O que é líder coach?

Líder coach é um gestor que encara o dia a dia no trabalho como se fosse um processo de coaching, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos.

Esse profissional não se limita a uma posição que ocupa na empresa e sabe que liderança é, acima de tudo, uma questão de atitude e se destaca em aspectos como capacidade de liderar e tomadas de decisão rápidas e eficientes.

Essa pessoa deve ter iniciativa e criatividade, sendo exemplo de conduta tanto na vida profissional como pessoal. Uma das principais características do líder coach é a liderança servidora, que apoia sua equipe a superar metas e objetivos previamente estabelecidos, dando suporte aos liderados. Esse profissional sempre antecipa as tendências do mercado, conhecendo bem sua equipe e se reparando para resolver conflitos ou enfrentar desafios.

O líder coach dá suporte para o desenvolvimento individual da equipe e, ao invés de encaminhar os funcionários para treinamentos planejados e conduzidos pelo RH, ele mesmo assume essa responsabilidade, direcionando as pessoas para o aumento de performance.

O líder coach confia em seus colaboradores

Mas embora apoie, mostre o caminho e ajude a equipe na busca de soluções próprias, ele deixa os funcionários construírem seu próprio caminho e se tornarem responsáveis por suas próprias decisões.

Por ser um líder na concepção da palavra, não apenas um chefe aceito por imposição hierárquica, ele faz primeiro e depois cobra. Ou seja, aplica em si mesmo os conceitos que prega em suas atitudes cotidianas.

O líder coach sabe o que quer, como comunicar e, com isso, consegue engajar todos no mesmo propósito. Enquanto um chefe tradicional não se preocupa em desenvolver uma meta comum e forma uma equipe que se perde no individualismo das pessoas, o líder coach une os funcionários em um time e eles sabem o que os devem fazer e os resultados que precisam atingir. Este tipo de líder está sempre à disposição para apoiar e dar suporte.