Rapport é uma palavra de origem francesa que quer dizer harmonia, afinidade, concordância.

O termo foi adotado por psicólogos americanos para batizar uma técnica de comportamento que tem como objetivo melhorar seu poder de comunicação e relacionamento com as pessoas. O rapport é reconhecido como uma das técnicas mais importantes no processo de comunicação.

Entendendo o Rapport

Para se exercitar o rapport diariamente é preciso compreender como funciona e o que é necessário para se aplicar corretamente.

As pessoas devem entender que o rapport muitas vezes acontece naturalmente, seja com um grupo de amigos de longa data, ou com familiares mais chegados, ou mesmo com grupos de colegas de trabalho que compartilham interesses comuns.

Grande parte do sucesso de boas comunidades de redes sociais e fóruns ocorrem porque as pessoas envolvidas partilham de um interesse comum, todas interessadas no que os outros têm a dizer e isso mais uma vez, leva a rapport.

É a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a possibilidade de velejar no mapa mundi do outro, tornando a essência da comunicação bem-sucedida.

Entrando em Rapport

Para entrar em rapport com outras pessoas e se tornar mestre nessa técnica, é preciso praticar constantemente dia após dia e ser receptivo ao que está sendo dito.
Transforme sonhos em realidade

Mas isso não significa que deve concordar com tudo o que dizem, mas que se colocará ao máximo no lugar da outra pessoa, para entender o que forma aqueles seus pensamentos.Isso significa falar no mesmo tom de voz dela, manter uma postura semelhante, a mesma frequência de respiração, as expressões faciais, enfim, todos os sinais externos demonstrados.

A ideia não é simplesmente imitar o outro, mas aprender o máximo sobre o mundo daquela pessoa. Contudo é bom lembrar que o rapport não deve ser usado para manipular pessoas nem tirar vantagem.

Se o outro perceber que o está espelhando para esse tipo de fim, jamais se sentirá à vontade e seguro do seu lado e o resultado será diametralmente oposto.

Veja Também

Cursos de PNL

O que é Linguagem Corporal?

Cursos de Coaching