A diferença entre coaching pessoal e profissional

Enquanto o coaching pessoal apoia as pessoas em algum momento de sua trajetória, para definição de metas e objetivos fundamentalmente na vida particular, o coaching profissional é indicado para empreendedores e pessoas que exercem cargos de liderança, entre eles executivos hierarquicamente elevados, como diretores, gerentes e gestores, para que sejam desenvolvidas competências em benefício da empresa. Geralmente, o foco é aumento de produtividade e de satisfação profissional.

O coaching profissional dá suporte aos executivos se tornarem produtivos no trabalho, tendo mais valor para a organização e maximizando seu desempenho.

Por meio de metodologias complexas, aborda diversos aspectos como definição de metas, realizações, visão e missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial. Esse processo proporciona resultados factíveis, ampliando o volume de negócios, produtividade, aumentando a satisfação no trabalho e o valor da organização.

Já o coaching pessoal é focado no indivíduo e seu universo interior, apoiando a pessoa para que ela perceba que pode alcançar suas realizações, obter equilíbrio nas questões pessoais e profissionais e conseguir atingir suas metas.

Suas técnicas incluem um trabalho focado nos padrões emocionais e comportamentais do indivíduo, que de alguma forma o tenham “sabotado”, ou seja, foram empecilhos para que ele alcançasse seus objetivos.

A importância da relação de confiança

Durante as sessões, o coach traz uma série de perguntas que dão suporte a pessoa na identificação dos problemas que impedem seu desenvolvimento pessoal, e a partir daí contesta esses bloqueios, melhorando os pontos fracos e desenvolvendo aptidões.

Durante as sessões de coaching, é natural que o coach desenvolva fortes laços de confiança com o cliente e o faça se sentir à vontade para expor aspectos da sua vida e personalidade. O cliente se torna capaz, assim, de modificar comportamentos e tendências indesejadas na esfera pessoal e profissional, enfrentando e resolvendo problemas emocionais, financeiros e de relacionamento.