A habilidade de liderar

Saber liderar uma equipe é fundamental para qualquer gestor. Mas é bastante complicado. É necessário possuir um perfil capaz de mobilizar e inspirar os recursos humanos a seguirem suas ideias, seja esse perfil algo já estabelecido ou que está sendo desenvolvido. A liderança consiste em um processo no qual uma pessoa com suas habilidades exerce um poder de influência sobre as demais, passando confiança para que seus liderados se sintam motivados e preparados para trabalharem com entusiasmo na busca de objetivos em comum. Para isso, é necessário o desenvolvimento de competências.

Inicialmente, o líder deve ter a capacidade de se autoconhecer, pois será essencial para avaliar suas próprias atitudes, ter empatia com as atitudes dos outros e conquistar a confiança da sua equipe. Diferentemente de um chefe, que normalmente é aquele que acompanha os indicadores e cobra resultados, o líder deve ter competência e atenção para conduzir sua equipe, para que tais resultados sejam alcançados.

O desenvolvimento das habilidades necessárias para liderar

Para que o gestor tenha a habilidade de liderar, ele deve ter a capacidade de comunicação, ou seja, mais do que saber falar ou delegar tarefas, é preciso saber ouvir as reclamações, problemas e angústias de sua equipe para conquistar a confiança de cada um. Enfim, deve ser um estudioso do comportamento humano. Deve ter comprometimento, pois mais do que delegar funções para sua equipe, líderes procuram se envolver e se comprometer verdadeiramente com a busca dos objetivos em comum.

Mais do que motivar a equipe, o líder deve inspirá-la. O líder no mundo atual deve saber como extrair o máximo de cada um, servindo de inspiração para a busca das metas e objetivos profissionais traçados. Um bom líder deve estar constantemente desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades - psicológicas e técnicas, mentais e práticas - para que seu grupo também evolua.