O que é flow ou estado de fluxo na psicologia?

O flow ou estado de fluxo, segundo a teoria de Csikszentmihalyi, é um conceito que designa o estado de consciência em que a mente e o corpo encontram-se em perfeita harmonia. Isso acontece principalmente durante a realização de atividades que deixam as pessoas felizes e nas quais podem dar o seu melhor.

Flow ou estado de fluxo

Para explicar melhor esse conceito, quero incluir algum material aqui que não vem da escola d’O Jogo Interior, mas que serve de apoio para essas ideias e acrescenta muito ao entendimento global. Esse material é de Mihaly Csikszentmihalyi, professor de Psicologia na Universidade de Chicago.

Comparo o estado que Gallwey chama de Self Dois, com o que Csikszentmihalyi denomina fluxo. Em seu livro mais conhecido, Psicologia da Felicidade, o autor assim descreve o fluxo: “No estado de fluxo, ação segue ação de acordo com uma lógica interna que parece não precisar de nenhuma intervenção consciente do ator”.

Daniel Goleman, em Inteligência Emocional, também faz referência ao fluxo ao afirmar se tratar de um estado de auto esquecimento, o oposto ao da reflexão e preocupação. Segundo ele, pessoas em fluxo exibem um controle magistral do que fazem, suas respostas estão em perfeita sincronia com as diferentes demandas da tarefa. Com isso, as pessoas têm seu melhor desempenho porque, quando em fluxo, o prazer no estado mais puro é o que as motiva.

Csikszentmihalyi descreve as condições que são relevantes no processo de fluxo: objetivos claros em todos os passos a serem dados; feedback imediato sobre as ações; um equilíbrio entre os desafios e as habilidades requeridas; ação e consciência que se fundem; distrações são excluídas da consciência; não há medo do fracasso; a autoconsciência desaparece; a atividade se torna autotélica, ou seja, quando a própria atividade é a recompensa.

Ao ler essas condições, você poderá ver claramente a ideia de interferência expressa de forma diferente. Assim, a ausência de um objetivo claro e de feedback cria uma enorme interferência.

Esse texto possui informações extraídas do livro Coaching Eficaz de Myles Downey, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.

Conseguiu entender o que é flow ou estado de fluxo?
Se ainda ficou com dúvidas é só deixar um comentário que teremos prazer em responder.