Escrito por Sulivan França - 26 de Setembro de 2017

Liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho.

E isso vale para as mais variadas áreas do conhecimento, tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. 

Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa, e informar a todos sobre a importância que possuem para a organização. 

Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.

Só por aí já temos uma boa ideia da importância da liderança para uma organização.

Mas, neste artigo, vamos trazer mais informações para destacar a necessidade de se tornar um líder melhor e mais completo.

Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Empresas que possuem ou desenvolvem líderes tendem a alcançar o sucesso.

O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização. Ele é alguém que veste a camisa da empresa e se torna a própria organização em pessoa.

Líderes são fundamentais também por estarem ligados a gestão de pessoas e por serem responsáveis por repassar a cultura da empresa e engajar a equipe, para que a missão, visão e valores da organização estejam alinhados aos objetivos da equipe.

O líder, por ser um representante da organização, deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos. 

Embora ele talvez não trabalhe diretamente dentro dos setores, é de suma importância entender como funcionam e o que ocorre neles.

Afinal, isso proporciona à empresa um constante feedback de como está o desenvolvimento dos objetivos e uma melhor qualidade no contato com seus funcionários.

CARISMA, COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA: AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER 

Em um cenário ideal para a empresa, o líder deve trabalhar com seus liderados de forma mais descontraída, aliviando as tensões do ambiente de trabalho.

Também precisa ser educado e carismático, valorizar as pessoas, motivar os colaboradores, saber ouvir e dar feedback quando necessário.

Outra postura esperada é que atue no sentido de eliminar as burocracias entre empregador e empregado.

Um bom líder deve estar apto a avaliar tudo o que pode ser melhorado ou eliminado nos processos de decisão.

Ele precisa encarar o dia a dia de maneira imparcial, considerando todas as alternativas, encarando as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar com o novo, estimulando e motivando sempre seus liderados.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES

Você viu nos tópicos anteriores a importância da liderança para a organização e também as características mais marcantes de um líder.

Fica claro que, quando existe um bom profissional em uma empresa, capaz de assumir esse papel e exercer a função com excelência, muitos benefícios podem ser notados.

O desempenho do líder está diretamente ligado à performance da equipe. Portanto, se ele executa um ótimo trabalho, a maior produtividade dos liderados também costuma ser percebida.

É o caso clássico de liderança pelo exemplo e o da figura inspiradora que um líder representa.

Dessa forma, ele pode despertar novos comportamentos nas pessoas que estão à sua volta, incluindo aí o desejo de evoluir e se desenvolver enquanto profissionais.

A verdade é que um bom líder consegue incentivar e orientar um grupo a buscar um mesmo objetivo, o que é um dos benefícios mais marcantes para a empresa.

Em uma organização, são diversas as metas e objetivos que precisam ser alcançados e, com todos focados em alcançá-los, maiores são as chances de atingir resultados e notar progressos.

A liderança ainda pode contribuir de maneira decisiva com o clima organizacional, colaborando para que haja um ambiente muito mais agradável, inclusivo e com redução de conflitos internos.

Além dos benefícios relacionados à gestão de pessoas, a liderança também é fundamental para a resolução de problemas e criação de soluções mais assertivas e eficientes.

Não tenha dúvidas de que, à frente das mais lucrativas e bem-sucedidas empresas do mundo, há líderes que servem de exemplo e inspiração.

O que acha de levar essa lição para o seu negócio? Sim, você pode se tornar um líder melhor.

COMO SE TORNAR UM LÍDER MELHOR?

Não há dúvidas de que os profissionais de liderança desempenham funções muito relevantes dentro de uma organização. 

São grandes as suas responsabilidades com tarefas administrativas, por exemplo, mas, sobretudo, com a gestão da equipe.

Assumir um cargo desse porte e executar um bom trabalho exige o domínio de muitas competências técnicas e também comportamentais.

Afinal, não basta ser bom no domínio de uma ferramenta se não há controle das emoções, inteligência e sabedoria para conduzir o time.

Você conheceu, neste artigo, ao menos outras três características fundamentais para os líderes: carisma, comunicação e liderança.

Significa que, para se tornar um líder melhor, elas funcionam como pilares do desenvolvimento.

Mas não são as únicas habilidades a aprimorar, é bom dizer.

Um bom líder deve buscar o crescimento constante e, dessa forma, demonstrar preocupação com o desenvolvimento de novas competências que o ajudem na sua jornada, mantendo o foco nos objetivos profissionais.

Empatia, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, proatividade e determinação são algumas delas. 

Além disso, o líder precisa ser muito observador e competente para identificar as forças e  as fraquezas do seu time e delegar tarefas com eficiência.

Portanto, para se tornar um líder melhor, o profissional deve ser comprometido com o seu desempenho, buscando novas alternativas e métodos de maximizar a sua performance e também a de sua equipe. 

Em resumo, o primeiro passo é acreditar que pode evoluir e reconhecer essa necessidade.

O segundo é encontrar o método perfeito para isso.

LEADER COACH: A MAIS COMPLETA FORMAÇÃO DE LÍDERES

Ao chegar até aqui, você já deve ter compreendido a importância da capacitação e do desenvolvimento constante para os profissionais de liderança.

Um líder diferenciado, que tem destaque nas organizações em que atua, possui diversas competências, incluindo uma visão mais humanista e prática, que permite a própria evolução e também a de seus liderados.

Portanto, se você tem um cargo de liderança e busca alcançar uma gestão mais assertiva e inspiradora, precisa conhecer o PLCC® - Professional Leader Coach Certification.

A Formação em Coaching para Líderes da SLAC® é certificada pela IAC® - International Association of Coaching, principal órgão que regulamenta o uso do Coaching nos Estados Unidos. 

O programa é considerado um dos mais avançados da atualidade.

O PLCC® - Professional Leader Coach Certification possui carga horária de 16 horas presenciais e oferece todo o conteúdo necessário para alavancar a sua liderança e carreira.   

Se a sua rotina está atribulada e você não consegue se movimentar para fazer o curso presencial, saiba que a formação também está disponível 100% online, com material de apoio e exercícios de fixação para fazer quando e onde quiser.

A certificação já foi comprovada e aprovada por mais de 5 mil líderes e todo o conteúdo programático segue a metodologia desenvolvida por Morgan McCall (High Flyers), que é utilizada nas maiores universidades do mundo, trazendo de forma simples e direta os conceitos de Liderança Coach.

Com o Leader Coach, além de se transformar em um líder de sucesso, você se torna capaz de gerar resultados reais para o seu time e para a sua empresa.

CONCLUSÃO

Destacamos neste artigo a importância da liderança para empresas, a necessidade de desenvolver habilidades e competências para se tornar um líder melhor e o caminho ideal para isso: a formação de Leader Coach.

Pronto para dar esse importante passo?

Então, visite o site da SLAC® e conheça tudo sobre as nossas formações.

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