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Coach: o que é e quais são as funções?

Coach é o profissional que utiliza das ferramentas presentes na metodologia de desenvolvimento e maximização de performance humana, conhecida como Coaching.

O papel do coach poderá auxiliar o cliente (também conhecido como coachee) durante o processo de Coaching para que possa alcançar as metas determinadas por ele, desde o início do projeto.

Quando falamos da metodologia, tudo aquilo que envolve o passado não pode e nem deve ser considerado durante as sessões. O coach avalia o estado atual do indivíduo para que ele chegue ao estado desejado, além disso trabalha a inteligência emocional das pessoas.

A palavra coach significa treinador. Essa metodologia surgiu por meio do esporte, através do conhecimento dos coaches esportivos que trabalham focados no desenvolvimento humano e de em alta performance do atleta.

COACH E SUA ETIMOLOGIA

Existem diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas. Alguns estudos indicam que a origem da palavra está no verbo inglês coax, que significa persuadir ou aliciar. O termo foi disseminado pelo esporte, em especial, o futebol, e contempla o tipo de profissional que, no Brasil, chama-se técnico. 

Nos países de língua inglesa, porém, o coach, mesmo no esporte, sempre, teve uma conotação mais relacionada à atuação no sentido do aspecto psicológico dos atletas e da construção de estratégias e táticas do que propriamente ao aperfeiçoamento de técnicas. 

Portanto, a definição possível para coach, nesse contexto, é do profissional que atua como um estimulador externo, que desperta o potencial interno de outras pessoas, para tanto, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas e métodos. O coach está incumbido de acessar os recursos internos (emoções, valores, talentos, etc.) e externos (força, habilidades mecânicas, carisma, etc.) do coachee (aluno) e, com isso, melhorar seu desempenho. 

O INÍCIO DA PROFISSÃO COACH

Com a desaceleração da economia na década de 1990, quando as organizações que apoiavam longos "programas abertos" descobriram que não podiam mais se dar ao luxo de percorrer esse caminho dispendioso e, assim, começaram a exigir soluções mais personalizadas de quem fornecia treinamento.

Ao mesmo tempo, tanto as organizações como seus gerentes começaram a verificar os benefícios de uma abordagem mais individualizada do desenvolvimento pessoal. As pessoas precisavam de algo que permitisse que as questões fossem discutidas em profundidade e as soluções obtidas pelo debate, pela reflexão e pela descoberta ao longo de um período de tempo.

Levando esse cenário em conta, no final da década de 1990 um dos principais coaches executivos, foi questionado sobre o que ele fazia para ganhar a vida. Ele respondeu, com algum orgulho, que era um treinador executivo. No entanto, o questionador, um profissional sênior de RH, ficou sem entender que profissão era aquela que o coach se referia.

SURGIMENTO DO COACHING EXECUTIVO 

Bem-aceito e cada vez mais divulgado, o processo ganhou uma vertente específica para aplicação em organizações: o Coaching Executivo. Atendendo, inicialmente, grandes empresas por meio da preparação de executivos, presidentes, diretores e gerentes, o Coaching foi expandindo-se para o mercado de médias e até pequenas empresas. 

Os resultados dos processos de Coaching ganham destaque porque têm sido comprovados. Como a profissão, também, entrou definitivamente para o mercado de pequenas e médias empresas. O modelo padrão de Coaching com foco no desenvolvimento de competências tornou-se um excelente modelo de desenvolvimento com o principal objetivo de profissionalizar empresas de menor porte.

Atualmente, muitas pessoas procuram um coach como uma espécie de personal trainer mental, para si mesmas e seus colaboradores. A partir daí surgiu a separação entre o Coaching de Vida e o Coaching Executivo. Surgiram também os processos de Leader Coach e Team Coaching, segmentos das vertentes supracitadas.

PAPÉIS DO COACH

Entre os papéis de um coach está o apoio ao cliente. Com a utilização de técnicas e ferramentas, o profissional auxilia o coachee (cliente) na conquista de habilidades, competências ou recursos pessoais, dando suporte nas diretrizes de desenvolvimento para assegurar que o objetivo do cliente seja atendido.

O profissional deve apoiar as pessoas para identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápido e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais.

O coach não dá soluções prontas, mas oferece instrumentos ao coachee (cliente) para ele descobrir suas próprias respostas. Essa autodescoberta é o que dá vida e poder ao processo decisório. Se os clientes querem saber o que devem fazer com suas vidas, é fundamental que essas respostas venham deles próprios.

Coaching como uma profissão é algo relativamente novo que sintetizou o que existe de mais eficiente na gestão estratégica e de negócios, bem como em aspectos advindos da filosofia, da psicologia positiva, da terapia cognitiva e de outras áreas do saber. 

Sua utilização visa a beneficiar a todos que desejam processos de otimização de performance de uma maneira pragmática, estruturada e com foco no alcance de metas e objetivos, sejam estes pessoais ou profissionais. 

COMO ATUAM OS COACHES EM CADA SEGMENTO  

COACHING
DE VIDA

Ao trabalhar com um coach de vida, os clientes também se concentram no que querem focalizar e aprendem a trabalhar e construir uma estrutura a partir disso. Se eles não sabem o que querem em suas vidas, por consequência, não saberão aonde chegar nem se chegaram, se é que vão chegar. Por sua vez, se eles sabem o que querem, já começam a fazer novas escolhas e criar novos hábitos comportamentais, reduzindo e, em alguns casos, eliminando a paralisia comportamental.

COACHING
EXECUTIVO

O coach que trabalha nessa área dá suporte para resultados comerciais factíveis, ampliando o volume de negócios, produtividade, aumentando a satisfação no trabalho e o valor da organização. A empresa pode acompanhar os resultados desse processo, fazendo avaliação antes e depois da realização do Coaching Executivo, para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI). Um coach executivo também pode apoiar, organizar e implementar o Leader Coaching, um programa que inspira gestores a tornarem-se líderes de sucesso.

PARA SER ESTRATÉGICO BASTA TER ENTENDIMENTO TÁTICO

É difícil ser estratégico entendimento tático. Quanto mais elevado é o nível do diálogo, mais profundo será seu impacto sobre o indivíduo. Fora da cadeia do diálogo, situa-se a conversa normal de interação, predominante na maioria dos contatos no ambiente de trabalho.

O coach eficiente precisa entender o nível de diálogo que é apropriado ao papel específico e ter consciência de sua própria capacidade de trabalhar em cada aspecto. Não surpreende que seja relativamente pequena a quantidade de profissionais de Coaching que trabalha com competência no âmbito integrativo.

Um problema para a execução do Coaching é que, enquanto o coach precisa, de fato, funcionar no plano do diálogo integrativo, muitas pessoas que se anunciam como competentes nesse papel não são verdadeiramente capazes de avançar mais além do nível tático ou estratégico.

Na base de cada uma das sete camadas da conversa no Coaching estão alguns princípios básicos, descritos a seguir:

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Ouvir para entender, esperando que seus pressupostos e opiniões habituais sejam desafiados e modificados à medida que sua escuta se aprofunda.

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Encorajar os outros a serem explícitos a respeito das ligações entre suas ideias, testando os pressupostos que aparecem por conta disso.

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Fazer abertamente o mesmo com suas próprias ideias.

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Desafiar, sendo aberto e franco, e incentivando a outra pessoa a fazer o mesmo; respeitar o que ela diz quando encara o desafio.

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Estar disposto a defender suas próprias opiniões com toda a clareza e também a despertar a mesma atitude na outra pessoa. Ser indiferente à opinião que ela adote.

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Explorar o que não é dito e as implicações disso para o relacionamento de Coaching, e também para as demais áreas da vida do coachee.

ALTA DEMANDA E QUALIFICAÇÃO

A procura crescente por quem busca se tornar um coach gera uma imensa demanda no mercado de Coaching, que ainda é carente de profissionais no Brasil.

Logo FESPSP

Em parceria com a FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a SLAC® Coaching instituiu o primeiro MBA em Coaching do mundo, com o objetivo de qualificar profissionais com competência comprovada para atuarem em Coaching Executivo e Organizacional.

O curso de Coaching aborda os principais temas da gestão de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, criando a alta performance e estimulando as pessoas a alcançarem resultados.

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