O que é psicologia organizacional

Estudar o comportamento de cada indivíduo em meio ao coletivo formado por todas as pessoas da organização é o objetivo da Psicologia Organizacional. O profissional atua diretamente na gestão de pessoas, analisa o comportamento organizacional como um todo, mas com foco em cada colaborador individualmente.

O psicólogo organizacional precisa compreender o perfil das pessoas que compõem a empresa. Dessa forma, é possível descobrir a melhor forma possível de lidar com cada uma individualmente.

Observar o comportamento da pessoa em relação ao ambiente organizacional é parte importante do trabalho. Assim, o psicólogo organizacional irá perceber a forma como ela contribui para a companhia sob o ponto de vista comportamental.

Conceito de Psicologia Organizacional

Psicologia aplicada à gestão de pessoas nas  empresas. Esse é o conceito de Psicologia Organizacional. Para Antonio Cesar Amaru Maximiano, a organização nada mais é do que o resultado da equação: pessoas + equipamentos e máquinas + recursos financeiros. Todos somados com um objetivo em comum que é a produção de serviço ou produto.

Dessa forma, o psicólogo organizacional tem como foco a primeira variável: o fator humano das empresas. De acordo com o autor Paul Spector, a Psicologia Organizacional tem como conceito a aplicação dos princípios da Psicologia como ciência no ambiente organizacional.

O teórico defende ainda que a preocupação desse tipo de psicólogo deve ser compreender e analisar o comportamento de cada colaborador como indivíduo. Para assim aumentar o bem-estar no ambiente de trabalho por parte de cada funcionário.

Diferença entre psicólogo organizacional e coach

Muitas pessoas confundem o trabalho de psicólogo organizacional com o do profissional de coaching. Na verdade, quando bem realizadas, essas funções se complementam dentro de uma empresa.

A diferença é que o coach atua na parte de motivação pessoal e profissional dos colaboradores da empresa ao prestar apoio na luta pelas metas pessoais do funcionário.

Áreas de atuação da Psicologia Organizacional

Gestão de pessoas é a especialidade do psicólogo organizacional. Mas, existem diferentes atividades relacionadas a esse tipo de Psicologia como:

Recrutamento e Seleção: O psicólogo organizacional tem como uma das principais atividades na empresa selecionar os novos colaboradores. Por meio de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, análise curricular, entre outros métodos, o profissional consegue identificar o candidato com perfil mais adequado para desempenhar a função.

Treinamento e Desenvolvimento: Esse profissional realiza treinamentos tanto para os novos colaboradores quanto para os antigos (quando necessário). Dependendo da cultura organizacional da empresa também pode realizar ciclos de palestras com profissionais de diferentes áreas e até organizar cursos in company, entre outras atividades.

Melhorar o clima organizacional: Quem trabalha com Psicologia Organizacional também costuma promover pesquisas de satisfação. Dessa forma, é possível mensurar como anda a motivação dos colaboradores. A partir do resultado, o psicólogo especializado consegue propor ações para melhorar o clima da organização.

Gestão de conflitos: Outra função estratégica do psicólogo organizacional é mediar conflitos dentro da organização. Dessa forma, o profissional mantém o bom clima na empresa.

Analisar plano de cargos e salários: A possibilidade de crescimento na empresa está intimamente ligada à motivação da maioria dos colaboradores. Por esse motivo também é atribuição do psicólogo organizacional realizar a análise do organograma da empresa, a remuneração e os benefícios oferecidos para os colaboradores. Essa prática inclusive facilita a atração e retenção de talentos.

Diagnóstico organizacional: Realiza uma radiografia completa e profunda do sistema de gestão da empresa e também da situação atual da organização.

Como anda a psicologia organizacional na empresa que você atua? 

Conte para a gente como ela mudou, na prática, na gestão de pessoas da organização.