Escrito por Sulivan França - 04 de Maio de 2017

Há inúmeras razões para buscar dinâmicas de grupos para empresas. A principal delas está ligada ao maior patrimônio do ambiente corporativo: os colaboradores. Toda empresa é formada por um time de pessoas. Para que exista êxito em suas ações e realizações é necessário haver ali um excelente trabalho em equipe. 

Podemos afirmar que a dinâmica de trabalho em equipe é a engrenagem que faz um grupo de pessoas agir com clareza e sucesso. Quando a dinâmica é bem sucedida também promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. Algo que é essencial, pois pode ajudar a proporcionar mais qualidade de vida no dia a dia. 

Com uma dinâmica eficiente, o grupo adquire a capacidade de manter o foco para atingir objetivos comuns. Cada pessoa passa a perceber que é muito importante para o resultado final. Com isso, tende a tomar decisões melhores, por entender que faz parte de algo maior. Cada grupo de pessoas, com isso, passa a agir com maior sincronia, pois os pontos fortes individuais se tornam a fortaleza de todos os participantes. 

Dessa forma, novos desafios são encarados com mais envolvimento, uma vez que cada participante deve manter atenção a sua parte, mas sem perder o todo de vista. Cada um deverá atuar com a responsabilidade individual, no entanto, para cumprir o desafio, será sempre preciso pensar de forma coletiva. 

Por razões como essas, a dinâmica cada vez mais é indicada como uma das principais ferramentas para a gestão de pessoas. Suas vantagens podem ser aplicadas para o aprimoramento de equipes dos mais variados formatos. 


Objetivos das dinâmicas em grupo

As dinâmicas abordam as perspectivas que um grupo necessita para realizar um trabalho. Trata-se de algo cada vez mais valioso atualmente, já que indica caminhos para o indivíduo, que passa a saber o que pode fazer para se tornar uma pessoa e um profissional melhor. 

Por meio delas, é possível para profissionais de RH ou coaches conhecer o potencial conjunto de uma determinada equipe, assim como a capacidade individual de cada integrante do time. Entender as pessoas é vital para o sucesso de qualquer empresa. 

As dinâmicas servem como parâmetro para obter uma melhor atuação das pessoas. 

Elas indicam traços de comportamento e emocionais de cada um, o que apoia o trabalho do líder, que tem mais dados sobre como se aproximar e como comunicar sugestões e ideias.

 

Dinâmica e trabalho em equipe

Por meio das dinâmicas, as empresas encontram subsídios para dar valor e proporcionar confiança aos funcionários. Cria-se um ambiente harmonioso e com mais chances de êxito todos os dias. Os funcionários se sentem motivados para tarefas e sugerir ideias. 

Trata-se de uma mudança de atitude que contribui para que a empresa amplie suas possibilidades de crescimento. Entre as técnicas das dinâmicas de grupo, podemos destacar as conversas, além de atividades lúdicas, com jogos, desafios e resolução de problemas. 


As vantagens do trabalho em equipes

O trabalho em equipe é responsável por garantir que o sucesso de uma empresa seja alcançado. E as dinâmicas de grupo, nesse sentido, funcionam como ferramentas de extrema eficiência. Entre as suas vantagens, é possível destacar: 

- Melhor aproveitamento dos talentos individuais.

- Utilização de novas abordagens e soluções para problemas mais antigos.

- Maior criatividade aos serviços de projeto.

- Evidente motivação para atingir as metas propostas.

- Exercícios para perder a timidez e o inconveniente medo de falar em público.

- Maior possibilidade de troca de experiências.

- Ganho evidente na produtividade da empresa.

- Prazer em trabalhar.

- Melhor relação com colegas de trabalho.

Vale salientar também que toda a dinâmica de grupo permite observar como cada funcionário exerce a comunicação com o outro. Existe uma ampla variedade de técnicas de dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas por gestores e profissionais de recursos humanos. Vamos a elas!


Técnica de integração

A técnica da integração permite uma ampla análise do comportamento pessoal e também coletivo do grupo, o que acontece a partir de exercícios de caráter bem específicos, que possibilitam compartilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.

Além disso, essa técnica favorece um melhor trabalho de interação, comunicação e até a possibilidade de sanar divergências que possam ocorrer com um determinado grupo. Ela auxilia o indivíduo a ser visto pelos demais colegas com mais clareza e maior papel de atuação. 

Nesse caso, destaca o diálogo profundo e assegura sempre uma melhor relação de convivência. 

Os exercícios propostos pelas técnicas de integração fazem com que as pessoas possam refletir acerca das suas atitudes, de como se comportam em relação aos outros e também com a empresa da qual fazem parte.

 

Técnica de capacitação

A técnica de capacitação também é um tipo importante de dinâmica de grupo. 

Ela apresenta uma notória eficiência quando é trabalhada com indivíduos que já contam com alguma prática de animação de grupo. 

Além disso, permite uma melhor revisão, uma ampla comunicação e também uma percepção mais ágil do que fazem os funcionários, bem como permite que eles conheçam com mais propriedade a realidade da qual fazem parte.

Vale também destacar que a técnica de capacitação pode ampliar a capacidade de escutar e também de observar.

É um exercício que facilita o trabalho dos gestores, de modo que possam orientar com maior eficiência o trabalho do grupo, sempre de forma mais clara e com um caráter objetivo.

 

Técnica de relaxamento e animação

Outra técnica que deve ser levada em conta como uma eficiente iniciativa envolve relaxamento e animação. 

Esse tipo de dinâmica de grupo tem como principal objetivo sanar as tensões do ambiente de trabalho, soltando e liberando o corpo, trazendo alívio tanto para o aspecto físico quanto para o campo emocional e psicológico.

A técnica de relaxamento e animação possibilita ainda instantes de reflexão, os quais o funcionário volta para si em um processo de maior introspecção, refletindo acerca da sua função dentro do ambiente corporativo e também se situando diante dos seus colegas e demais integrantes da equipe.

A dinâmica tem como foco sanar todo o cansaço proporcionado pelos dias e pelo volume de trabalho.

 

Técnica de apresentação

Outra dinâmica de grupo bastante utilizada é a técnica de apresentação. 

Por meio dela, especialmente em grupos que estão ainda em processo de conhecimento, é possível criar um ambiente de menos estranheza e com maior receptividade. 

Além disso, ela é ideal para apresentar colegas novos que estão ingressando no ambiente de trabalho.

Outra característica é o autoconhecimento. Ou seja, graças a essa dinâmica, o funcionário tem a possibilidade de fazer uma profunda reflexão a respeito até mesmo do seu próprio comportamento.

 

Técnica quebra-gelo

Dentro das dinâmicas de grupo para empresas, existe ainda a técnica conhecida como quebra-gelo. 

Ela é essencial para ser aplicada em grupos que ainda estão em fase de conhecimento.

A técnica de quebra-gelo pode funcionar por meio de brincadeiras, jogos simples e até mesmo por atividades que consigam resgatar elementos infantis e emocionais dos envolvidos. 

Graças à técnica de quebra-gelo, as dinâmicas de grupo adquirem um caráter mais lúdico e jovial, alcançando também um momento de descontração. 

De forma geral, ela é essencial para romper com os comportamentos mais tímidos de pessoas mais acanhadas.


Exemplo de dinâmica de grupo

Vamos trazer agora um exemplo prático de dinâmica de grupo para consolidar um trabalho em equipe. Você pode chamá-la de: transforme sonhos em realidade.

Funciona assim:

- Divida a equipe em grupos.

- Estipule uma determinada missão para os grupos divididos.

- Aponte que o objetivo dos grupos poderá ser alcançado graças à colaboração mútua entre todos os integrantes. 

Por meio de uma simples atividade como essa, já é possível tirar algumas lições que serão úteis para entender qual profissional é mais indicado para qual função. 

Por exemplo, quem possui um perfil maior de liderança, quem apresenta mais ideias, quem é um bom ouvinte de sugestões. Ou seja é possível detectar o perfil de cada integrante.

Além disso, é importante salientar, após o final de uma dinâmica de grupo, que o trabalho em equipe é o principal alicerce para o sucesso. 

Portanto, é necessário ter as ferramentas adequadas para a aplicação e uma boa dinâmica de grupo. Sempre lembrando que para os colaboradores, o desenvolvimento pessoal é uma das consequências. 

Nesse contexto, é válido fazer o curso PECC® - Professional Executive Coach Certification ideal para obter recursos e ferramentas por meio dos métodos de Coaching.

 

Conclusão

Falamos neste artigo sobre as dinâmicas de grupos para empresas. Essas atividades podem funcionar muito bem como estímulos para o desenvolvimento.

E para dar sequência nesse processo de evolução e maximizar a performance do time de trabalho, você pode recorrer com segurança ao Coaching.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.

E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!