A psicologia organizacional é fundamental para melhorar o clima da empresa. 

Tem como objetivo de estudo como cada pessoa se comporta, seja em meio aos colegas de trabalho, aos líderes e em relação à própria cultura da empresa como um todo.

O psicólogo organizacional atua diretamente na gestão de pessoas, analisa o comportamento da organização, mas tem foco individual em cada colaborador.

Ele precisa compreender o perfil das pessoas que compõem a empresa. Dessa forma, é possível descobrir a melhor maneira de lidar com cada perfil e suas necessidades.

Como não poderia deixar de ser, observar o comportamento da pessoa em relação ao ambiente organizacional é parte importante do trabalho. 

Assim, o psicólogo organizacional identifica como cada pessoa contribui para a companhia sob o ponto de vista comportamental.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o conceito, sua importância e aplicações.

Boa leitura!

CONCEITO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 

Psicologia Organizacional é a psicologia aplicada à gestão de pessoas nas empresas. 

Para Antonio Cesar Amaru Maximiano, a organização nada mais é do que o resultado da equação: pessoas + equipamentos e máquinas + recursos financeiros. Todos somados com um objetivo em comum que é a produção de serviço ou produto.

Dessa forma, o psicólogo organizacional tem como foco a primeira variável: o fator humano das empresas. 

Por sua vez, o autor Paul Spector define como conceito a aplicação dos princípios da Psicologia como ciência no ambiente organizacional.

O teórico defende ainda que a preocupação desse tipo de psicólogo deve ser compreender e analisar o comportamento de cada colaborador como indivíduo. Só dessa forma será possível elevar o bem-estar no ambiente de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 

Gestão de pessoas é a especialidade do psicólogo organizacional, mas existem diferentes atividades relacionadas a esse tipo de abordagem.

Conheça agora as principais:

- Recrutamento e Seleção: o psicólogo organizacional tem como uma das principais atividades na empresa selecionar os novos colaboradores. Por meio de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e análise curricular, entre outros métodos, consegue identificar o candidato com perfil mais adequado para desempenhar a função.

- Treinamento e Desenvolvimento: realiza treinamentos tanto para os novos colaboradores quanto para os antigos (quando necessário). Conforme a cultura organizacional da empresa, também pode realizar ciclos de palestras com profissionais de diferentes áreas e organizar cursos in company.

- Melhorar o clima organizacional: através de pesquisas de satisfação, consegue mensurar como anda a motivação dos colaboradores. Com o resultado em mãos, o psicólogo especializado propõe ações para melhorar o clima da organização.

- Gestão de conflitos: outra função estratégica do psicólogo organizacional é mediar conflitos dentro da empresa.

- Analisar plano de cargos e salários: a possibilidade de crescimento na empresa está intimamente ligada à motivação da maioria dos colaboradores. Por esse motivo, também é atribuição do psicólogo organizacional realizar a análise do organograma, a remuneração e os benefícios oferecidos para os colaboradores. Essa prática, inclusive, facilita a atração e retenção de talentos.

- Diagnóstico organizacional: realiza uma radiografia completa e profunda do sistema de gestão da empresa e também da situação atual da organização.

DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E COACH

Muitas pessoas confundem o trabalho de psicólogo organizacional com o do profissional de Coaching.

Na verdade, quando bem realizadas, são funções que se complementam dentro de uma empresa.

Como vimos acima, o psicólogo organizacional atua com gestão de pessoas. 

Dentro de uma organização, portanto, a sua busca é por conhecer cada profissional, observando as interações dos funcionários com os colegas e com o próprio ambiente no qual eles estão inseridos.

É por isso que as atividades do psicólogo organizacional estão mais ligadas aos processos de RH

Assim, quando falamos de treinamentos, na maioria das vezes, essas capacitações estão alinhadas às competências que a organização exige.

O coach também tem foco no indivíduo, é verdade. Mas há diferenças na forma de atuação.

Ele trabalha para que o próprio profissional possa se conhecer, identificar seus pontos fortes e fracos e desenvolver-se a partir dessa descoberta. Ou seja, corrigindo as vulnerabilidades e enaltecendo as virtudes necessárias para atingir seus objetivos.

Dessa forma, além de contribuir para a carreira do colaborador, o coach também favorece a realização de suas metas pessoais, já que se trata de um processo amplo, muitas vezes responsável por conferir uma motivação diferenciada ao funcionário.

Se pensarmos em um exemplo prático, podemos dizer que, enquanto o psicólogo organizacional analisa os atributos de um trabalhador com base em avaliações de desempenho ou acompanhamentos presenciais, por exemplo, o coach aplica atividades que estimulam a autorreflexão e o engajamento dos colaboradores pelo seu próprio conhecimento e evolução.

São processos diferentes, mas vantajosos. Como veremos agora.

COACHING E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Coaching e Psicologia Organizacional podem ser áreas de atuação complementares, capazes de promover ainda mais benefícios para uma empresa e para os próprios colaboradores.

Inclusive, o Coaching pode ajudar os psicólogos ao contribuir com as técnicas e ferramentas eficazes para extrair o melhor de cada um, corrigir vulnerabilidades, maximizar a performance individual e coletiva, e, sobretudo, estimular a motivação e o foco por resultados.

Veja a seguir três vantagens de adotar os dois métodos em conjunto:

1. Acelerar o processo produtivo dos profissionais

Para que haja crescimento pessoal e profissional, a metodologia de Coaching estimula o autoconhecimento

A realização desse processo permite a identificação de características e comportamentos predominantes e, com isso, habilidades inexploradas podem ser aprimoradas.

Entre elas, a empatia, o relacionamento interpessoal, a comunicação assertiva e a inteligência emocional, entre outras.

Um psicólogo que utiliza a metodologia de Coaching em suas atividades pode, portanto, contribuir com o desenvolvimento de competências dos indivíduos com quem interage e, assim, fazer com que os profissionais se tornem mais eficientes, motivados e produtivos.

2. Assertividade nos problemas individuais, coletivos e organizacionais

Entre as habilidades que podem ser trabalhadas a partir do Coaching, podemos citar a escuta atenta e a percepção dos ambientes.

Dessa forma, havendo a melhor compreensão das emoções dos indivíduos e também do clima organizacional, o psicólogo consegue ter maior clareza sobre os problemas e as dificuldades.

Em consequência disso, também adquire maior facilidade para trabalhar com a minimização dessas adversidades.

3. Definição e acompanhamento de metas

Outra característica marcante de um processo de Coaching é o olhar voltado à solução de problemas, de modo a direcionar os esforços para o presente e o futuro. 

Dessa forma, a metodologia trabalha com a definição de objetivos e caminhos para atingir o estado desejado, partindo do estado atual, revelado com o exercício do autoconhecimento.

O desenvolvimento dessa competência pode ajudar psicólogos a estabelecer metas para os profissionais e, inclusive, para a organização.

Também permite a criação de um plano de ação e o seu acompanhamento periódico.

No fim das contas, toda empresa almeja resultados melhores e tem objetivos a atingir. É nesse aspecto que o Coaching mais pode favorecer uma organização.

CONCLUSÃO

Você conferiu neste artigo o que é psicologia organizacional, suas semelhanças e diferenças para um processo de Coaching.

Não resta dúvidas de que aí está uma oportunidade valiosa para maximizar a performance dos colaboradores, investir no desenvolvimento individual deles e colher frutos coletivos.

Se você quer levar sua empresa a um novo patamar, realizando todas as suas metas, está pronto para dar o próximo passo.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus interesses e necessidades.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Psicologia

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!