Coaching e mentoring na gestão de pessoas

Métodos com características distintas e possíveis de serem combinadas, o coaching e o mentoring propiciam bons resultados na gestão de pessoas.

O coaching desenvolve as capacidades e habilidades de cada pessoa, com um instrutor que apoia o indivíduo ou grupo a planejar, estabelecer metas e atingir seus objetivos.

O mentoring é uma forma de orientação, onde um profissional mais experiente e maduro orienta os mais jovens que estão em fase de iniciação numa empresa ou mercado de trabalho. O mentoring de uma determinada área auxilia os novatos na busca pelo crescimento profissional, compartilhando experiências e conhecimentos, aconselhando e fornecendo informações para o desenvolvimento de suas carreiras.

Os dois métodos podem se somar na obtenção de resultados satisfatórios

O coaching focado no alinhamento da vida pessoal e profissional em processo de evolução contínua, e o mentoring voltado para a orientação das pessoas na área profissional e fundamentalmente em questões técnicas.

Quando um profissional se especializa em coaching e mentoring ele está dotado de ferramentas importantes para alcançar resultados acima das expectativas.

Esses dois processos possibilitam que o coach apoie o seu cliente a encontrar com mais precisão as respostas para suas dificuldades. O desenvolvimento voltado para a vida profissional dá suporte às pessoas diante de eventuais reveses que podem atrapalhar seu sucesso e, nesse aspecto, o mentoring tem um perfil diferenciado do coaching, que tem abordagem mais abrangente.

Outro aspecto que diferencia essas duas metodologias

No mentoring não há limitações de tempo para a realização das sessões, enquanto no coaching a frequência é definida no início das sessões, com prazo que pode chegar a seis meses de duração, dependendo dos objetivos e dificuldades do cliente.

Durante esse período, o coach apoia a evolução da pessoa com perguntas e técnicas eficazes o cliente a evoluir de um estado de desconforto para uma condição desejada, no âmbito pessoal ou profissional.