Escrito por Sulivan França - 24 de Novembro de 2017

As crenças limitantes de um ser humano são resultados de interpretações negativas das experiências vividas no passado.

Ao longo de sua vida, desde os primeiros anos, as pessoas são influenciadas positiva e negativamente pelos indivíduos a sua volta, como também pelas situações que ocorrem no dia a dia. Deste modo, as pessoas formam os modelos mentais e percepções do mundo que nem sempre correspondem à realidade.

No momento que nos identificamos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas.

Por mais que achamos que presenciamos a realidades, ela é constituída através do nosso sistema de crenças e valores. A realidade em si é percebida através das informações que obtivemos durante nossa trajetória.

Leia também: Tony Robbins, uma referência em PNL

Como nascem as crenças limitantes

Dessa forma, nascem as crenças limitantes, ou seja, quanto mais o indivíduo é submetido a experiências ruins, mais acumula uma imagem mental negativa sobre ele próprio e sobre as demais pessoas.

Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude sabotará sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.

E isso, ao longo da infância, acaba sendo determinante para a formação da criança e da visão que ela terá de si mesma, uma vez que neste período, os pais são suas principais referências e suas palavras e ações têm um peso muito grande.

Leia também: Livros de Tony Robbins que você deveria ler

Crenças limitantes e PNL

Para a programação neurolinguística (PNL) é fundamental que o indivíduo saiba o que quer e ter certeza de que isso vale a pena. Dessa maneira terá satisfação quando alcançar suas metas.

Mas para desenvolvê-la, algumas perguntas podem ser formuladas, como saber o que se quer, se pensa imediatamente em várias metas e se elas se assemelham entre si.

Portanto, a partir do momento que o indivíduo tem conhecimento de suas crenças limitantes, com o auxílio da PNL, certamente conseguirá atingir os resultados positivos desejados, quebrando as barreiras impostas a ele anteriormente. Pois o estudo da PNL dá ao indivíduo o poder sobre seus pensamentos e ações.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF