O clima organizacional é o conjunto de características de uma organização que são percebidas pelos funcionários e que influenciam diretamente no comportamento das pessoas no local de trabalho. 

O bom clima interno de uma organização pode melhorar o engajamento dos funcionários, aumentar o desempenho e resultados da empresa. Ele também pode afetar a produtividade, a motivação e o comportamento dos colaboradores. Tudo depende de qual o tipo de clima organizacional que a empresa possui. 

Quero propor um exercício: pare um pouco agora e reflita sobre como é o clima da sua empresa. Como as pessoas costumam se sentir diariamente? Há motivação nos relacionamentos interpessoais? Há engajamento nas atividades?

Tipos de clima organizacional


Cada empresa possui um clima organizacional único, que é definido pelo perfil dos colaboradores, ambiente de trabalho e cultura da organização. Mas, de forma geral, há três maneiras de caracterizar o clima corporativo interno, por níveis:

BOM - Os profissionais se sentem integrados e valorizados na empresa, possuem as mesmas perspectivas e objetivos da organização e estão motivados e engajados. Consequentemente, a empresa alcança melhores resultados.

MÉDIO - A equipe não está tão dedicada e motivada quanto poderia, trabalha mais por obrigação, do que por partilhar os mesmos objetivos da empresa. A organização está na média, mas poderia melhorar os resultados e aumentar o engajamento dos funcionários.

RUIM - Os funcionários estão desmotivados e insatisfeitos com seu trabalho, a relação entre a equipe e os gestores não é agradável, o que gera uma grande rotatividade de profissionais. Esse clima influencia negativamente o desempenho da empresa e prejudica a sua imagem no mercado de trabalho.

Benefícios de um bom clima Organizacional


Um bom clima organizacional traz inúmeros benefícios para a organização e para os funcionários, sendo considerado um dos fatores importantes para o sucesso de uma empresa. Confira a seguir alguns dos benefícios de um ambiente agradável de trabalho.

Maior engajamento dos funcionários;
Aumento da produtividade;
Sentimento de pertencimento entre a equipe;
Bom relacionamento entre membros da equipe e gestores;
Menor rotatividade de profissionais;
Aumento da vontade de permanecer e crescer dentro da empresa;
Aumento da lucratividade da empresa;
Melhoria nos resultados.

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa?


Antes de qualquer coisa, é necessário compreender o cenário para identificar os problemas. Para isso, aplicar pesquisas de clima organizacional são imprescindíveis. Após tomar conhecimento da visão que os funcionários possuem da empresa, você conseguirá buscar soluções.

Oferecer um ambiente de trabalho adequado, implementar planos de carreira, estabelecer metas alcançáveis, aderir aos feedbacks, desenvolver um bom relacionamento entre os membros da equipe e os gestores e alinhar os objetivos da empresa com os funcionários são algumas das práticas que podem melhorar o clima organizacional. 

Agora que você sabe como o clima interno de uma organização pode influenciar no sucesso da empresa e dos funcionários, confira o artigo sobre os 5 estilos de liderança que fazem a diferença no cenário corporativo.

Entenda mais sobre como se desenvolver e adquirir novas habilidades pessoais e profissionais com a SLAC® Coaching.
E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!