Escrito por Sulivan França - 24 de Abril de 2019

Uma das principais dúvidas na hora de montar o perfil profissional é o que colocar no objetivo do currículo. Afinal, essa é uma das informações mais relevantes para os recrutadores.

O campo apresenta a sua área de atuação e, por isso, auxilia o profissional de recrutamento e seleção a entender a função que você está procurando. Ao mesmo tempo, indica quais são as suas pretensões para a carreira.

No fim das contas, serve para atestar se há ou não alinhamento com os propósitos da empresa contratante. A partir desse entendimento, é possível notar a grande importância de dedicar atenção e preencher corretamente esse campo.

Aqui vai mais uma razão para isso: em média, os currículos são descartados em até 10 segundos por boa parte dos recrutadores, conforme recente pesquisa de um site de recrutamento. Significa que não saber o que colocar no objetivo do currículo pode resultar na eliminação precoce de um processo seletivo.

Para não correr esse risco e aumentar as suas chances de contratação, não deixe de acompanhar este artigo até o final. Nele, apresentaremos dicas sobre como definir e escrever seus objetivos e, assim, montar um perfil mais atrativo para a vaga de emprego tão desejada.

Boa leitura!

O que colocar no objetivo do currículo

O campo objetivo é obrigatório no currículo. É a partir dele que o recrutador pode entender a função que você está procurando, além do que deseja para a sua vida profissional. E se você não sabe o que colocar no objetivo do currículo, é melhor estudar o assunto.

Veja as recomendações que preparamos a seguir, que são válidas para qualquer área de atuação.

Seja específico e direto

O seu interesse precisa estar claro. Por isso, é ideal que haja somente um objetivo profissional. Por exemplo:

?Atuar na área de Recursos Humanos como Analista de Recrutamento e Seleção?.

Perceba que, com apenas uma frase curta e direta, fica fácil visualizar a área e a função pretendida, assim como o nível hierárquico desejado.

Dependendo da sua experiência profissional, é possível ter mais de um objetivo, desde que ele esteja relacionado à sua formação. Ainda assim, como iremos destacar mais à frente, essa estratégia não é a mais indicada - o ideal é personalizar de acordo com a oportunidade almejada.

De qualquer forma, caso opte por fazer dessa forma, siga este exemplo:

?Atuar na área de Recursos Humanos com recrutamento e seleção ou desenvolvimento humano?.

Personalize o objetivo de acordo com a empresa e a vaga pretendida

Vivemos em uma era na qual tudo é personalizado. Então, porque o seu perfil profissional não deveria ser? Antes de enviar seu currículo para as empresas, faça uma revisão do objetivo.

Veja se o que está escrito no documento mostra alinhamento com os requisitos da vaga. Você pode ajustá-lo e deixá-lo mais adequado aos valores da empresa para a qual está se candidatando.

Mas, atenção: não use essa estratégia para elogiar a organização. Se for por esse caminho, pode soar superficial e produzir o efeito contrário.

Exemplos de objetivo no currículo

  • ?Busco atuação na área de (colocar o campo de atuação) como Analista de (inserir a posição pretendida)?.

  • ?Almejo a oportunidade de atuar como (inserir posição pretendida) e, por meio deste cargo, assumir novos desafios para a carreira?.

  • ?Meu objetivo é atuar na área de (campo de atuação), preferencialmente com (colocar atividade macro)?.

  • ?Quero atuar como (preencher com o cargo almejado)?.

  • ?Busco uma vaga como (cargo pretendido). Tenho experiência na área de (área de atuação)?.

  • ?Desejo ocupar uma vaga como (cargo) nesta organização para colocar em prática as minhas habilidades com (descrever principais competências de forma breve)?.

  • ?Com vasta experiência profissional na área de (campo de atuação), busco uma posição para aplicar meus conhecimentos e competências?.

  • ?Possuo ampla experiência como (colocar profissão) no mercado de (inserir segmento) e gostaria de me juntar a empresa para a vaga de (cargo)?.

O que NÃO colocar no objetivo do currículo

Tão importante quanto saber estruturar o currículo é entender o que não colocar no seu perfil profissional. Afinal, alguns erros podem custar caro e tirar você da disputa por uma vaga de emprego.

Veja o que evitar nessa definição.

Evite frases pouco explicativas

Você já deve ter visto algum currículo por aí com frases como ?À disposição da empresa? ou ?Quero contribuir com o crescimento da organização?. Pode até ser que o seu esteja assim.

Esse é um erro frequente dos candidatos.

Às vezes, pela ânsia de encontrar um emprego, alguns profissionais pensam nessa alternativa para ampliar as possibilidades de atuação e mostrar que estão disponíveis para trabalhar em qualquer função. Entretanto, isso não é bem visto pelos recrutadores.

A impressão que fica é a de um currículo impessoal, pouco atrativo e sem nenhum diferencial. Entenda que os famosos clichês só contribuem para uma coisa: a desclassificação precoce do candidato.

Cuidado com os erros de ortografia

É claro que muito ajuda saber o que colocar no objetivo do currículo.Porém, não dá para fazer isso de qualquer forma, mostrando desatenção a aspectos básicos, como ao cometer erros de ortografia.

Isso pega mal, não há dúvidas. Dependendo da vaga em questão, pode até ser motivo para eliminação do processo. É o caso de uma vaga para jornalista ou redator, por exemplo.

Com tanta gente disputando a mesma vaga que você, a decisão pode se dar nos detalhes e você ficar de fora por isso.

Então, não tem jeito: faça uma revisão final bastante rigorosa e fique muito atento a possíveis erros, seja de ortografia, gramática ou de digitação mesmo.

Por que dar atenção aos objetivos profissionais no currículo?

Como vimos até aqui, os objetivos profissionais são essenciais para um bom currículo. Esse campo é um dos primeiros a ser avaliado pelos recrutadores e, por isso, precisa estar correto e em sintonia com o que a empresa contratante deseja, sob risco de ser rejeitado.

Até mesmo em processos modernos, que utilizam softwares para uma primeira filtragem, os robôs buscam por determinados elementos nesse campo do currículo.

Principalmente em organizações de grande porte, o primeiro ?humano? a ter contato com seu material só vai fazê-lo em fases avançadas do processo. Você precisa pensar nisso, definir e escrever um objetivo profissional atrativo, que destaque os seus diferenciais e diga ao recrutador porque deve ser o escolhido.

Como o Coaching pode ajudar você a se colocar no mercado?

Seja para conquistar o primeiro emprego, mudar de carreira ou voltar ao mercado, sua meta pede algo a mais para que seja concretizada.

Não importa em qual área atua, é essencial possuir as habilidades necessárias para se destacar. E, veja bem, elas não são apenas técnicas, são comportamentais.

Cada vez mais, as empresas valorizam aqueles que investem no seu desenvolvimento para maximizar a performance e se tornar profissionais melhores. É aí que entra o Coaching como um recurso poderoso para atingir esse propósito.

A metodologia conta com técnicas e ferramentas para desenvolver competências pessoais e profissionais. Assim, permite a você ser um forte candidato até para aquelas posições mais concorridas.

Para isso, são identificadas e corrigidas vulnerabilidades que hoje atrasam a realização de suas metas. Além disso, aspectos positivos são aprimorados para que os diferenciais sejam explorados a seu favor. É dessa forma, e com um plano de ação cientificamente embasado, que o Coaching leva você do estado atual para o estado desejado.

Conclusão

Você conferiu neste artigo o que colocar no objetivo do currículo para se dar bem no processo seletivo da tão sonhada vaga de emprego. Agora, siga as dicas e construa um perfil atrativo, que se destaque junto aos recrutadores.

E não deixe de investir na sua evolução, desenvolvendo competências e maximizando a sua performance. Para isso, há o Coaching! Um método seguro, científico e validado, capaz de levar você a resultados consistentes e extraordinários.

Visite o site da SLAC® Coaching para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.


Dicas de leitura para você: Saiba o que colocar no currículo e veja exemplos!
Frases para Currículo: 49 ideias para seu perfil profissional





E-book Carreira

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!