Elaborar um plano de carreira é importante para valorizar e manter funcionários qualificados dentro de uma empresa.

Ao procurar um novo trabalho, muitas pessoas levam em consideração o plano de carreira, buscando oportunidades para ampliar sua bagagem profissional e obter novos postos dentro da empresa.

Para traçar um bom plano de carreira para empresas, é necessário conhecer bem a organização e o que ela tem a oferecer aos seus funcionários. Em seguida, é preciso deixar explícito o que se espera deles e o que pode ser feito para que tenham o esperado crescimento na companhia. Também é muito importante acompanhar de perto os trabalhos realizados e orientar se os rumos estão corretos.

Aproveitando as Habilidades dos Funcionários

Transforme sonhos em realidade

Os gestores precisam deixar clara a necessidade de aproveitar as habilidades dos funcionários, questionando se eles são bons e em que aspectos podem melhorar. Todas essas medidas trarão benefícios para a empresa, uma vez que seus colaboradores são qualificados, conhecem os clientes e sabem quais são as melhores maneiras de atingi-los. Ou seja, dominam os assuntos da empresa e sabem fazer isso muito bem, beneficiando em aumento de produtividade.

Plano de Recolocação

Vale destacar que o plano de carreira pode ter ênfase em duas situações: planejar a carreira do funcionário dentro da empresa, através da realização de reuniões de discussão de carreira e de feedback de desempenho, ou quando um funcionário está sendo desligado.

Nesse caso, a empresa pode oferecer um programa de recolocação em um momento delicado de transição de profissional, onde o funcionário demitido passa por reuniões de planejamento de carreira com um consultor especializado.