentos em comum, seja para trabalhar, conversar, amar, constituir família ou realizar grandes planos.

Com o rapport, o indivíduo pode se colocar no lugar da outra pessoa com quem conversa ou se relaciona, relaxando e gerando empatia. O interlocutor se sente seguro, observando que o outro pensa como ele e então se sente mais tranquilo para aprofundar a conversa e o relacionamento. Quando essa atmosfera de confiança mútua se estabelece, você ganha um parceiro para uma boa amizade, sociedade, amor, militância ou empreendimento.

O verdadeiro rapport não pode ser forçado e, às vezes, depara-se com pessoas que parecem não querer criá-lo conosco, nesse caso, é melhor decidir até que ponto convém investir energia no relacionamento.

Entenda a
diferença de
Coaching e
demais
processos:

CONSULTORIA:

É o ato de um cliente fornecer, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões ou estudos a um especialista contratado para que este auxilie, apoie e oriente o trabalho.

TERAPIA:

Meio ou método utilizado para tratar determinada doença ou estado patológico, para isso, utilizando questões do passado da pessoa.

TREINAMENTO:

Ação de ensinar alguém a realizar determinada tarefa ou chegar ao resultado esperado.

ACONSELHAMENTO:

É o ato de tentar persuadir ou convencer uma pessoa a fazer algo. Recomendar alguém a fazer algo.

MENTORING:

É feito por um profissional que tem muita experiência em sua área de atuação e que é designado a aconselhar alguém que esteja iniciando em uma determinada área.

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