Escrito por Sulivan França - 13 de Novembro de 2019

Ter pensamentos positivos é o primeiro passo para alcançar os nossos objetivos. Afinal, nada é impossível, basta querer. Esta afirmação, tão disseminada, nos leva a crer que todas as pessoas têm potencial para alcançar os objetivos almejados, claro, caso sejam feitos investimentos internos.

Ou seja, é preciso se dedicar aos estudos, às tarefas profissionais e também à relação com outras pessoas, sejam com amigos ou familiares. Um indivíduo racional em suas atitudes sabe a hora certa de seguir adiante, em busca de seus sonhos.

A mente é, definitivamente, a "máquina" mais poderosa e sofisticada que já foi criada. Diante disso, procurar mantê-la abastecida todos os dias com energia positiva certamente é uma boa estratégia. No entanto, a atitude de cultivar o pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns enquanto que para outras é uma tarefa que deve ser exercitada. Se pensamentos positivos atraem coisas boas, como cultivá-los

No entanto, especialistas de diversas áreas afirmam que manter uma visão com foco no lado bom das situações auxilia o indivíduo a se sentir bem e, consequentemente, também contribui para uma melhora geral na saúde. Em outras palavras, a forma como você enxerga a vida faz toda a diferença. Você já deve ter notado as diferenças entre um dia em que está pensando positivo e outro em que tenha acordado com o "pé esquerdo". 


A arte do pensamento positivo

O copo está meio cheio ou meio vazio? Muitas vezes, tudo vai de como encaramos nossos desafios diários. Aprender a ver o lado bom das coisas não mudará seu mundo, mas provavelmente vai auxiliar a dissipar muitas nuvens densas que possam estar pairando sobre ele.

O pensamento positivo pode vir das fontes mais variadas e a vida é um excelente manancial tanto de bons como de maus momentos. Cabe a cada um de nós selecionar aquilo em que preferimos colocar mais nossa atenção. 

Exercite alterar a maneira como vê os fatos ao seu redor. Imagine que você se prepara para um dia de trabalho e nota que o pneu do carro está furado. Naturalmente, ninguém fica feliz quando se depara com algo assim. Mas pare e reflita: e se em vez de focar no pneu furado "nesse dia", você pensar nos outros 364 dias do ano em que ele esteve à sua disposição, sem furos? 

Assim que isso for aprendido e cultivado, mude suas rotinas. Agradeça mais a vida. Uma vez que o hábito de viver de uma forma mais positiva estiver cultivado, mude seus pensamentos.

Procure refletir mais sobre o que ocorre de bom para você. Alcançar este patamar de compreensão sobre a própria vida, no entanto, não é tarefa fácil. Mas também não é impossível. 

Especialistas em comportamento humano afirmam que ter pensamentos positivos é o primeiro e o mais importante passo para que as metas estipuladas sejam cumpridas. Isso porque em nada adianta auxílio profissional, dedicação e estudos se não há a vontade de se tornar uma pessoa melhor.


O poder do pensamento positivo

Manter bons pensamentos faz bem também para o corpo, conforme diversos estudos recentes têm apontado. O positivismo aumenta a imunidade do ser humano e auxilia no tratamento de doenças severas, como o câncer. Já as pessoas que têm pensamentos positivos são menos propícias a ficarem doentes.

Para manter a confiança e os pensamentos positivos, é preciso:

- Querer ser positivo;

- Saber se planejar e ter visão de futuro;

- Praticar o sorriso e o bem-estar;Manter bons relacionamentos com amigos e familiares;

- Estar disposto a encarar novas oportunidades.


Como ter pensamentos positivos no mundo corporativo

No mercado de trabalho, a pior situação é quando o indivíduo se acomoda. Ele chega a um nível profissional no qual o salário é suficiente para se alimentar, morar bem e ter certo conforto, mesmo sem chegar ao ápice da carreira e das conquistas pessoais.

O problema é que a competitividade está cada vez mais alta, e os bons empregos mais raros. Por isso, é preciso se manter engajado e motivado para exercer as funções profissionais com maestria. Nas grandes corporações, gestores buscam em detalhes melhorar a relação entre os colaboradores, tornando-os mais felizes para obter mais lucro.

É neste cenário que entra o papel do motivador profissional, também conhecido como coach. Este especialista, cada vez mais demandado, é capaz de compreender os anseios de seu cliente (o coachee) e auxiliá-lo ao encontro de suas potencialidades. Além disso, organiza as metas a serem cumpridas até chegar ao objetivo necessário, mas desde que o cliente queira. Pensamentos negativos, neste momento, inviabilizam todo o processo de Coaching.


Atenção: o que não é Coaching!

Coach não é médico psiquiatra e nem psicólogo, embora seja comumente confundido com estes especialistas. Diferente deles, o coach não trabalha com a cura de problemas profissionais, somente induz a pessoa a buscar soluções para suas angústias, aumentando, desta forma, o desempenho das funções atribuídas e o bem-estar.

E isso também vale para a vida pessoal, afinal, também é preciso ter foco e interesse para estudar, se preparar para um concurso público, ou ainda constituir uma família e ter filhos.

Há dois campos de especialização dentro do treinamento coaching que trata destas situações. O primeiro é o Executive Coaching, e o segundo, o Life Coaching. Ambos devem ser bem ministrados por profissionais gabaritados, para que os resultados apareçam de forma significativa.


Os melhores coaches

No Brasil, existem várias escolas formadoras de motivadores profissionais, embora apenas uma tenha curso de pós-graduação, que também é um MBA em Coaching, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Este é o caso da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), com sede em São Paulo, onde está montado um verdadeiro centro de excelência e pesquisas na área, reconhecida por órgãos internacionais. A escola atende às maiores empresas do Brasil, como os Correios, Sabesp, Rede Globo e Grupo Votorantin. É ainda responsável por formar os melhores profissionais do mercado dentro desta área. Ao todo, são mais de 35.000 pessoas já atendidas pelo seu corpo docente.

Conheça mais o trabalho da SLAC Coaching.

E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!