5 frases sobre liderança que você precisa conhecer

Quem é promovido para um cargo de chefia, mas nunca passou pela experiência de liderança, pode ter problemas. É muito comum, por exemplo, encontramos líderes peritos em tecnologia que praticamente não sabem como converter sua perícia técnica em comprometimento e resultados por parte de seus respectivos liderados.

A esses profissionais tão capacitados em lidar com a racionalidade da produção mecânica, seria necessário acrescentar, também, as habilidades ou atitudes de lidar com as emoções das relações interpessoais. Por isso, é preciso entender cinco fatores:

Força de caráter

Ter seguidores voluntários é a única condição que qualifica um verdadeiro líder e o diferencia claramente daqueles que não são.

Para conquistar seguidores voluntários, pouco importa conhecimento técnico ou experiência. São necessárias atitudes específicas, que reflitam bons valores e especialmente a força do seu caráter.

Coragem psicológica

Para algumas profissões, é preciso coragem física, principalmente para executar o trabalho em situações de risco extremo.

Já para os líderes corporativos, é necessária uma boa dose de coragem psicológica para manter a coerência entre o discurso e a prática.

Honestidade e visão de equipe

O líder precisa ter atitudes positivas que influenciem os liderados, como dar feedbacks sinceros e honestos em relação ao comportamento e ao desempenho das pessoas, abrir mão de uma necessidade pessoal em prol da necessidade de outros, servir à sua equipe, construir propósito e significado, estimular e manter a motivação das pessoas e, acima de tudo, dar bons exemplos.

Construir credibilidade

Liderança não se faz pelo discurso, se faz pela prática.

Tudo aquilo que o líder deseja construir na sua equipe, deve oferecer em primeiro lugar. Só assim conseguirá demonstrar sua credibilidade e desenvolver com a equipe o vínculo de confiança necessário para extrair o verdadeiro potencial das pessoas e transformar a realidade.

Trabalhe ao lado dos melhores

Tenha as melhores pessoas para trabalhar em sua equipe. Vale à pena investir, valorizar e lapidar talentos.

Com capital humano especializado é preciso estar preparado para ser um líder que sabe ouvir, se comunicar e se colocar de maneira que venha a estimular seus colaboradores e não se impor de forma agressiva ou autoritária a eles.

Leia também: O líder e o trabalho em equipe.