Escrito por Sulivan França - 08 de Novembro de 2019

Praticamente desde que deixamos a adolescência, passamos a ouvir questionamentos sobre a importância de se estabelecer objetivos e metas. Porém, podemos afirmar que poucos realmente param e refletem sobre as coisas que desejam. E você? Já pensou sobre algumas metas realistas para a sua vida? 

Em um interessante artigo, o psicólogo Will Meek, Ph.D. e diretor na Universidade de Portland, apresenta uma visão geral sobre a importância de se estabelecer de metas.

Segundo ele, um objetivo é "uma representação mental de um resultado desejado com o qual uma pessoa está comprometida". Dessa forma, a meta é diferente de um "valor", porque esse último é algo que consideramos importante, mas não possui um curso específico em que estamos comprometidos. 

Por exemplo, você pode valorizar sua saúde e, a partir daí, fazer algumas escolhas que estejam de acordo com isso. No entanto, uma meta relacionada a tal área poderiam ser algo como: "deixar de fumar até o final do mês" ou "perder sete quilos até o final deste ano".

Para saber o que é uma meta S.M.A.R.T., clique aqui


Estabelecendo metas

A maioria das pessoas geralmente estabelece metas para o auto-aperfeiçoamento (como mudança de maus hábitos, de saúde, etc.), para melhoria de relacionamentos e para conquistar algo no cenário geral da vida. Antes de se aprofundar no tema, o indivíduo deve reservar alguns instantes e refletir sobre sua vida de forma profunda. Pense sobre...

- O que você espera experimentar e realizar? 

- De que forma você deseja melhorar sua saúde mental e física? 

- Que maus hábitos você quer mudar? 

- Quais padrões de relacionamento você deseja melhorar? 

- Que habilidades você quer aprender? 

- Que outras coisas você tem pensado em mudar?

Após exercitar e ter algumas coisas em mente, escolha aquilo para a qual você se mostra mais motivado, ou algo em que você esteja mais próximo de alcançar ou que realmente precisa acontecer. Escreva o que lhe vier à mente. Não se preocupe com o formato neste momento, basta anotar aquilo que chegou até você, da forma mais natural possível; 

A seguir, pegue o que você escreveu e verifique se é algo realista, viável e se é sobre você. Se não for, reescreva-o;

O próximo passo é pegar a afirmação feita por você e verificar se foi redigida de uma forma positiva e propositiva. Prefira algo que você deseja ou está se esforçando para praticar, em vez de uma coisa que você quer evitar. 

Numa outra etapa, pense em como você pode tornar a afirmação acima a mais específica possível. Por exemplo, em vez de querer ser "mais feliz" tente identificar comportamentos específicos que pode mudar. Usar números específicos também pode ajudar. 


Seu plano de ação

Para esta etapa, faça uma declaração da meta e crie um plano de ação com o máximo de detalhes. Nesse momento, pense em como você conseguirá medir o seu progresso. Você vai precisar criar uma planilha, escrever um diário ou encontrar outra forma de mensurá-lo.

O que nos leva a outra questão: qual é o prazo para você atingir esse objetivo? Para coisas que precisam acontecer em breve, os especialistas sugerem até 90 dias. Já para objetivos mais amplos, você pode projetar até anos, mas é recomendável que tenha sub-metas ao longo do trajeto.

Liste coisas específicas que você já está fazendo de maneira ativa ou já conseguiu, para ajudar a alcançar seu objetivo. Reflita sobre quais são os próximos passos que você precisa seguir. Se as etapas forem maiores, procure dividi-las em sub-etapas menores.

Com base no seu prazo para a meta geral, qual é o cronograma específico para cada uma dessas etapas?

Agora, se tudo o que tratamos até aqui parecer muito fora de alcance, você deve refletir sobre o que precisa desenvolver, aprender ou preparar para poder tomar as medidas que são necessárias para te levar até sua meta.

O que você tem condições de fazer hoje? Quais as etapas que você escreveu acima são possíveis de executar? Quem lhe dará suporte para ajudá-lo ao longo do percurso?


Acompanhamento

Definida a meta e o plano de ação específicos, é recomendável que você inicie o processo. Sessões de Coaching podem ser úteis para apoiá-lo a trabalhar em direção às metas. 

Conseguir atingir um objetivo é algo que faz bem a qualquer ser humano, pois atua diretamente na autoestima da pessoa. Para alcançar uma meta, devemos entender que é fundamental estabelecer algo mensurável. Neste artigo, deixamos algumas dicas. 

Ao trabalhar com metas é necessário ter bem claro aonde se quer chegar. Além disso, você precisa saber em detalhes tudo aquilo que faz parte do caminho até seus objetivos para poder alcançá-los. Por outro lado, deixe claro para si e para os outros quais são os seus limites, ou seja, tudo aquilo que é essencial evitar ao estabelecer metas e objetivos. Agora que você já sabe como as pessoas mais eficientes criam metas pessoais, mãos à obra. 

Na vida profissional, assim como na vida pessoal, a definição de metas de longo prazo também é algo vital, um ponto que não podemos abrir mão. 

Se eu quero alcançar um objetivo, não posso querer que outra pessoa determine o que é importante. Cabe a cada um estabelecer o passo a passo até o objetivo final. Conte conosco e com nossos cursos para chegar aonde você quer estar daqui um tempo.

E-book Metas

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!