Quais são os benefícios do rapport?

Com o rapport, o indivíduo pode se colocar no lugar da outra pessoa com quem conversa ou se relaciona, relaxando, gerando empatia. O interlocutor se sente seguro, observando que o outro pensa como ele e então se sente mais tranquilo para aprofundar a conversa e o relacionamento. Quando essa atmosfera de confiança mútua se estabelece, você ganha um parceiro para uma boa amizade, sociedade, amor, militância ou empreendimento.

rapport não deve ser usado para manipular pessoas e tirar vantagem. Se o outro perceber que você tem esse fim, jamais se sentirá à vontade e seguro ao seu lado, o resultado será oposto.

Como o rapport é uma espécie de catalisador da colaboração, quem possuir capacidade de criá-lo é um comunicador competente, porque é através dessa conexão que se abrem novos campos e possibilidades.

A importância do rapport

Ao criar rapport com alguém, tudo o que você compartilhar com essa pessoa fluirá melhor. O verdadeiro rapport não pode ser forçado e às vezes nos deparamos com pessoas que parecem não querer criá-lo conosco, nesse caso é melhor decidir até que ponto convém investir energia no relacionamento.

Para ajudar as pessoas a criar rapport conosco devemos ser fiéis a nós mesmos na medida do possível e do apropriado. Se não souberem exatamente a qual vertente de nossa personalidade podem se conectar, as pessoas terão dificuldade de desenvolver rapport conosco.

Nas conversas, convém utilizar mais a palavra sim que não e um certo humor ajuda a descontrair. Mas é preciso cuidado para não fazer graça à custa dos outros, mesmo que não estejam por perto. Isso dá à pessoa com quem estamos falando o direito de supor que poderíamos fazer o mesmo com ela.

Esse tipo de comportamento tende a afastar as pessoas, ele não cria rapport, mas sim destrói.