Traços comportamentais podem identificar potenciais terroristas

Com os recentes ataques ao redor do mundo, muitos brasileiros têm se preocupado com a possibilidade disso se repetir no Brasil.

Um dos testes de fogo ocorreu durante as Olimpíadas em 2016, quando a segurança do evento foi reforçada e mais de 85 mil profissionais, sendo 47,5 mil deles vindos da Força Nacional de Segurança estavam nas ruas para proteger os turistas. Mas será que aumentar o policiamento nas ruas é o suficiente para deixar a população e os turistas mais tranquilos? A reposta é sim e não.

Por mais que a segurança esteja reforçada, há algumas dicas importantes que cada pessoa pode tomar para se precaver. Ficar ligado a tudo e a todos é uma boa saída. Se você encontrar ou passar por alguém que esteja agindo diferente, fique atento. Alguém com casaco ou toca quando o clima está quente pode sim ser um suspeito. Mas não só isso.

Indentificando comportamentos suspeitos

Algumas ações também devem ser observadas com atenção nesse período. Uma pessoa nervosa e que esteja olhando para todos os lados sem motivo aparente pode ser um indicativo. Se você estiver em um transporte público e alguém deixar uma mala, saia imediatamente do local e avise a polícia o mais rápido possível. Temos que ajudar no que pudermos.

Mas existe algum motivo para que esses suspeitos ajam dessa forma? Muitas vezes, as pessoas mais suscetíveis a agir desta forma são as que passaram por problemas na infância ou foram vítimas de bullying.

Pessoas que já sofreram de alguma forma podem enxergar esse momento como uma vingança. Eles vão agir assim para diminuir a raiva que estão sentindo por terem sofrido tanto no passado.

Confira uma reportagem que fiz sobre como reconhecer comportamentos suspeitos nas pessoas para a Record News.

Coaching, uma metodologia baseada em comportamento

Identificar o perfil comportamental é apenas uma das atribuições de um coach. Porém é uma ação indispensável para um processo de coaching bem sucedido, já que as pessoas respondem de forma diferente a cada situação vivenciada. Conheça a formação em Life Coaching da SLAC Coaching e aprenda não apenas a identificar perfis comportamentais, mas a lidar com cada um deles.