Escrito por Sulivan França - 04 de Dezembro de 2017

Comandar uma equipe? Talvez dar ordens e ser obedecido? Ou ser o chefe se mostra como o principal indicativo de liderança?

É provável que você tenha uma opinião particular sobre essa importante figura nas empresas.

E é interessante saber que não existe apenas um estilo de liderança, o que repercute na próxima definição de líder no ambiente corporativo.

Vamos falar sobre isso ao longo deste artigo.

Também iremos listar tudo aquilo que marca um bom líder e apontar caminhos para você se tornar um.

Se o assunto interessa, não deixe de acompanhar até o final.

Boa leitura!

O QUE É LIDERANÇA?

Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.

Essa competência é fundamental para qualquer gestor, mas a pessoa precisa possuir um perfil para conseguir mobilizar e inspirar os recursos humanos a seguirem suas ideias.

O QUE É SER LÍDER?

Ser líder é exercer o seu papel com excelência, de modo a interceder no maneira de pensar e agir das pessoas à sua volta. 

Não que o líder exija que determinados comportamentos sejam seguidos. 

Na realidade, por conta do seu protagonismo e confiança, ele é capaz de despertar a reflexão dos grupos. 

Ou seja, ao exercitar o autoconhecimento e a observação, a equipe repensa suas crenças e condutas, permitindo o próprio desenvolvimento.

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer os principais tipos de liderança e também as habilidades e competências esperadas de um bom líder.

PRINCIPAIS TIPOS DE LIDERANÇA

A liderança pode ser manifestada de diferentes formas, por estilos diversos.

Neste tópico, separamos três dos tipos mais comuns, que são aqueles que mais frequentemente encontramos nas empresas.

Veja as características de cada um e tente identificar se algum deles representa você.

Liderança autocrática

Sabe aquele líder que, muitas vezes, pode ser percebido como um "chefe"? É provável que ele adote esse estilo de liderança. 

O líder autocrático costuma agir como um centralizador, sem delegar tarefas e tomando as decisões sozinho. 

Ele também tem a tendência de impor regras e conceder menos autonomia para a equipe, que passa apenas a cumprir ordens.

Apesar de resultados serem observador até mesmo em curto prazo, o modelo autocrático pode criar um ambiente hostil, com funcionários descontentes.

Liderança democrática

Ao contrário do modelo anterior, na liderança democrática, as ideias e decisões são discutidas entre o grupo e o líder se posiciona como um facilitador no processo. 

Assim, ele tem o hábito de delegar tarefas e responsabilidades, além de estimular a motivação e a produtividade da equipe. 

O líder democrático preza pela gestão do clima e pela valorização dos colaboradores.

Obviamente, a autonomia concedida ao grupo pode fugir do seu controle e impactar nos resultados, mas é importante entender que delegar não significa abandonar determinada tarefa.

Leader coach

Nesse modelo, o líder aplica as técnicas e ferramentas de Coaching para proporcionar o desenvolvimento da sua equipe.

Tudo começa por um processo de autoconhecimento, a partir do qual os membros do time podem entender quais são os seus pontos fortes, de modo a usá-los ao seu favor.

Ao mesmo tempo, reconhecem e aprimoram as habilidades comportamentais deficientes ou mesmo inexistentes.

10 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

Você viu acima três tipos de liderança distintos. 

Enquanto o autocrático tem foco no chefe, o democrático tem foco no líder e na equipe. Já o Leader Coach se volta às pessoas e aos resultados. 

Independentemente do estilo adotado, algumas características são primordiais para se tornar um bom líder. Veja a seguir uma lista com 10 delas:

1) Saber se expressar de forma clara e coerente.

2) Ter um bom relacionamento com todos, mantendo a cordialidade e o respeito.

3) Conhecer bem os integrantes da equipe.

4) Exercitar a empatia.

5) Possuir inteligência emocional.

6) Ser capaz de planejar e delegar tarefas com eficiência.

7) Realizar a gestão do tempo.

8) Saber dar e receber feedbacks.

9) Ter visão do futuro para se antecipar a problemas e propor soluções.

10) Buscar atualização e desenvolvimento constante.

A RELAÇÃO ENTRE AUTOCONHECIMENTO E LIDERANÇA

Inicialmente, o líder deve ter a capacidade de se autoconhecer, pois será essencial para avaliar seu próprio comportamento, ter empatia com as atitudes dos outros e conquistar a confiança da sua equipe.

Diferente de um chefe, que normalmente é aquele que acompanha os indicadores e cobra resultados, ser líder está relacionado com o desenvolvimento de competências e atenção para conduzir a sua equipe, de forma que os resultados sejam alcançados.

Para que o gestor tenha a habilidade de liderar, ele deve ter a capacidade de comunicação

Ou seja, mais do que ordenar ou delegar tarefas, é preciso saber ouvir as queixas, problemas e angústias de sua equipe, o que contribui para conquistar a confiança de cada um.

Também deve ter comprometimento, afinal, além de delegar funções para sua equipe, líderes procuram se envolver e se comprometer verdadeiramente com a busca dos objetivos em comum.

Nada disso seria possível desenvolver sem antes reconhecer no que precisa evoluir e quais habilidades possui que podem destacá-lo como líder.

É por isso que tudo começa pelo autoconhecimento.

INSPIRAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO 

Mais do que só motivar a equipe, o grande líder deve saber como extrair o máximo de cada um, servindo de inspiração para a busca das metas e objetivos profissionais traçados.

Ele também precisa liderar pelo exemplo e demonstrar possuir as habilidades técnicas exigidas pela área que vai liderar. Até porque de nada adianta possuir todas as características de um grande líder se tem poucos conhecimentos sobre o campo de atuação da sua equipe.

Um bom líder deve estar constantemente desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades, para que seu grupo também evolua.

Veja que são inúmeras habilidades exigidas dessa figura.

Talvez você queira ser um bom líder, mas não se identifica com as características dele exigidas ainda.

Não desanime se for assim. Existe uma metodologia capaz de desenvolver a liderança em você.

COMO DESENVOLVER A LIDERANÇA COM O COACHING?

Ao acompanhar o artigo, você pôde perceber que não existe um único estilo de liderança. 

Além dos três citados no texto, há modelos em que a gestão é liberal ou situacional, por exemplo.

Assim, não é certo dizer que algum dos estilos é o ideal ou que determinado tipo não traga os resultados esperados. 

Talvez o grande desafio seja identificar em que momento cada um deva ser empregado.

Mas, apesar das incertezas, quando falamos de liderança, uma coisa é certa: um bom líder é aquele que domina diversas habilidades comportamentais e procura evoluir sempre, adquirindo cada vez mais competências e aprimorando as que já existem.

Portanto, se você deseja se tornar um profissional de alta performance, deve desenvolver os aspectos relacionados à liderança. E o Coaching pode ajudá-lo nesse desafio. 

A metodologia estimula o autoconhecimento e identifica as fraquezas que precisam ser trabalhadas e aperfeiçoadas. 

Além disso, com um plano de ação bastante assertivo, focado em atingir os objetivos esperados, os resultados podem ser notados com rapidez e de maneira consistente. 

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe o que é ser líder e conhece alguns tipos de liderança mais comuns no ambiente corporativo, tem informações valiosas para investir na própria evolução.

Quer desenvolver as competências que farão de você um líder completo e inspirar times de alta performance?

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