Escrito por Sulivan França - 01 de Novembro de 2019

Qual é o momento mais adequado para o seu desenvolvimento pessoal? Será que alguma vez você já parou para pensar nisso com atenção? Pois para que a gente saiba, efetivamente, qual é a hora certa para evoluir, é preciso refletir um pouco… 

Não sei qual é a sua opinião sobre esse assunto, mas, para mim, o instante ideal é a todo momento! Além disso, entendo que é natural do ser humano, até pela sua essência, esperar que algo aconteça para que ele se mova e parta em busca de um desenvolvimento específico. Afinal, o simples ato de tomar decisões para muitas pessoas é um grande desafio.

No entanto, buscar o próprio crescimento, e fazer isso de uma forma bem sucedida, é necessário e faz parte das necessidades elementares de cada pessoa. Neste artigo vamos nos aprofundar nesse tema. Veremos como é possível a qualquer um se tornar uma pessoa cada vez melhor, alguém que busca se aprimorar todos os dias. 

Nesse contexto, a vida profissional é valiosa, claro. Mas verificamos que o desenvolvimento pessoal é algo maior, que nasce da relação constante com outras pessoas, uma tarefa que se bem executada pode ajudar o indivíduo a conquistar mais qualidade de vida para si. 


4 Dicas Para Se Desenvolver

Se você se viu em uma situação que precisava de mais motivação e engajamento na sua vida, seja em aspectos pessoais ou profissionais, vou te indicar quatro importantíssimas dicas para dar um impulso e melhorar essa questão. 


DICA 1 - O que você quer?

Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda não sabe exatamente o que deseja na vida. Não sabe, por exemplo, se precisa conhecer novos ambientes, novas amizades, novas relações, novo emprego, etc.

Tire um tempo do seu dia e reflita profundamente no que almeja. Essa reflexão não pode ser somente nas suas questões pessoais, precisa também ser nas profissionais. 


DICA 2 - O que você pode fazer?

Agora que já refletiu sobre o que você deseja na sua vida, chegou a hora de pensar mais e encontrar formas de entender o que pode ser feito.

Seja um curso de desenvolvimento pessoal e profissional, até mesmo uma nova faculdade ou um MBA, se o seu “problema” maior for o seu lado profissional. Este é aquele momento que precisa dedicar tempo e, assim, entender o que fazer para ser feliz, independente do que significa felicidade para você.  


DICA 3 - Quando você pode fazer?

Agora você está naquele ponto crucial que já sabe o que quer da sua vida e também definiu o que pode fazer. 

A pergunta é: quando você pode dar o pontapé inicial e partir para a ação?

Faça um planejamento com dia e hora para essas ações. É essencial colocar tudo no papel, de forma que assemelha-se a um calendário. 

É muito simples! Você pode imprimir e preencher conforme sua necessidade.


DICA 4 - Foque sempre na solução!

Quantas vezes você planejou algo, começou a seguir direito o seu planejamento e, de repente, surgiu um obstáculo no caminho?

A cada 10 pessoas, 9 desistem dos seus sonhos e metas porque focaram só no problema e se esqueceram de que para tudo existe uma solução?

Alarmante, não é? No entanto, eu acredito que se essas que desistiram tivessem algo tão incrível em mãos, que as fizessem persistir no caminho, com certeza esse número seria zerado facilmente. 

Focar na solução significa, acima de tudo, saber exatamente onde você quer chegar, o famoso estado desejado! Se você sabe o que deseja conquistar, sempre existirá uma forma para conseguir. 

O mais incrível de tudo isso é que o foco na solução pode ser trabalhado com técnicas sérias e efetivas de Coaching, que fará com que você não dê chance para a procrastinação e as famosas reclamações.  

É importante você persistir e, principalmente, não desistir do que realmente deseja. 


Coaching e o processo de desenvolvimento

Fundamental para potencializar as habilidades natas de uma pessoa, além de desenvolver outras, o Coaching melhora o desempenho pessoal e profissional.

As técnicas são voltadas para o indivíduo e seu universo interior, com metodologias capazes de fazer a pessoa alcançar suas realizações, obter equilíbrio nas questões pessoais e profissionais e conseguir atingir as metas.

Durante as sessões, o coach conduz uma série de perguntas e discussões que ajudam a pessoa a identificar, quais são esses problemas que impedem seu desenvolvimento pessoal, e, a partir de então, trabalha esses bloqueios, melhorando os pontos fracos e desenvolvendo aptidões.

Para isso, o coach desenvolve fortes laços de confiança para que o cliente se sinta à vontade para expor aspectos da sua vida e personalidade. Tal confiança se estabelece a partir de uma política de privacidade entre coach e cliente. 

O profissional é treinado para saber fazer as perguntas corretas e, a partir daí, identificar os problemas e fazer seu trabalho.

O cliente se torna capaz de modificar comportamentos e tendências indesejadas, enfrentar e resolver problemas emocionais, financeiros e de relacionamento.


O objetivo do Coaching

No mundo profissional, o maior desafio é administrar as relações interpessoais, sendo esta uma habilidade necessária para superar crises e atuar num contexto seguro, que permita à pessoa avaliar as situações que a levaram aos momentos de crise e não repeti-las.

O processo de Coaching é vital para a pessoa reavaliar seus objetivos profissionais de curto e longo prazo e traçar um plano estratégico com ações detalhadas. O indivíduo pode fazer uma leitura das suas preocupações, pressões do dia a dia, responsabilidades com a equipe e se preparar para os desafios.

Ferramentas que priorizam o autoconhecimento, como os cursos de Coaching, permitem alcançar resultados importantes para quem quer se aprimorar na gestão de pessoas, por exemplo. Trata-se de um novo caminho que pode ser muito útil neste momento em que muitas pessoas buscam respostas diante dos crescentes desafios que o mundo atual apresenta. 


Conclusão

Você parou para pensar se agora é a hora certa para o seu desenvolvimento? Compartilhe comigo, nos comentários logo abaixo, se chegou o seu momento de transição e transformação, o que você deseja fazer e como fará.

E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!