5 Dicas para Desenvolver Empatia

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria a outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Portanto, aqui vão cinco dicas:

Converse com Pessoas Desconhecidas

Esse é um bom treinamento para quem quer desenvolver empatia. Durante a conversa, tente observar suas emoções e a linguagem não verbal. Sugiro que a conversa vá além de um simples bate-papo rápido e seja algo mais denso, capaz de propiciar uma reflexão para os envolvidos.

Normalmente as viagens, filas, elevadores, salas de espera são situações propícias para essa aproximação.

Faça Coisas Diferentes

Quando você faz coisas diferentes das usuais, proporcionando novas oportunidades para sua vida, consegue aumentar a capacidade de ver sob o ângulo ou ponto de vista da outra pessoa. Uma pessoa metódica e organizada, por exemplo, pode passar pela experiência de fazer uma viagem sem definir a programação com antecedência e utilizar pousada ou hostel.

Outra possibilidade é escolher alguns dias para ir de transporte público para o trabalho, ao invés de ir de carro. Dessa forma, saberá o que a maioria dos funcionários passam.

Ouça com Empatia

A empatia é vital para as pessoas manterem relacionamentos saudáveis e respeitosos entre si. Com mínimo esforço, você certamente se lembrará de alguma discussão onde tenha dito que gostaria que a outra pessoa entendesse o seu ponto de vista. Ou de alguma conversa onde falou para que o outro se colocasse no seu lugar, para tentar entender o que você estava sentindo.

Quem ouve com empatia se concentra no que o outro está dizendo, absorve seus sentimentos e necessidades, e não apenas escuta superficialmente o que ele diz. Todo ser humano gosta e tem a necessidade de ser ouvido e compreendido.

Veja também: A Empatia Cognitiva

Deixe a Imaginação Voar

Uma dica preciosa é ler bons livros que remetam sua imaginação para longe, a lugares nunca vistos na sua vida. Os filmes sobre diferentes abordagens e características sociais também contribuirão para que você tenha uma visão mais ampla e consciente da realidade.

Revolucione

Juntas as pessoas conseguem ir mais longe do que imaginam. Portanto, comece a realizar trabalhos voluntários e ações voltadas para o bem coletivo. Eles certamente ajudarão você a desenvolver ou aumentar empatia. Outra opção é se tornar ativista de alguma causa que lhe agrade, onde realize atividades em grupo, como participar de ONG, coral, esporte coletivo, entre outras opções.