Não faltam razões para realizar dinâmicas de grupos para empresas. Mas a principal delas está relacionada ao maior patrimônio do ambiente corporativo: os colaboradores.

Como você sabe, toda empresa é formada por um time de pessoas. Para que esse time obtenha êxito em suas ações e realizações, é necessário que exista ali um excelente trabalho em equipe

Ou seja, é a dinâmica de trabalho em equipe a engrenagem que faz um grupo de pessoas agir com clareza e com sucesso.

A partir do momento em que existe uma eficiente dinâmica para trabalho em equipe, qualquer grupo de pessoas adquire a capacidade para manter o foco em atingir um objetivo em comum. 

É nesse contexto que, para alcançar uma melhor performance de um determinado time de profissionais, as dinâmicas de grupo se configuram em elemento de suma importância.

Falaremos mais sobre elas ao longo deste artigo.

Então, se o tema é do seu interesse, não deixe de acompanhar até o final.

Boa leitura!

OBJETIVO DAS DINÂMICAS EM GRUPO NO TRABALHO 

As dinâmicas de trabalho em equipe abordam todas as perspectivas que um grupo de pessoas necessita para realizar um determinado trabalho. 

Sendo assim, por meio delas, é possível, para profissionais de recursos humanos, coaches (e também para quem não é coach) conhecer o potencial conjunto de uma determinada equipe de trabalho, assim como o próprio potencial individual de cada membro do time.

As dinâmicas de grupo para empresas servem como um parâmetro para obter uma melhor atuação das pessoas.

Afinal, por meio delas, é possível ter em mente qual a característica comportamental e emocional de cada integrante, facilitando o trabalho do líder, no sentido de ter uma melhor noção sobre como se aproximar e também comunicar as suas ideias e sugestões.

Elas servem também como propósitos múltiplos, podendo ser úteis tanto para enfatizar momentos de descontração, oportunidades para desinibir e instantes de motivação, entre outros objetivos. 

Ainda que a atividade conte com propósitos variados e métodos diferenciados, a essência objetiva de uma dinâmica de trabalho em equipe é promover a boa relação e a eficiência de um time que constitui uma organização.

DINÂMICA E TRABALHO EM EQUIPE

Por meio das dinâmicas de trabalho em equipe, as empresas encontram subsídios que possibilitam, também, a capacidade de dar valor e de proporcionar maior confiança para os seus funcionários.

Dessa maneira, é gerado um ambiente de trabalho harmonioso e com muito mais chances de êxito.

Como resultado das dinâmicas, os funcionários passam a se sentir mais motivados para realizar tarefas e, especialmente, para sugerir ideias.

É uma mudança de postura que contribui para que a empresa tenha maior possibilidade de crescimento.

Entre as técnicas das dinâmicas de grupo, podemos destacar as conversas, além das atividades de caráter mais lúdico, que envolvem jogos, desafios e resolução de problemas, entre outros formatos. 

A partir deste tipo de exercício, muitos colaboradores que contam com um perfil mais introspectivo podem exercitar a sua desenvoltura. 

Além disso, uma dinâmica de grupo conta também com um papel fundamental no momento da contratação de um funcionário, pois ela permite avaliar como o candidato corresponde e atua diante de um trabalho em equipe. Sempre lembrando que esse é um aspecto essencial para o bom andamento de qualquer empresa.

As dinâmicas, de uma maneira geral, devem observar o perfil adequado do cargo a ser ocupado. É um cuidado que possibilita a quem conduz a atividade observar de forma mais atenta o candidato e fazê-lo por meio de um prisma mais objetivo.

Dentro do contexto das dinâmicas, existem várias categorias, cada uma voltada a obter um tipo de comportamento dos participantes. 

Podemos citar as dinâmicas de avaliação, motivação, integração, apresentação e conhecimentos.

DINÂMICAS EM GRUPO SÃO IMPORTANTES PARA EMPRESAS

Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido o quão vantajosas são as dinâmicas de grupos para empresas.

São atividades que têm por objetivo detectar os potenciais e também os pontos falhos de um funcionário e, assim, auxiliá-lo para obter uma melhora. 

Isso acontece por meio de jogos, por exemplo, que são atividades espontâneas, limitadas por regras como tempo e estratégias.

Tudo contribui para fazer com que se revelem as características de seu caráter, bem como das suas ações comportamentais diante de alguma adversidade.

As dinâmicas de grupo compreendem um momento singular, em que os funcionários podem demonstrar com maior facilidade as suas qualidades e também o seu empenho.

É uma atividade de grande utilidade e que serve como um evidente auxílio na realização de trabalhos em equipe, além de identificar como a pessoa age em grupo. 

Isso ocorre porque, nas dinâmicas, há maior flexibilidade e participação efetiva na busca de resultados, tudo isso por meio de ações que visam inovar processos e métodos de cunho organizacional.

Vale lembrar, inclusive, que o homem, por si só, jamais poderá ter subsídios para alcançar o progresso e o sucesso. Nesse contexto, é fundamental agir e estar entre outros para agregar conhecimentos e possibilidade de crescer ainda mais. 

As dinâmicas de grupo conseguem promover esse resultado.

AS VANTAGENS DO TRABALHO EM EQUIPES

O trabalho em equipe é responsável por garantir que o sucesso de uma empresa seja alcançado. E as dinâmicas de grupo, nesse sentido, funcionam como ferramentas de extrema eficiência.

Entre as suas vantagens, é possível destacar: 

- Melhor aproveitamento dos talentos individuais.

- Utilização de novas abordagens e soluções para problemas mais antigos.

- Maior criatividade aos serviços de projeto.

- Evidente motivação para atingir as metas propostas.

- Exercícios para perder a timidez e o inconveniente medo de falar em público.

- Maior possibilidade de troca de experiências.

- Ganho evidente na produtividade da empresa.

- Prazer em trabalhar.

- Melhor relação com colegas de trabalho.


Vale salientar também que toda a dinâmica de grupo permite observar como cada funcionário exerce a comunicação com o outro. 

Nesse caso, podem surgir fatores inibidores que em, algumas circunstâncias, são capazes até de atestar a falta de potencial dos candidatos a um determinado cargo. 

No entanto, é salutar ter em mente que uma dinâmica de grupo tem a possibilidade de estabelecer e criar as condições necessárias de percepção referente a algum conceito ou ação.

Em vários momentos e situações, determinadas iniciativas e ações com criatividade são conceitos de notória importância para obter uma melhor seleção de candidatos. 

Dessa maneira, por meio das dinâmicas que dão ênfase para o trabalho em grupo, é possível alcançar todas condições ideais para atender aos requisitos exigidos para uma vaga aberta.

Além disso, a equipe e também o gestor de RH contam com todos os subsídios necessários para efetuar uma avaliação precisa, de acordo com a capacidade que cada participante possui. 

Ou seja, os participantes da dinâmica de grupo encontram nela a oportunidade para apontar objetivos claros, demonstrar as suas qualidades e aspirações e até mesmo inspirar outros colegas. 

Isso é muito comum, tornando possível que todos os funcionários e membros de uma determinada equipe possam se conhecer melhor.

QUAIS OS TIPOS DE DINÂMICAS 

Existem uma ampla variedade de técnicas de dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas por gestores e profissionais de recursos humanos. 

Algumas são bem simples, mas eficientes para serem aplicadas em equipes compostas por uma maior quantidade de pessoas.

Vamos a elas!

TÉCNICA DE INTEGRAÇÃO

A técnica da integração permite uma ampla análise do comportamento pessoal e também coletivo do grupo.

Isso acontece a partir de exercícios de caráter bem específico, que possibilitam compartilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.

Além disso, a técnica de integração favorece um melhor trabalho de interação, comunicação e até sanar divergências que possam ocorrer com um determinado grupo.

A técnica de integração auxilia o indivíduo a ser visto pelos demais colegas com mais clareza e maior papel de atuação. 

Essa é uma das técnicas mais comuns, pois ela visa a troca de experiências. 

Nesse caso, destaca o diálogo profundo e assegura sempre uma melhor relação de convivência. 

Os exercícios propostos pelas técnicas de integração fazem com que as pessoas possam refletir acerca das suas atitudes, de como se comportam em relação aos outros e também com a empresa da qual fazem parte.

TÉCNICA DE CAPITAÇÃO 

A técnica de capacitação também é um tipo importante de dinâmica de grupo. 

Ela apresenta uma notória eficiência quando é trabalhada com indivíduos que já contam com alguma prática de animação de grupo. 

Além disso, permite uma melhor revisão, uma ampla comunicação e também uma percepção mais ágil do que fazem os funcionários, bem como permite que eles conheçam com mais propriedade a realidade da qual fazem parte.

Vale também destacar que a técnica de capacitação pode ampliar a capacidade de escutar e também de observar.

É um exercício que facilita o trabalho dos gestores, de modo que possam orientar com maior eficiência o trabalho do grupo, sempre de forma mais clara e com um caráter objetivo.

TÉCNICA DE RELAXAMENTO E ANIMAÇÃO

Outra técnica que deve ser levada em conta como uma eficiente iniciativa envolve relaxamento e animação. 

Esse tipo de dinâmica de grupo tem como principal objetivo sanar as tensões do ambiente de trabalho, soltando e liberando o corpo, trazendo alívio tanto para o aspecto físico quanto para o campo emocional e psicológico.

A técnica de relaxamento e animação possibilita ainda instantes de reflexão, os quais o funcionário volta para si em um processo de maior introspecção, refletindo acerca da sua função dentro do ambiente corporativo e também se situando diante dos seus colegas e demais integrantes da equipe.

A dinâmica tem como foco sanar todo o cansaço proporcionado pelos dias e pelo volume de trabalho.

Dessa forma, mostra-se útil para sanar transtornos, como a ansiedade, o nervosismo e a fadiga, permitindo um encontro de caráter mais ativo e também bem mais produtivo.

As técnicas de relaxamento ajudam colegas que se conhecem pouco, tornando o ambiente de trabalho menos frio e com um caráter mais pessoal e descontraído. 

Também demonstram eficiência quando são utilizadas para efetuar um necessário rompimento de um ambiente muito impessoal. 

Além disso, são úteis para os momentos em que é necessário retomar uma determinada atividade, o que exige descanso e descontração.

Não resta dúvidas de que o cérebro humano funciona muito melhor após esse tipo de atividade, o que também permite que falhas no ambiente de trabalho sejam reduzidas ao máximo.

TÉCNICA DE APRESENTAÇÃO

Outra dinâmica de grupo bastante utilizada é a técnica de apresentação. 

Por meio dela, especialmente em grupos que estão ainda em processo de conhecimento, é possível criar um ambiente de menos estranheza e com maior receptividade. 

Além disso, ela é ideal para apresentar colegas novos que estão ingressando no ambiente de trabalho.

Outra característica é o autoconhecimento. Ou seja, graças a essa dinâmica, o funcionário tem a possibilidade de fazer uma profunda reflexão a respeito até mesmo do seu próprio comportamento.

É o que permite descobrir, por meio de indagações, quem ele é, quais são os seus objetivos como profissional e também como pessoa, o que ele faz, como e por que escolheu tal profissão, quais são os seus gostos, os seus sonhos e também as suas aspirações. 

Por meio da técnica de apresentação, a pessoa tem a oportunidade de se soltar, de retirar as suas amarras e, assim, apresentar as suas características e propostas.

TÉCNICA QUEBRA-GELO

Dentro das dinâmicas de grupo para empresas, existe ainda a técnica conhecida como quebra-gelo. 

Ela é essencial para ser aplicada em grupos que ainda estão em fase de conhecimento.

A técnica de quebra-gelo pode funcionar por meio de brincadeiras, jogos simples e até mesmo por atividades que consigam resgatar elementos infantis e emocionais dos envolvidos. 

Graças à técnica de quebra-gelo, as dinâmicas de grupo adquirem um caráter mais lúdico e jovial, alcançando também um momento de descontração. 

De forma geral, ela é essencial para romper com os comportamentos mais tímidos de pessoas mais acanhadas.

A DINÂMICA DE GRUPO PARA DERROTAR A TIMIDEZ

Algumas pessoas podem apresentar algum desconforto diante de uma dinâmica de grupo, especialmente porque possuem um perfil mais introvertido e reservado. 

Alguns indivíduos se sentem pouco à vontade para falar sobre si em público ou, até mesmo, para expor alguma ideia. 

Em casos como esse, é pertinente que tais indivíduos tenham em mente que o real intuito de uma dinâmica é justamente promover um melhor relacionamento.

Além disso, é salutar destacar que as dinâmicas de grupo são excelentes para romperem com o perfil acanhado, uma vez que a timidez excessiva é prejudicial para a vida profissional de qualquer pessoa.

Na verdade, dependendo de como a dinâmica de grupo é aplicada, até mesmo o indivíduo mais tímido passa a se sentir mais solto, mais à vontade e apto para expor mais as suas opiniões e se tornar mais ativo no ambiente de trabalho.

DINÂMICAS DE GRUPO EM VÁRIOS SEGMENTOS

É interessante destacar ainda que as dinâmicas de grupo, por causa da sua evidente versatilidade, possuem características que se encaixam em variados segmentos. 

Há dinâmicas que podem muito bem ser voltadas para um determinado funcionário obter maior sucesso no ramo de vendas. 

Também há dinâmicas de grupo que possuem a capacidade de despertar dons de liderança em administradores e demais gestores, assim como outras destinadas para aprimorar o trabalho em equipe dentro de uma empresa.

Enfim, a quantidade e o tipo delas são variados. Em todas, porém, a aplicação é muito importante para o desenrolar de qualquer atividade.

EXEMPLO DE DINÂMICA DE GRUPO

Vamos trazer agora um exemplo bem prático de dinâmica de grupo para consolidar um trabalho em equipe.

Você pode chamá-la de: Transforme sonhos em realidade.

Funciona assim:

Divida a equipe em grupos.

Estipule uma determinada missão para os grupos divididos.

Aponte que o objetivo dos grupos poderá ser alcançado graças à colaboração mútua entre todos os membros integrantes.

Por meio de uma simples atividade como essa, já é possível retirar algumas lições.

Por exemplo, quem possui um perfil maior de liderança, quem apresenta mais ideias, quem é um bom ouvinte de sugestões. Ou seja é possível detectar o perfil de cada integrante.

Além disso, é importante salientar, após o final de uma dinâmica de grupo, que o trabalho em equipe é o principal alicerce para o sucesso. 

Portanto, é necessário ter as ferramentas adequadas para a aplicação e uma boa dinâmica de grupo.

Nesse contexto, é válido fazer o curso PECC® - Professional Executive Coach Certification ideal para obter recursos e ferramentas por meio dos métodos de Coaching.

CONCLUSÃO

Falamos neste artigo sobre as dinâmicas de grupos para empresas.

Essas atividades podem funcionar muito bem como estímulos para o desenvolvimento.

E para dar sequência nesse processo de evolução e maximizar a performance do time de trabalho, você pode recorrer com segurança ao Coaching.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!