Escrito por Sulivan França - 13 de Dezembro de 2018

A grande verdade é que as pessoas, hoje, elas são muito imediatistas. E as pessoas, por serem imediatistas, elas confundem dois conceitos, que eu sempre busco clarificar para os meus alunos e para todas as pessoas que me acompanham. Os dois conceitos que as pessoas mais confundem hoje no mundo são estímulo e desenvolvimento.
O que eu quero dizer com isso? Muitas pessoas buscam receitas prontas, não é? É a famosa receita de bolo.
E, muitas vezes, elas vão para treinamentos extremamente motivacionais, acreditando que imersões de um dia, dois dias ou até três dias vão transformar as suas vidas. São imersões que geram estímulos. Mas o que eu quero dizer com estímulos?
Você vai para lá, você recebe estímulos visuais, você recebe estímulos auditivos, ou seja, músicas muito altas, imagens, dinâmicas e exercícios que fazem com que o sujeito entre em um estado de catarse.
Para quem não sabe o que é um estado de catarse, é um estado de consciência alterada, no qual o sujeito entra em um processo emocional e, a partir dali, com frases de impacto, com músicas de impacto, o sujeito começa a achar que ele tem superpoderes.
Ele passa por essas imersões de um dia, dois dias, três dias e ele se sente bem.
Enquanto está nessas imersões, ele está verdadeiramente imerso a todos aqueles estímulos e, com essa imersão, ele começa a achar que tem superpoderes, mas isso é nada mais nada menos do que estímulo.
Na verdade, ele foi extremamente estimulado durante aquelas 24, 48 ou 72 horas. E isso traz uma percepção de bem-estar. Eu faço uma comparação que, para muita gente, parece até certo exagero, mas essas imersões são como verdadeiras drogas. A pessoa se sente bem enquanto está fazendo o uso, mas, quando passa o efeito do entorpecente, ela se dá conta da dura realidade e que, muitas vezes, a dura realidade é da qual ela não tem competência para lidar com as suas questões da sua vida.
E aí entra um segundo conceito, que é o conceito do desenvolvimento. Se ela não tivesse estímulo, mas efetivamente um desenvolvimento, certamente, ela saberia lidar com tudo e com qualquer desafio ao longo da vida dela.Como ela não passou por um processo de desenvolvimento, o efeito não é perene, não é um efeito duradouro, mas é um efeito de uma droga. Ela sente, passa por aquilo e não traz resultado nenhum.

E o mais interessante de tudo isso - e interessante acho que não seria a melhor palavra para definir -, mas o mais triste de tudo isso é que tem exatamente o efeito de uma droga. Porque as pessoas, muitas vezes, se veem cada vez mais dependentes desse tipo de estímulo. Então, quanto mais elas consomem, mais elas precisam consumir. Por quê? Porque elas precisam dessas situações momentâneas que causam um bem-estar.

Mas é importante dizer: é um bem-estar momentâneo que só serve de estímulo e não é desenvolvimento.
O que a gente propõe é desenvolvimento, para que você tenha sucesso e alcance de objetivos que sejam perenes, duradouros. E para que saiba alcançar seus objetivos sozinho, sem dependência de alguém como um guru, ou alguém que muitas vezes a pessoa coloca em um pedestal, como se fosse uma pessoa com superpoderes e que, com uma varinha de condão, pudesse mudar a vida de milhares e milhares de pessoas.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF