Quem Pode ser Líder?

As características que formam o líder atual nas organizações mudaram com o tempo. Passou-se a exigir não só um perfil de gerenciador de processos, mas somado a essa capacidade, criou-se a figura de alguém capaz de apresentar habilidades indispensáveis para gerir resultados.

E, ao mesmo tempo, usar essas mesmas habilidades para levar seus liderados a refletirem sobre seu papel dentro das organizações e saber o porquê da existência de metas e seus resultados.

As empresas evoluem diariamente, sobretudo em termos estruturais e tecnológicos. As mudanças e o conhecimento são os novos paradigmas e têm vindo a exigir uma nova postura nos estilos pessoais e organizacionais, voltados para uma realidade diferenciada e emergente.

Portanto, a liderança passa a ser a chave para o sucesso organizacional, decorrendo de uma nova cultura e estrutura, na qual se privilegia o capital intelectual, pois são as pessoas que proporcionam as condições essenciais ao desenvolvimento das organizações.

O Excesso da Formalidade

O ideal para liderar uma equipe é que o líder não seja muito formal. Alivie as tensões do ambiente de trabalho, seja carismático, valorize as pessoas, motive colaboradores, deseje sempre o bem dos pares, saiba ouvir e dar feedback, faça reuniões e encontros informais, elimine as burocracias.

Avalie tudo o que pode ser melhorado ou eliminado nos processos de decisão, encare as coisas de maneira imparcial, considerando todas as alternativas. Simplifique os processos de trabalho, ouça as opiniões dos colaboradores, encare as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar com o novo, estimulando e motivando sempre seus liderados.

Como ser um Bom Líder?

Atualmente, o bom líder deve saber administrar e gerenciar sua equipe ou organização influenciando comportamentos e processos de gestão pessoal, que passam a ser vitais para esse novo conceito de mercado que está sempre se renovando.

Hoje em dia, cada vez mais os líderes estão adotando os processos de coaching como filosofia profissional, e garantindo assim que sua gestão seja eficaz, para aprenderem a trabalhar cada profissional de sua equipe de maneira única, identificando, desenvolvendo e aprimorando talentos, além de realizar planos estratégicos que ressaltam a alta performance de sua equipe.