Desenvolver Proatividade no Trabalho

Proatividade define o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio.

O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930.

Essa palavra no meio empresarial, roda nos conceitos de selecionadores, e que se for mesclada com todos os outros requisitos pode facilitar a entrada de um profissional em uma grande empresa.

Se a pessoa for uma pessoa que, de uma forma ou de outra, tenta encontrar diversas maneiras para resolver um problema ou executar uma ação. E na visão empresarial, essa palavra se torna sinônimo de iniciativa, de superar as expectativas iniciais.

Leia também: Como ser Proativo?

A Importância da Proatividade Profissional

O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências com eles, mesmo não tendo muito tempo.

Ou seja, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos, muitas vezes inconscientemente, o que lhe permite antecipar-se aos fatos.

Dicas para a escolha de carreira

Esse profissional tende a ser uma peça útil, na maioria dos casos, pois dessa forma, acaba conquistando a empatia das pessoas a sua volta, o que melhora o desempenho e o próprio ambiente de trabalho a sua volta.

Em contrapartida, um profissional proativo pode se frustrar se não tiver funções que lhe permitam sair da rotina.Isso não quer dizer que esse profissional não possa trabalhar com atividades rotineiras.

Como Desenvolver Engajamento no Trabalho?

Existem empresas que contratam o funcionário para atuar em uma determinada área e, ao perceberem seu potencial proativo, o remanejam para um departamento em que suas qualidades possam ser melhores desenvolvidas e aproveitadas, fazendo com que cada profissional tenha sucesso de acordo com a maneira que se ajuste à empresa.

É importante aos gestores terem consciência de que profissionais proativos buscam naturalmente novos desafios, procuram respostas diferentes para os problemas e engajam as pessoas.

A proatividade no trabalho está intimamente relacionada ao aumento de produtividade.