Escrito por Sulivan França - 20 de Novembro de 2017

O gestor coach é aquele que direciona os funcionários de uma empresa na busca por foco profissional e pessoal, gerando resultados surpreendentes para as organizações corporativas. Isso é importante porque os investimentos em tecnologia ou estrutura, embora aumentem a produtividade, não são suficientes caso os funcionários não contribuam da forma esperada.

O empenho abaixo do esperado pode ter várias causas, como falta de expectativas com crescimento dentro da empresa, salários baixos ou mesmo problemas na vida pessoal.

O papel do gestor

Os profissionais envolvidos em gestão devem entender como os funcionários pensam e o que esperam da empresa. Conhecê-los melhor e descobrir seus potenciais é uma alternativa para direcionar suas atividades, aumentar a motivação e permitir novas possibilidades na carreira.

O gestor coach atua direcionando os funcionários na busca por foco pessoal e profissional, colaborando para a construção de um ambiente harmônico no trabalho.

Cargos de gerência e aspectos comportamentais

A maioria dos gerentes possui grande capacidade técnica para o que fazem, mas geralmente tem deficiências relacionadas a aspectos comportamentais, ou seja, entendem pouco do comportamento humano.

Líderes diferem-se de gestores por terem um ótimo domínio comportamental, habilidade decisiva para inspirar pessoas a trabalhar e a desenvolver seu potencial.


Confira abaixo a palestra "Gestor Coach: uma necessidade em tempos de crise e mudança"apresentada pelo presidente da SLAC® Coaching e apresentador do programa Foco & Gestão, Sulivan França, durante o CONARH 2015



O coaching como ferramenta de gestão

Vale ressaltar que a responsabilidade por administrar empresas ou departamentos hoje não é mais uma necessidade burocrática, focada na saúde financeira e bom andamento dos setores. Na boa gestão, os colaboradores são peças vitais para a engrenagem, precisando ser compreendidos e motivados.

O coaching é o caminho ideal para as pessoas se tornarem mais produtivas, por intermédio de metodologias que abordam diversos aspectos como visão e missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial.

Leia também: O que é liderança?

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