Escrito por Sulivan França - 22 de Novembro de 2017

A gestão de pessoas envolve todos os seres humanos integrantes de uma corporação, sendo indispensável para seu sucesso.

Existem diferentes características de pessoas ideais para a função de gestor – enquanto uns preferem funcionários com mais experiência e conhecimento de mercado, outros optam por líderes mais jovens. Mas os especialistas recomendam que haja equilíbrio, a gestão de colaboradores eficaz envolve treinar, recompensar de forma justa e motivar todos da equipe para atingir as metas da empresa.

Os pesquisadores Vanessa Aparecida Almeida e Idalberto Chiavenato, defendem que a gestão de pessoas é fundamental para toda e qualquer empresa que depende exclusivamente das pessoas para se desenvolver e ter sucesso.

Assim, enquanto os proprietários são focados na sobrevivência da corporação, no crescimento, produtividade, redução de custos, qualidade, participação no mercado e clientes, os funcionários esperam receber bons salários, melhores benefícios, segurança no trabalho, satisfação, respeito e oportunidade de crescimento.

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A importância de se preocupar com os funcionários

É fundamental se preocupar com os funcionários, pois são eles que irão garantir total crescimento interno e externo da corporação. As empresas devem se preocupar com o desenvolvimento intelectual e psicológico das pessoas, fornecendo capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional.

O sucesso ou fracasso de uma corporação depende dos funcionários, que trabalham para que todos os objetivos sejam estabelecidos, na espera de receber remuneração e benefícios justos, que os incentivem no desempenho de suas funções.

Os passos para uma boa gestão de pessoas

Alguns passos podem ser seguidos para uma boa gestão, como planejar de forma clara e precisa sobre a atividade da empresa, o que deseja alcançar e como ela quer alcançar. As pessoas precisam entender que qualquer decisão precisa ter um direcionamento.

Além disso, a estrutura organizacional deve estar bem clara para os colaboradores, cada um precisa saber seu papel e suas responsabilidades.

Deve haver, também, definição exata das qualidades necessárias para a execução de cada atividade, facilitando para que cada funcionário saiba o que precisa para executar bem sua função, facilitando, também, a avaliação de erros e acertos no processo.

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